fbpx

COMO TER UM NAMORO CRISTÃO

INTRODUÇÃO

Quando você pense no seu futuro, quais são as áreas que considera importantes? O que fará de você um jovem feliz?

Namoro – alguém já disse “um mal necessário”. Por quê? O grande desafio para os jovens de hoje em dia. Por quê?

No passado era diferente – os pais escolhiam com quem os filhos iriam casar. E, uma vez casados, era para sempre. O divórcio não fazia parte da realidade brasileira.

Hoje – cada jovem escolhe sua “cara metade” e, uma vez casado, o divórcio faz parte da realidade brasileira, inclusive na igreja.

Como nós, discípulos de Jesus, vamos nos comportar diante dessa realidade? Como a igreja deve reagir diante disto?

Tudo começa no namoro – em determinado momento os olhos se cruzarão, ficaremos apaixonados, com aquela cara que todo mundo conhece, vimos o “passarinho verde” ou “o Culpido nos flechou”.

E, no namoro, está o alicerce para um casamento bom ou ruim. Se tiver um bom namoro, é provável que tenha um bom casamento.

E para o seguidor de Jesus – sua base, seu guia, se encontra na Palavra do Senhor

Algumas diretrizes bíblicas para termos um bom namoro:

I – QUEM SOMOS NÓS, QUEM É DEUS, QUAL SEU PROPÓSITO PARA NOSSAS VIDAS – NOSSA IDENTIDADE.

A – Quem é Deus?

Nosso Criador, sabe o que é melhor para nós, para quem aceitou Jesus, nosso Pai celestial, que nos ama e quer o melhor para nós.

Ele já fez o melhor e maior – João 3:16

Se Ele nos deu o melhor, seu Filho – o restante certamente acompanhará – Mateus 7:7-11 e Romanos 8:31-32

B – Quem somos nós, cristãos?

Criaturas de Deus, filhos de Deus, muito amados de nosso Pai celestial – 1 Pedro 2:9

C – Qual nosso propósito para nossas vidas?

Proclamar as virtudes daqueles que nos chamou  – 1 Pedro 2:9 e Romanos 8:29 – um povo diferente, um povo santo, sal da terra e luz do mundo.

Assim, na vida profissional o filho de Deus deve ser diferente, deve ser um filho diferente e, claro, deve ter um namoro e casamento diferentes.

O mundo sem Deus ensina: “ser feliz é o que importa, mesmo que magoe outra pessoa, o importante é você.”

Deus nos ensina – “louve e agrade a Deus com sua vida, pratique o maior mandamento (Amor ao próximo como a nós mesmos) e o amor de Jesus (amemos uns aos outros como Ele nos amou)” – João 13:33-35

Assim, um filho de Deus, que ama o seu Pai celestial, que sabe que é amado por Ele, vai ouvir a sua voz em todas as áreas de sua vida, inclusive e especialmente na sua vida emocional. Com quem passaremos a vida aqui na terra por alguns anos (nosso cônjuge) é a segunda decisão mais importante, suplantada apenas pela decisão de ser discípulo de Jesus.

II – PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA O NAMORO CRISTÃO – 2 timóteo 3:16-17

“Portanto, quer comais quer bebais, o façais outra qualquer coisa, fazer tudo para a glória de Deus.” – I Cor. 10:31

01 – Vou ouvir meus pais e irmãos mais experientes em todas as fases do namoro.

Sim! Não vivemos mais na época em que os pais escolhiam os futuros maridos e esposas dos filhos – Efésios 6:1-3

Porém, honrar pai e mãe é valorizar suas opiniões, suas palavras, seus conselhos. A honra é devida em todos os momentos, em qualquer idade.

“Para, pai, para mãe, não fale, eu já sei” – não seja desta maneira, você não sabe, não viveu aquela experiência – pais, sim.

