Aniversário do Curso “O Que a Bíblia Diz?”

Corrigindo o curso de correspondência

Aniversário Histórico: Curso Por Correspondência “O Que Diz a Bíblia?”

Uma relíquia do evangelismo no Brasil faz aniversário novamente. O curso “O Que Diz a Bíblia?”, criado por missionários em 1961, continua sendo um marco na história do trabalho missionário da igreja de Cristo no Brasil. Este curso de correspondência desempenhou um papel crucial na disseminação dos ensinamentos bíblicos nas primeiras décadas da evangelização e solidificação da igreja de Cristo no Brasil.

Legado do Curso

imagens do curso original

Lançado oficialmente em 23 de maio de 1963, “O Que Diz a Bíblia?” foi elaborado por um grupo de missionários dedicados, incluindo Ted Stewart, Don Vinzant e John Pennisi. Sob a liderança editorial de Ted Stewart, o curso apresentou 11 lições que abordavam os princípios fundamentais da fé cristã.

Até hoje este curso continua atual e relevante porque fala da palavra de Deus e a Bíblia não muda.

Ted Stewart redator do curso

Influência e Inspiração

O impacto do curso foi tão significativo que inspirou a criação de outros estudos bíblicos, como o curso “Princípios Básicos da Fé”, desenvolvido por missionários em Campo Grande, MS. Esse curso seguiu os passos de seu predecessor ao continuar a missão de compartilhar a fé, ensinar a obediência ao evangelho e inspirar novos fiéis.

Mistério e Curiosidades

Um boato persistente entre os estudiosos e entusiastas do curso é que a cópia original de “O Que Diz a Bíblia?” está guardada em um cofre nos Estados Unidos dada a sua importância tanto na época quanto agora. Sendo esse boato verídico ou não, uma coisa é certa: os ensinamentos bíblicos que este curso traz está no cofre dos muitos corações que estão guardados para o Dia do Senhor Jesus. Embora essa informação nunca tenha sido confirmada, ela adiciona um elemento de mistério à já fascinante história do curso.

Métodos de Divulgação

Imagem da 1ª lição do curso

Na época de seu lançamento, a equipe missionária utilizou diversas estratégias para promover o curso. O Jornal de Santo Amaro foi um dos principais veículos de divulgação, acompanhado de folhetos e até mesmo uma imprensa própria criada pelos missionários. Esses esforços garantiram que a mensagem alcançasse um público amplo e diversificado.

Nos programa diários da Rádio Piratininga, este curso era divulgado e oferecido. Milhares de pessoas requisitaram o curso por correspondência ou por telefone e receberam em vários lugares do país. Muitas congregações do interior foram iniciadas por esta iniciativa.

Atualmente o curso está disponível numa forma digital e você pode estudar a Bíblia usando o curso através da SerCris no seguinte endereço: https://www.sercris.com.br/post/o-que-a-bíblia-diz

Conclusão

“O Que Diz a Bíblia?” não é apenas um curso, mas um testemunho do zelo e dedicação dos missionários que contribuíram para a sua criação. Ele representa uma era de inovação no ensino da palavra de Deus e continua a ser uma fonte de inspiração para programas missionários contemporâneos.

Para mais informações sobre a história dos cursos missionários e seu impacto, continue nos acompanhando.

*Este artigo foi escrito por João Cruz,  especializado na história e evangelismo da igreja de Cristo no Brasil