fbpx

Andar na Luz

É difícil admitir erros ainda que sempre afirmemos que todos erram e que errar é humano. Você admite os seus erros com facilidade? Nem eu, sempre encontro algo que me justifique ou que, pelo menos, explique os meus erros.

Interessante que é exatamente este comportamento que a gente gosta de ver nas pessoas e o que mais funciona é reconhecer os erros. Evita muitos conflitos e abre espaço tanto para pedir perdão quanto para dar o perdão.

O apóstolo João foi um homem muito privilegiado, acredito que bilhões de pessoas gostariam de ter o mesmo privilégio que ele teve. Ele mesmo relata a experiência e não deixava de compartilhar com quem pudesse:

“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos próprios olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida — e a vida se manifestou, e nós a vimos e dela damos testemunho, e anunciamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada —,o que vimos e ouvimos anunciamos também a vocês, para que também vocês tenham comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho, Jesus Cristo.” (1 João 1:1-3)

Ele queria compartilhar a alegria que teve e hoje nós conhecemos mais Jesus e até podemos dizer pessoalmente através do testemunho de João.

“E escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.” (1 João 1:4)

A mensagem é clara como a luz e contrastante com as trevas. E nós escolhemos um lado pelo comportamento. A mensagem de João é direta:

“A mensagem que dele ouvimos e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos enganamos, e a verdade não está em nós.” (1 João 1:5-8)

Deus é luz, manter comunhão com Deus é andar na luz. Andar na luz, onde Deus está, só é possível através da comunhão uns com os outros. Neste momento um fenômeno espiritual ímpar acontece, nós somos purificados dos pecados pelo sangue de Jesus.

Agora, precisamos entender claramente também que as trevas é uma realidade oposta a Deus. Assim como andar na luz, andar nas trevas também é uma realidade. Já vimos acima o que é andar na luz, então, o que é andar nas trevas? Na prática é fazer o contrário do que é andar na luz. Vamos pegar o versículo 7 e o coloquemos contra a luz:

“Para andarmos nas trevas, onde Deus não está, só não manter comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus não nos purificará de todo pecado” (Paráfrase contrária minha de João 1:7)

Você que já foi batizado, só tem uma forma de conseguir a purificação dos seus pecados: andar na luz através da comunhão com os irmãos. Por isso é tão importante o que o autor de Hebreus diz: SIMPLIFICANDO: FALTAR AO CULTO É PECADO E É, NA PRÁTICA, ANDAR NAS TREVAS. Leia mais sobre o assunto no artigo: “FALTAR AO CULTO É O MAIOR PECADO

“Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima.” (Hebreus 10:25)

Ao estarmos em comunhão, estamos reconhecendo nossos pecados. Além de necessário, somente desta forma que nós conseguiremos o perdão de Deus. Ao reconhecer, devemos confessar e confiar que Ele perdoa e purifica de tudo, confessar é a condição. Se não confessar, significa que você não reconhece os seus pecados. Você, novo discípulo ou que já está no caminho há algum tempo, se disser que não tem pecado, então está cometendo um grave erro, pois esta atitude faz de Deus um mentiroso e Ele bem conhece todos os nossos pecados.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não cometemos pecado, fazemos dele um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” (1 João 1:9,10)

Dizer que somos pecadores é uma frase sempre no tempo presente, nunca no passado. Dizer que vivemos nas trevas pode ser uma frase do passado, se mantivermos constante comunhão uns com os outros e Jesus nos purificará de todos os nossos pecados e injustiças.

João tinha uma boa intenção ao escrever sobre Jesus, as trevas e a luz. Ele escreveu para que não pecássemos, mas sabendo que isso aconteceria, ele também nos dá a solução. Cometer um pecado é pior que um crime. Quem peca, merece morrer e ser condenado, porém Deus nos amou de tal maneira que nos deu a solução. Jesus, além de advogado, Ele tomou o nosso lugar sendo Ele mesmo o sacrifício pelos nossos pecados.

“Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Mas, se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados — e não somente pelos nossos próprios, mas também pelos do mundo inteiro.” (1 João 2:1,2)

Nós devemos conhecer Jesus tão pessoalmente quanto João. Jesus disse um dia para Tiago:

“Você creu porque me viu? Bem-aventurados são os que não viram e creram.” (João 20:29)

Não temos desculpa para não conhecer Jesus tão de perto quanto todos eles. Jesus está vivo e ativo e o conhecemos através da obediência. Você conhece a Jesus? Antes de responder, considere as palavras de João a respeito disso:

“E nisto sabemos que o temos conhecido: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não guarda os seus mandamentos, esse é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas quem guarda a sua palavra, nele verdadeiramente tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: quem diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” (1 João 2:3-6)

Conclusão:

  1. Lembre-se das palavras do Evangelho de João: “disse Jesus: porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram que creram” (Jo 20:29). Se você quer privilégio, não esquecer que já tenha fé, é suficiente.
  2. Aos seus olhos, quem é Jesus. Se você tivesse que escrever para alguém sobre Jesus, o que escreveria?
  3. Não deixe de frequentar o culto. Comunhão é andar na luz. Faltar ao culto é andar nas trevas.
  4. Sempre vamos cometer pecados, mas não precisamos viver em pecado. Admita a verdade que somos pecadores, nos coloca no lugar certo: Dependente de Jesus Cristo.
  5. Se você pecar não deixe satanás te acusar e condenar. Acredite sempre na purificação que você tem através culto vida confissão dos pecados E lembre-se que você já contratou Jesus como seu advogado.
  6. Jesus morreu pelos seus pecados para que você fosse salvo.