POR QUE O PRIMEIRO DIA DA SEMANA?

“No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida . . . Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou . . . Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali . . . Jesus entrou”. Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana e reuniu com os discípulos todo primeiro dia da semana durante 40 dias.” (João 20:1, 19, 24-26)

A palavra “se dedicavam” ou “perseveram-se” é uma palavra que indica dedicação total. Há quatro ações da igreja que foram praticados juntos todo domingo com dedicação: ensino da Palavra, comunhão, a ceia (partir o pão) e as orações).

Atos 2:1 – “Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar”.

Dia de Pentecostes era comemorado sempre no primeiro dia da semana e foi o dia que a igreja começou em Jerusalém em Atos 2 – 33 d.C.). (Veja Atos 2:42)

“A partir do dia seguinte ao sábado, o dia em que vocês trarão o feixe da oferta ritualmente movida, contém sete semanas completas. Contém cinquenta dias, até um dia depois do sétimo sábado, e então apresentem uma oferta de cereal novo ao SENHOR”. (Veja Levítico 23:15-16 – sobre Pentecostes)

Paulo ficou sete dias na cidade para não perder o culto com a ceia no domingo. No Velho Testamento, os israelitas pararam uma vez por semana, no sábado, para lembrar que Deus os tirou da escravidão do Egito, quando um cordeiro macho, sem defeito foi sacrificado, carne comida e seu sangue foi aplicado nos umbrais da casa durante a Páscoa. No Novo Testamento, os cristãos param uma vez por semana, no primeiro dia da semana, para lembrar que Deus os tirou da escravidão do pecado, quando o Cordeiro Jesus macho, sem defeito foi sacrificado e seu sangue foi aplicado em nossas vidas no momento do batismo nas águas.

“No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando” (Atos 20:7 – 64 d.C.). (Veja a diferença entre Atos 2:42 com 2:46 – “partir do pão” – ceia do Senhor e “partir pão” – uma refeição). Atos 20:6

“Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar” (1 Coríntios 16:1-2 – 56 d.C.).

Dá para ver que quando a igreja se reuniu, tomou a ceia do Senhor.

“Entretanto, nisto que lhes vou dizer não os elogio, pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem . . . ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês . . . Quando vocês se reúnem . .. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem, em memória de mim”. Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha . . . Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer . . . Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação” (1 Coríntios 11:17-34).  (Veja 1 Coríntios 10:16; Hebreus 2:12 e 10:24-31); (56 d.C.).

É interessante nesta leitura que a palavra “Senhor” é kurakos em grego. Significa dia “imperial”. Esta palavra é usada somente duas vezes no Novo Testamento. Aqui em Apocalipse 1:10 e mais uma vez em 1 Coríntios 11:20 em referência a “ceia do Senhor”. A ceia do kurakos. Cristãos celebravam a ceia do Senhor todo primeiro dia da semana no primeiro século e continuavam esta prática por vários séculos.

Apocalipse 1:10 – “No dia do Senhor achei-me no Espírito . . .” (96 d.C.).