Se seu pai ou mãe dizem “Ainda não é hora para namorar” – ouça, pense, talvez eles estejam certos, é o mais provável

Se eles dizerem “Esta pessoa não será um bom namorado(a)”. Ouça as razões deles, pense a respeito, pondere.

Na igreja – temos irmãos que nos amam e, mesmo correndo o risco de perder nossa amizade, nos dão toques que podem nos ajudar. Ouça, pense, pondere e decida.

Se seus pais não permitem que você namore ou, uma vez namorando, saia para longe com seu namorado(a), que viaje com ele(a), que durma na casa dele(a) – tenha certeza – Eles amam você e querem o melhor para você.

Na escolha de um namorado, na decisão de namorar, na decisão de casar – em todas as fases vou ouvir meus pais e irmãos mais experientes, é um princípio que um cristão fiel e sábio utilizará.;

Outros textos: Provérbios 13:1 e 6:20-23

02 – Não vou seguir as pessoas sem Deus em seus modismos como, por exemplo, “ficar”.

Ficar não é coisa de quem um dia disse que Jesus seria Senhor de sua vida no ato do batismo (1 Tessalonicenses 4:4 e 1 Coríntios 6:19-20).

Ficar na vida de muitos cristãos – é agarrar, é beijar, é tocar, é amassar sem qualquer comprometimento.

Ficar no mundo – é conhecer alguém na balada e, se gostar, dali sair para um motel ou ali mesmo rolar uma relação sexual – Exemplo de meu colega – nos cantos da balada.

A própria ida de um jovem cristão a uma balada já é algo discutível – Lembra de 1 Coríntios 10:31 – vou louvar a Deus? Vou agradá-lo? Vou conseguir ficar livre da bebida, das drogas e do sexo livre que ali rola?

Um cristão fiel não “fica”, um seguidor de Jesus sabe que seu corpo é templo do Espírito Santo e por isso o utiliza para glorificar a seu Pai celestial.

03 – O namoro cristão é um preparo para o casamento. Portanto, se não penso em casar, não vou namorar, mas vou investir em relacionamentos sadios.

Eu sei que é difícil: carência emocional, os hormônios gritando, todo mundo faz, todo mundo está ficando, meus amigos e amigas namorando.

Namorar com 12, 14, 15 anos, para que? Para ficar amassando, para ficar pecando e, ao pecar, ir se desanimando, até deixar Jesus e a igreja?

O namoro é um preparo para o casamento – quanto mais eu esperar, melhor. Namorar não quer dizer que vai casar, mas avaliar se  está diposto a passar a vida inteira ao lado daquela pessoa.

Olha só o que Jesus diz sobre o casamento: Mateus 5:32 e 19:4-9 – O que Deus juntou não separe o homem. Só há um motivo em que Deus tolera o divórcio: o adultério.

O que fazer, enquanto não namora? Estudar, ter muitos amigos, se divertir, trabalhar, se preparar para a vida adulta e, em especial, se dedicar a Deus e ao seu reino – Mateus 6:33

04 – Meu namoro será para honrar e glorificar a Deus (Colossenses 3:17,20)

O namoro não deve afastar dos irmãos em Cristo.

O namoro pode ser ótimo para juntos servirmos a Jesus e a sua igreja.

Vamos orar juntos, vamos ler e estudar a Bíblia juntos e vamos servir juntos na igreja, nas reuniões, acampamentos e passeios. “Vou utilizar o namoro para evangelizarmos os amigos em comum.”

Pense – se seu namoro está afastando você dos irmãos, está deixando você mais rebelde em casa, brigando mais com seus pais e, em especial, afastando você de Jesus e da igreja – é um sinal amarelo – esse namoro pode estar sendo uma maldição e não bênção na sua vida.

Lembro da primeira gravidez na igreja – um escândalo – Hoje está ficando quase normal. E vou dizer: se os jovens cristãos continuarem não ouvindo seus pais e, em especial, a Palavra de Deus, mais acontecimentos como estes teremos. Vamos ter mais gravidezes prematuras e divórcios.

