fbpx

VAMOS ENCHER O NOVO CÉU E A NOVA TERRA

As vezes ouvimos uma frase da Bíblia, gostamos dela e tomamos como verdade sem olharmos o contexto bíblico as aplicações que nos são passadas.
É que acontece com o texto a seguir:

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” – 2 Crônicas 7:14

Quantas vezes é repetida no sentido do Brasil ou mesmo a igreja se converter do seu mau caminho para que Deus sare nossa terra, nosso país. Há até uma denominação religiosa com esse nome.
Compreendo o entendimento, até porque também já o tive, mas está fora do contexto bíblico em que foi escrito e quase na sua totalidade não aplica-se para os dias de hoje.

Contexto Bíblico

Quando Deus pronunciou esta frase, Salomão tinha acabado de inaugurar o templo de Israel e por 10 vezes repete a palavra “ouve”, isto é, quando a nação pecasse e os israelitas orassem naquele templo, que o Senhor ouvisse sua oração. Basta ler o capítulo anterior, 6:12-42

E no capítulo 7, Deus, atendendo a voz de Salomão, diz que quanto a nação pecasse, sofresse as consequências e voltasse arrependida, podiam orar ali, no templo recém inagurado, que seriam ouvidos. E a terra seria sarada. Isto não aconteceu, foram para o exílio e somente não foram destruídos porque Israel precisava ser preservado pois com base nas promessas de Deus, ali nasceria Jesus, o Salvador do mundo.

Aplicação hoje

Hoje o Brasil como nação não é o povo de Deus. Dentro da nação existe, sim, o povo de Deus, os discípulos de Jesus que juntos formam a igreja dele ou o reino do Senhor neste país.
A verdadeira igreja de Jesus é formada por aqueles que já deixaram os seus maus caminhos, já se converteram e, portanto, esse apelo não se aplica a ela, pois é formada por aqueles que lavaram seus pecados no sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e, portanto, estão purificados (João 1:29 e Apocalipse 7:14).

Outra má aplicação é que a oração seria ouvida no templo que acabara de ser erguido. Hoje somente a falsa religião ensina que existe um templo feito por mãos humanas e que ali a presença de Deus é especial. O que a Bíblia ensina é que todo cristão é templo do Espírito Santo.

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?”- 1 Coríntios 3:16

E mais, no Novo Testamento não somos a incentivados para que Deus sare a terra em que moramos, pois ela está reservada para a destruição.

“Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: — Salvem-se desta geração perversa.” – Atos 2:40

“Pela mesma palavra, os céus e a terra que agora existem têm sido guardados para o fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e da destruição dos ímpios.”- 2 Pedro 3:7

Diante disso, há alguma orientação do que fazermos enquanto estivermos neste mundo? Sim.

“Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças em favor de todas as pessoas. Orem em favor dos reis e de todos os que exercem autoridade, para que vivamos vida mansa e tranquila, com toda piedade e respeito.” – 1 Timóteo 2:1-2

Devemos orar por todas as autoridades para que tenhamos vida mais tranquila enquanto, como Noé tentou fazer na época do dilúvio (2 Pedro 2:5), sejamos pregadores da justiça de Deus, convertendo mais e mais pessoas para que quando o mundo for destruído, estejam salvas na igreja, a arca de Jesus, o reino de Deus aqui na terra. Esta, sim, é a oração que devemos fazer pois não sabemos o dia em que Jesus voltará.

Agora, orar para que Deus sare esta terra é contrário a tudo o que o Novo Testamento fala sobre a nossa verdadeira pátria. Nossa pátria é celestial e está nos aguardando, Jesus a esta preparando (João 14:2-3). Já este mundo está condenado à destruição.
Por falta de conhecimento bíblico muitos cristãos estão mais interessados em investir neste mundo, desculpem, um barco furado, como o Titanic, que a qualquer momento afundará, na volta de Jesus.

“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” – Filipenses 3:20.

CONCLUSÃO

Vamos orar, sim, para que Deus abençoe o mundo em que vivemos, para que seja um local melhor para se viver até a sua volta.

Vamos orar, não para que Deus sare esta terra, ela não tem jeito, está condenada à destruição na volta de Jesus, há cada vez mais pessoas inclinadas a ouvir ao diabo do que a Deus.

Vamos orar para que tenhamos fé para continuarmos pregando o evangelho, como fizeram os primeiros irmãos na igreja primitiva.

“Agora, Senhor, olha para as ameaças deles e concede aos teus servos que anunciem a tua palavra com toda a ousadia, enquanto estendes a tua mão para fazer curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo Servo Jesus.” – Atos 4:29-30
E que sejamos utilizados pelo Senhor Deus para enchermos o novo céu e a nova terra prometida por Deus após a destruição desta em que vivemos.

“Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.” – 2 Pedro 3:13
Que o Senhor nos abençoe em nossa missão de buscar e salvar o perdido.
E para você, que ainda não faz parte do reino de Deus, hoje é o dia de começar a buscá-lo.
E quando você o buscar de todo o coração, certamente Ele irá ao seu encontro, pois o maior desejo do coração do Todo-Poderoso é ter você com Ele por toda a eternidade,