fbpx

O Velho Testamento – “O Seu Papel Hoje” – Parte 2

O Velho Testamento é uma parte fundamental da Bíblia e desempenha um papel crucial na história da salvação e no desenvolvimento da fé cristã. Compreender seu propósito e aplicação é vital para aqueles que desejam crescer espiritualmente e aprofundar seu conhecimento bíblico.

O Velho Testamento Guiou Até Cristo

Todos os profetas e escritores falaram de Jesus direta ou indiretamente. Jesus é o assunto de toda a Bíblia. Os escritos do Velho Testamento apontam para Jesus Cristo.

Hoje, para compreendermos todo o Velho Testamento, precisamos encontrar o fio da meada e começamos sem erro quando ouvimos o que Jesus disse em Lucas 24:44-45:

“São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas, e nos salmos.”

Quem conhecia bem ou não o Velho Testamento, quando conheceu Jesus só teve um testemunho a dar:

“Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.” (João 1:45)

Para aquele que só tinham o Velho Testamento e também estavam buscando a salvação de suas almas, Jesus disse:

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” (João 5:39)

Estas passagens mostram que todas as Escrituras do Velho Testamento são um testemunho sobre Cristo e sua vinda.

Quem Acredita na Lei de Moisés, Deve Seguir a Cristo

O Velho Testamento nos leva a uma só conclusão: Jesus é o Messias do qual falaram os profetas, Jesus diz:

“Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.” (João 5:46)

Este versículo sublinha a continuidade entre a fé no Velho Testamento e a fé em Cristo. Aqueles que acreditam na lei de Moisés são chamados a reconhecer Jesus como o cumprimento dessas escrituras e seguir a Ele.

O Velho Testamento Cumpriu o Seu Papel

O V.T. guardou e protegeu os Judeus. O Velho Testamento serviu como uma salvaguarda para o povo judeu. Em Gálatas 3:23, Paulo escreve:

“Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.”

A lei atuou como um guardião, protegendo e preservando o povo judeu até a vinda de Cristo.

O V.T. Serviu para Guiar Até Cristo

Paulo conhecia bem o Velho Testamento. Era exemplar na obediência da Lei de Moisés e ele mesmo, ao conhecer Jesus pessoalmente, dissuadiu os discípulos a não voltarem para o Velho Testamento. Ele esclarece seu pensamento nestas palavras:

“De maneira que a lei nos serviu de aio [guia], para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio.” (Gálatas 3:24-25)

A lei, portanto, teve um papel temporário de guiar e preparar o caminho para a vinda de Cristo, cumprindo sua função ao levar os fiéis à justificação pela fé.

Devemos Saber Como Usar o Velho Testamento

O Novo Testamento é claro ao dizer que o Velho foi abolido, mas nem por isso ele deixou de ser a palavra de Deus e tem sua utilidade. Em 2 Timóteo 3:16-17, Paulo afirma:

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”

Esta passagem reforça que o Velho Testamento continua sendo a palavra de Deus e é útil para o ensino e a instrução na justiça. Estas palavras foram escritas num tempo em que ainda não tínhamos o Novo Testamento como o conhecemos hoje.

Não Devemos Obedecer às Leis do V.T.

O Velho Testamento continua sendo a Palavra de Deus, mas ele não tinha a intenção de ser um mandamento para todas as pessoas Gálatas 5:1-4 nos adverte sobre a observância das leis do Velho Testamento:

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.”

Paulo argumenta que os cristãos não devem se submeter novamente às práticas da lei mosaica, pois agora estão sob a graça de Cristo.

O V.T. Nos Serve Como Ensino, Advertência e Exemplo

Em 1 Coríntios 10:1-11 e Romanos 15:4, Paulo mostra como os eventos do Velho Testamento são exemplos e advertências para nós:

“Porque tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.”

Esses relatos servem para nos instruir e advertir, fornecendo lições valiosas para nossa caminhada espiritual.

O V.T. É Bom e Tem que Ser Usado Direito (Legitimamente)

Um machado ou uma faca te a sua utilidade, mas quem manuseia estes objetos tem que saber como usar, caso contrário, será a primeira vítima. Paulo escreve para  Timóteo e destaca:

“Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente.” (1 Timóteo 1:8)

Este versículo nos lembra que, embora o Velho Testamento não seja mais um código legal para os cristãos, ele é bom e deve ser usado de maneira correta, reconhecendo seu valor contínuo como parte da revelação divina. Devemos estudar o Velho Testamento, mas sempre olhando para o Novo.

Conclusão

Compreender o papel do Velho Testamento é fundamental para qualquer pessoa que busca crescer espiritualmente. Ele nos guia até Cristo, cumpriu seu papel de proteger e instruir o povo de Deus, e continua sendo uma fonte valiosa de ensino e advertência. Usado corretamente, o Velho Testamento enriquece nossa fé e nos aproxima de Deus.