Casamento realizado em razão de gravidez aumenta a chance de terminar em divórcio.

05 – Vou me guardar puro para o casamento – sexo só no casamento.

O desejo de Deus – Gênesis 2: 24-25 e 1 Coríntios 6:16-17 – Uma só carne pela vida inteira. Fora disso é o pecado que nos afasta dos propósitos de Deus.

Um namoro longo é quase impossível dar para se manter puro – até dois anos eu diria ser possível. Depois disso, só Deus sabe.

Para um namoro puro, não deve ser um namoro longo.

Alguns princípios:

Não vou ficar sozinho com meu(inha) namorado(a) muito tempo – vamos sempre namorar em lugares públicos.

Não vou viajar com meu(inha) namorado(a) para um lugar longe – os pais não deveriam permitir.

Não vou dormir na casa do meu(inha) namorado(a). Boa parte das primeiras relações sexuais acontece dentro de casa. – os pais vão dormir, o casal fica ali namorando e tudo acontece.

Não vou ficar sozinho em casa ou na casa do meu(inha) namorado(a).

Vou começar e terminar bem. Primeiro encontro: já um beijo. Cuidado! Esta pessoa não vai respeitar você, não vai te ajudar a ter um namoro cristão por muito tempo.

Exemplo de Jaime Kemp: 2:22 Timóteo (Ele e a namorada) – Ele exagerou, ela o empurrou e disse: “Jaime, 2 Timóteo 2:22”.

Menina, se o homem quer é ter relação sexual com você. Se for firme, será respeitada para ser uma futura esposa.

O namoro que quer ser cristão zelará pela roupa decente, modesta e moderada para cuidar dos intenções do seu coração e portanto as ações no namoro.

Outros textos:  Hebreus 13:4, I Cor. 7:1,2, 4, 9 e 36

06 – Não vou entrar no jugo desigual

Uma das decisões mais importantes. Um discípulo de Jesus deve namorar e casar com uma discípula de Jesus

Quais as razões:

É bíblico – 2 Coríntios 6:14-16, Amós 3:3

A experiência mostra – é mais fácil o não cristão afastar o cristão do Senhor do que o contrário

Não devemos entrar em um laço desigual pois isso afetará as futuras gerações nossas. Prov. 20:11,  Prov. 3:5,6 e Prov. 16:3

Não utilize o namoro para evangelizar. Pode ser você o “evangelizado”.

Namoro misto – para manter o coração puro – o cristão terá um peso duplo – por si e pelo outro.

Importante: pode haver jugo desigual dentro da própria igreja – um é fiel, é participante, é temente a Deus, busca o reino de Deus em primeiro lugar. O outro, apenas frequenta os cultos e reuniões. Pense nisso!

CONCLUSÃO

Quero confessar algo para você que está lendo este artigo.

Eu sou uma pessoa que, infelizmente, não apliquei todos esses princípios. E paguei um preço caro, colhi frutos amargos.

Graças a Deus estou bem, tenho uma esposa maravilhosa e uma família que amo.

Porém: quanto sofrimento, quanto choro, quantas lágrimas, quantas tristezas… eu teria evitado na minha vida. E não desejo isto para você.

Claro que, se cair, Deus pode restaurar: “O cair é do homem, o levantar é de Deus”.

Arrependimento – coloque o seu namoro na luz de Jesus (1 João 1:9 e Tiago 5:16)

Primeiro, se arrepender, depois confessar para Deus, em seguida, confessar para um irmão ou casal maduro na fé, permitir que este casal o acompanhe, se esforce para fazer a vontade de Deus, colocando esses princípios em prática.

Provérbios 16:3 e Salmo 37:4 – Deus ama você, é seu Pai, mais do que ninguém, quer a sua felicidade. Confie nele, obedeça a Ele, espere nele e, tenha certeza, o melhor dele para você serão bênçãos sobre bênçãos.