fbpx

Maria Quedava-se aos Pés de Jesus

Qual o seu lugar predileto, onde você passa mais tempo? Não estou falando daquele em que você é obrigado a passar como, por exemplo, as 8 horas de trabalho diários lá no escritório, na firma, na seção ou, em casa, à mesa do computador, para quem está trabalhando em home office nesse tempo de pandemia da Covid-19.

Estou faAlndo daquele lugar que te dá paz, que te conforta. Eu, por exemplo,
gosto de uma noite chuvosa, deitar e ficar ouvindo a chuva cair – aquilo sempre me dá paz. Pena que, tão rápido, pois é tanta paz que que logo durmo.

“Em paz me deito e logo pego no sono, porque só tu, Senhor, me fazes repousar seguro” – Salmo 4:8.

Hoje vamos aprender um lugar que, na correria da vida, às vezes não escolhemos, mas, quem escolhe, sempre sai melhor: os pés de Jesus.

I – MARIA QUEDAVA-SE ASSENTADA AOS PÉS DE JESUS

“Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.” – Lucas 10:39

“Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” – Lucas 10:42

Não quero destacar Marta nem de forma positiva, nem negativa. Quero destacar Maria, a Bíblia diz que naquele redemoinho todo, a casa cheia, a tradução RA diz: “Maria quedava-se assentada aos pés de Jesus ao ouvir-lhe os ensinos”.

Como é difícil nos concentrar! Às vezes meu filho está falando comigo e ele vai direto: “Pai, você não está me ouvindo…” – Quase sempre ele está certo: olhando a tv ligada, vendo uma mensagem que acabou de chegar no watsap, pensando no próximo compromisso que terei. Ele está certo, não estava concentrado em suas palavras.

A RA captou bem o texto: Maria “quedava-se assentada” aos pés de Jesus. Para Maria não havima aqueles homens que invadiram sua casa, não tinha nem mesmo os afazeres domésticos, por isso ela QUEDAVA-SE ASSENTADA aos pés de Jesus, totalmente concentrada nos ensinos do Mestre, tanto que até incomodou sua irmã Marta, que veio tirar satisfações com Jesus. Creio que a maioria de nós teria a atitude de Marta na situação dela.

II – MARIA, UMA DISCÍPULA QUE APRECIAVA ESTAR AOS PÉS DE JESUS

Três vezes o Novo Testamento mostra Maria aos pés de Jesus. No texto de hoje ela está num momento tranquilo, apenas uma refeição. Porém, Maria queda-se aos pés de Jesus em mais 2 momentos que quero destacar.

Maria quedou-se aos pés de Jesus no momento de dor – João 11:32-33

“Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.
Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se.”

Marta, mais racional, havia acabado de conversar com Jesus, também lamentando a ausência do Mestre. Mas, Maria lança-se aos pés de Jesus chorado, enchendo de ternura o coração do Senhor que, em seguida, não resistirá e também chorará (11:35).

Maria quedou-se aos pés de Jesus numa festa de gratidão – João 12:1-3

“Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.”

Jesus é o centro das atenções, pois fazia uma semana que havia ressuscitado Lázaro, há uma festa em sua homenagem. Maria novamente rouba a cena, aos pés de Jesus – unge-o, sem saber, está preparando o seu corpo para uma semana depois, quando o Mestre seria sepultado (vs. 7).

O destaque de uma pessoa convertida de todo o coração é ouvir, como Maria ouviu de Judas Iscariotes: “Que exagero! Não precisa tanto, por que tanta dedicação, porque tanto tempo gasto?”. Às vezes ouvimos falas sobre alguém dedicado a Jesus e Sua igreja: “Cuidado com fulano, ele é exagerado, fanático!

III – LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM MARIA, AOS PÉS DE JESUS

1. Ouvimos e aprendemos como viver da maneira que agrada a Deus e nos trará a verdadeira felicidade.

Sim, Maria ficou literalmente aos pés de Jesus. Hoje, quando nos debruçamos na Palavra, sempre saimos dos pés de Jesus animados, corrigidos, ensinados, orientados, com esperança no coração.

