fbpx

SEMEANDO, MESMO COM LÁGRIMAS NOS OLHOS

“Quando Jeremias ainda estava encarcerado no pátio da guarda, a palavra do Senhor veio a ele pela segunda vez, dizendo.” – Jeremias 33:1

Há algumas semanas estive lendo o livro do profeta Jeremias. No capítulo 32 o profeta encontrava-se encarcerado por pregar a verdadeira mensagem de Deus. O rei Zedequias não queria ouvi-lo, os sacerdotes e líderes de Jerusalém o rejeitavam, mas Deus continuava a utilizar seu servo da mesma maneira. Jeremias era como um soldado fiel ao seu comandante, sempre pronto a obedecer.

Logo no seu chamado Deus disse que Jeremias seria perseguido:

“Você, Jeremias, prepare-se e vá dizer-lhes tudo o que eu ordenar a você. Não se assuste por causa deles, para que eu não tenha de fazer com que você fique assustado na presença deles.” – Jeremias 1:17

“Eles lutarão contra você, mas não conseguirão derrotá-lo; porque eu estou com você para livrá-lo, diz o Senhor.” – Jeremias 1:19

No meio da perseguição, a presença de Deus sustentaria o seu profeta. Na Bíblia, via de regra, servir a Deus não significa livramento de todo o sofrimento, muitas vezes acontece o contrário. Aconteceu isso com Jesus, chamado pelo profeta Isaías de homem de dores (Isaías 53:3).

O apóstolo Paulo foi outro a quem o Senho disse que sofreria muito em razão de seu serviço (Atos 9:15). Quando termina o livro de Atos encontramos o apóstolo em Roma, preso noite e dia a um soldado, mas jamais deixando de cumprir a sua missão:

“Durante dois anos, Paulo permaneceu na sua própria casa, que tinha alugado, onde recebia todos os que o procuravam. Pregava o Reino de Deus, e, com toda a ousadia, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.” – Atos 28:30-31

Aliás, das 13 ou 14 cartas escritas pelo apóstolo, 5 delas foram escritas enquanto Paulo estava encarcerado: Filipenses, Efésios, Colossenses, Filemon e 2ª Timóteo, sendo esta última a despedida do apóstolo deste mundo, pois logo seria executado por ordem do imperador Nero.

Hoje em dia, infelizmente, noto a existência de uma geração contaminada pelo falso evangelho do “Venha para Jesus e pare de sofrer”. É o contrário, Jesus nos chamou para sofrer pelo seu nome e é nas crises da vida que precisamos reafirmar o nosso chamado.

Nessas 3 décadas andando com Jesus já passei por momentos de muito sofrimento e angústia. E foi exatamente nesses momentos em que decidi que seria ainda mais fiel ao Senhor, que não deixaria de servi-lo. Lembro de vezes em que fui ensinar uma aula muito triste por problemas pessoais, mas não deixei de ir. Momentos em que subi ao púlpito para pregar em grande crise emocional, mas fui, confiando na força que o Senhor Deus daria. Nas minhas grandes perdas, nos reveses da vida, tentei imitar Jesus e não desanimar. Havia o sentimento, mas este era dominado, não por minha força de vontade, mas pela fé no Todo-Poderoso e na obediência à Sua Palavra.

Às vezes vou visitar irmãos que, nas crises da vida, deixam de congregar, abandonam seu trabalho espiritual, sob a alegação de que precisam de um tempo. Algo não presente na vida de Jesus, dos apóstolos e dos homens fiéis a Deus: é na angústia que nossa confiança em Deus deve aumentar, é na angústia e sofrimento que podemos ser mais utilizados por Deus.

“É ele que nos consola em toda a nossa tribulação, para que, pela consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que estiverem em qualquer espécie de tribulação.” – 2 Coríntios 1:4

Meu irmão, meu amigo, está vivendo tempo de luto, luta e sofrimento? É exatamente neste momento que Deus pode utilizar você de maneira poderosa, pois a presença dele nos sustentando e animando é tudo o que precisamos. 

Mas, precisamos, por fé, nestes momentos, nos dispor ainda mais no serviço ao nosso Pai celestial, que jamais nos abandonará. 

Na saúde e na doença, na tristeza e na alegria, na fartura e na escassez é a promessa que fazemos no momento de nosso casamento. Uma reprodução do que o filho de Deus vive em sua relação de fé com seu Pai celestial e seu irmãos mas velho, o Senhor Jesus, na força do Espírito Santo. 

O momento de angústia passará, seja aqui na terra mesmo (na maioria das vezes), seja quando entrarmos no nosso descanso eterno. Toda dor um dia passará.

Que isto nos motive a servir a Deus e sua igreja, seja na alegria, seja tristeza, pois, como diz o salmista: “os que  com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes” – Salmo 126:5-6