fbpx

DESCONFORTÁVEL, MAS NECESSÁRIO

Quando pensamos nas coisas referentes a Deus sempre as associamos a coisas boas, cheias de esperança, consoladoras e reconfortantes. E realmente isso é verdade. Mas há um lado das coisas espirituais que, mesmo sendo igualmente verdadeiras, nem sempre nós queremos reconhecer.

A palavra de Deus pode, muitas vezes, nos ser desconfortável. Sei que essa ideia, em princípio, nos parece estranha, afinal, como que alguma coisa que vem de Deus pode ser desconfortável, mas na prática é isso que acontece.

Pense na sua própria relação com Deus. Quais e quantas vezes a palavra de Deus lhe pareceu desconfortável? Você já parou para pensar nisso? Já se preocupou em ver quais foram essas situações?  

Encontramos exemplos disso na própria Escritura. Alguns exemplos: quando o profeta Natã vai ao rei Davi e lhe conta aquela história do homem que tinha muitas ovelhas mas que rouba a única cordeirinha de um homem pobre e a mata, sendo isso uma referência ao pecado de Davi com Bate-Seba (2Sm 12:1-6), conseguimos enxergar o sorriso amarelo de Davi ao perceber que ele era esse homem.

Quando Saul, após receber ordem expressa de Deus para eliminar os amalequitas, (I Sm 15) foi questionado pelo profeta Samuel sobre o fato de ter deixado vivo o rei deles e parte do rebanho, também não me parece ter ficado confortável.

O jovem rico em Mt 19:16-22 também deve ter se sentido bem desconfortável quando Jesus disse a ele que, apesar de todas as qualidades que ele tinha, ainda lhe faltava algo para alcançar a salvação, assim como Pedro em Lc 22:31-32, quando Jesus lhe disse que ele precisava se converter primeiro para depois ajudar seus irmãos, não obstante o fato de Pedro estar com Jesus há mais de 3 anos.

Esses exemplos nos mostram que, quando se trata de coisas espirituais, por vezes esse desconforto é necessário visto que ele nos faz pensar se realmente nós estamos tão firmes e preparados como julgávamos estar. A sensação de “desconforto espiritual” nos faz rever nossa situação diante de Deus, nos obrigando a buscar melhores maneiras de trabalhar e viver para Ele.

Quando nós nos sentamos em algum lugar e depois de algum tempo começamos a sentir que aquela posição está nos causando algum problema ou dor, algum desconforto, o que fazemos? Mudamos aquela posição, nos acomodamos melhor, até ficarmos confortáveis. Ou seja, a sensação de desconforto nos obriga a buscarmos coisas melhores. Assim é o desconforto causado pela palavra de Deus. Devemos, ao senti-lo, vermos o motivo desse desconforto e mudarmos nossa posição. 

Nosso Deus nunca quer o nosso mal. Quando Ele nos deixa desconfortáveis é para que mudemos para melhor.