fbpx

CONFIANÇA OBEDIENTE É A NOSSA PARTE

“No terceiro ano do reinado do rei Belsazar, eu, Daniel, tive uma visão. Isto aconteceu depois daquela visão que eu tive anteriormente.” – Daniel 8:1

“E ouvi uma voz de homem que vinha das margens do rio Ulai e que gritou assim: — Gabriel, explique a visão a esse homem.” – Daniel 8:16

“Aquele carneiro com dois chifres, que você viu, são os reis da Média e da Pérsia. O bode peludo é o rei da Grécia, e o chifre grande entre os olhos é o primeiro rei.” – Daniel 8:20-21

“Por sua astúcia, fará prosperar o engano. No seu coração ele se engrandecerá, e destruirá muitos que vivem despreocupadamente. Ele se levantará contra o Príncipe dos príncipes, mas será destruído sem intervenção humana.” – Daniel 8:25

Jesus disse aos saduceus, que não acreditavam na ressurreição: “Jesus respondeu: — Será que o erro de vocês não está no fato de não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus?” – Marcos 12:24

Conhecer as Escrituras sem reconhecer o poder de Deus leva ao erro, pois reduz a Bíblia a um livro comum.

Digo isto porque esta profecia de hoje maravilha quem acredita nas Escrituras e no poder de Deus, mas causa desconfiança ao que não tem fé, ao incrédulo.

No ano 550 AC Daniel tem uma visão que revela acontecimentos que ainda não aconteceram, como a queda do império babilônico ante os persas. No entanto, o mais surpreendente é que a revelação chega ao período de 175-164, durante o governo de Antíoco IV Epífanes, um tirano que perseguiu de forma cruel o povo de Deus. Muitos dizem: “há um engano aí, o livro de Daniel não pode ter sido escrito tão antes dos acontecimentos que relatam”. 

Chama a atenção que parte dos acontecimentos previstos por Daniel nem é relatado pelos livros canônicos, mas pelo apócrifo livro de 1 Macabeus, um escrito até interessante, mas nunca reconhecido pelos judeus e pela maioria da cristandade como inspirado por Deus.

Textos como o de hoje mostram uma realidade em toda a Bíblia: Deus governa a história mundial e nada escapa do seu controle ou como diz um irmão em Cristo querido: “Deus não é pego de forma desprevenida”.

Textos assim deixam o meu coração esperançoso e seguro, certo de que nada do que aconteça no mundo, acontecerá sem, pelo menos, a permissão de Deus e, no final, seus desígnios prevalecerão. Quero destacar o final do versículo 25: “mas será destruído sem intervenção humana.” O próprio Deus destruiria o perseguidor do povo.

Hoje não é diferente. De um lado toda a autoridade foi dada a Jesus no céu e na terra (Mateus 28:18). Além disso, Ele reina sobre a igreja, o reino dele aqui na terra. Desta forma, só nos resta repetir aquele conhecido cântico: “Que segurança! Sou de Jesus!”

Portanto, no início de cada dia, você está inseguro, com medo do futuro no mundo, no Brasil ou mesmo em sua vida? Confie, pois Deus continua reinando, nada escapa do seu controle e para quem faz parte do reino de Deus aqui na terra, tudo terminará bem. 

Apenas confiemos e nossa parte é viver em obediência a Ele, cuja vontade e ensinamento são encontrados nela, a Palavra de Deus.