fbpx

A GLÓRIA DO SENHOR ONTEM E HOJE

“A glória do Senhor entrou no templo pelo portão que dá para o leste. O Espírito me levantou e me levou ao átrio interior, e eis que a glória do Senhor enchia o templo.” – Ezequiel 43:4-5

A glória do Senhor ou Shekinah, foi algo bem presente no Velho Testamento e tratava-se da presença especial de Deus a uma pessoa ou no meio do seu povo. Era muitas vezes representada por uma nuvem espessa ou por fumaça.

No texto de hoje, na visão de Ezequiel, representou a promessa de que Deus voltaria a habitar no novo templo que seria construído, no lugar daquele destruído por Nabucodonosor. Porém, pelas palavras “para sempre” refere-se a habitação eterna de Deus no meio do seu povo em tempos futuros.

Este texto me fez lembrar de Moisés, desejoso de ver a forma de Deus no livro de Êxodo.

“Então Moisés disse: — Peço que me mostres a tua glória.” – Êxodo 33:18

Deus não permitiu que Moisés olhasse toda a sua glória em razão de sua limitação humana, mas passou “de costas” e cobriu Moisés com as mãos (33:18-23). E por essa experiência o rosto de Moisés brilhava de forma intensa a ponto de os israelitas não terem condições de fitá-lo (34:29-30).

Outro momento da glória de Deus foi quando o tabernáculo ficou pronto e Deus encheu todo o lugar.

“Moisés não podia entrar na tenda do encontro, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.” – Êxodo 40:35

Ainda outro grande momento foi na inauguração do primeiro templo (que na época de Ezequiel estava destruído) por Salomão. A glória de Deus encheu o templo.

“Quando os sacerdotes saíram do santuário, uma nuvem encheu a Casa do Senhor, de maneira que os sacerdotes não puderam permanecer ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a Casa do Senhor.” – 1 Reis 8:10-11

Hoje, no Novo Testamento, Deus não mais habita em templos construídos, mas habita em cada discípulo do Senhor Jesus é exatamente a experiência de Moisés é tomada por Paulo para falar dessa nova realidade. 

Após crermos em Jesus como o único caminho, confessarmos a Ele como Senhor e Salvador, nos arrependermos de nossos pecados e sermos imersos nas águas no momento do batismo, passamos a ser habitados por Deus através do Espírito Santo e a glória de Deus nos enche.

“E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito.” – 2 Coríntios 3:18

Uma vez que habitados pelo Espírito Santo, somos incentivados a sermos continuamente cheios do Espírito. Isto acontece através de uma busca de Deus em oração, leitura e reflexão da Palavra de Deus e comunhão com nossos irmãos em Cristo.

“E não se embriaguem com vinho, pois isso leva à devassidão, mas deixem-se encher do Espírito, falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor.” – Efésios 5:18-19

A manifestação da presença de Deus em nós mostra-se através de uma vida cheia do fruto do Espírito Santo.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” – Gálatas 5:22-23

Seremos habitados pelo Espírito Santo até a volta de Jesus, quando seremos transformados e não mais seremos habitados, pois a presença de Deus será algo constante, e, uma vez transformados, seremos como Ele é.

“Amados, agora somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.” – 1 João 3:2

Que nesta semana, em cada ato, palavra e maneira de viver, mostremos através de nosso corpo vulnerável, a glória do Senhor em nós.