A maioria das pessoas gosta mais de falar do que ouvir – aos pés de Jesus nós podemos ouvir a maneira de sermos pessoas melhores. Aos pés de Jesus, ouvindo sua Palavra, podemos obter a sabedoria que nos tornará sábios para a salvação que vem pela fé em nosso Mestre (2 Timóteo 2:14).

Quanto tempo você passou esta semana aos pés de Jesus, ouvindo sua Palavra de ensino, repreensão, correção, ânimo e esperança?

2. Aos pés de Jesus podemos contar nossas tristezas, derrotas e até mesmo chorar dianta do Senhor.

Maria derramou sua alma em lágrimas em razão da morte de Lázaro.

“Bem aventurados os que choram, porque serão consolados”, diz Jesus em Mateus 5:4

Maria, Davi (1 Samuel 30:4-6), Ezequias (2 Reis 20:1-6) e até os reis idólatras Manassés (2 Crônicas 33:10-13) e Acabe (1 Reis 21:25-29) entenderam como nosso coração aberto ao Senhor em momentos de dor comovem o coração dele. Aos pés de Jesus podemos levar toda a nossa ansiedade (Filipenses 4:6 e 1 Pedro 5:7).

“Mas os filhos de Israel disseram ao Senhor: — Nós pecamos. Faze-nos tudo o que te parecer bem, mas, por favor, livra-nos ainda esta vez. E tiraram os deuses estranhos do meio de si e adoraram o Senhor. E ele já não pôde reter a sua compaixão diante da desgraça de Israel.” – Juízes 10:15-16

Aos pés de Jesus, mesmo quando não sabemos o que falar, o Espírito Santo intercede por nós (Romanos 8:26).

3. Aos pés de Jesus podemos adorá-lo

Maria estava muito feliz e por isso levou aos pés de Jesus o que tinha de mais valioso – aquele perfume caro, ela derramou nos pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos. Jesus não estava interessado no perfume de Maria, mas na atitude dela de gratidão e adoração.

Desta forma Deus age com seus adoradores, como Abel, que primeiro foi aceito por Deus e depois sua oferta. (Gênesis 4:4).

No Novo Testamento, o livro de Romanos (12:1) nos ensina a sermos sacrifícios vivos a Deus através de nossos corpos. Deus está interessado nesse tipo de adorador, que o adora em em espírito e em verdade (João 4:23-24). Jesus quer eu e você aos pés dele. Se você é dele, tudo o que é seu também será e a partir dai tudo o que é do Senhor também será seu, será nosso. Basta quedarmo-nos inteiramente aos pés de Jesus.

4. Aos pés de Jesus temos segurança e seremos defendidos por Ele.

Maria, a mulher pecadora (Lucas 7:32-50), ao cairam aos pés de Jesus foram criticadas. A mulher pecadodora pelos fariseus, Maria por sua irmã e Judas Iscariotes e todos estes foram devidamente repreendidos pelo Mestre. (Lucas 10:41 e João 12:7-8)

Sim, quando levamos nossa dores, temores e injustiças sofridas aos pés de Jesus, seremos por ele defendidos, cuidados e encontraremos segurança, como nos ensina o livro de Salmos.

Salmo 91:1-2 “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: ‘“Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.’”

O melhor lugar do mundo onde podemos nos sentir seguros: aos pés de Jesus.

CONCLUSÃO

E olha a promessa que existe para aquele que decide quedar-se aos pés de Jesus: “Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (vs. 42-b)

Um dia tudo nos será tirado: nossos cursos, nosso trabalho, bens, dinheiro, estudos, filhos, esposa, marido, até mesmo nossa vida, tudo o que valorizamos tanto, nos será tirado.

Aquele, porém, que queda-se aos pés de Jesus, ouvindo Sua Palavra, isto NUNCA LHE SERÁ TIRADO, pois Jesus disse:

“Passará os céus e a terra, mas a minha palavra não passara”, Mateus 24:35 “Pai, a minha vontade é que, onde eu estou, também estejam comigo os que me deste” – João 17:24

O convite que faço nesta manhã a todos nós: Quedemo-nos todos os dias aos pés de Jesus, nosso Senhor!

NR.: Mensagem pregada no dia 20 de setembro de 2020 no culto da Igreja de Cristo no Bairro dos Pimentas, Guarulhos/SP.