CONHECEMOS SOBRE JESUS O QUE PRECISAMOS – O Evangelho de Lucas

“E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” – Lucas 2:52

“No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes, tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe, tetrarca da região da Ituréia e Traconites, e Lisânias, tetrarca de Abilene.” – Lucas 3:1

Entre o último versículo do capítulo 2 do evangelho de Lucas e o início do capítulo 3, o evangelista dá um pulo de cerca de 17 anos, levando em consideração que o ministério de João Batista deve ter durado 1 ano.

Por 18 anos nada é registrado nas Escrituras Sagradas sobre a vida de Jesus. O que ele teria feito nessa época? Como teria sido sua vida? Muitas teorias foram levantadas: alguns dizem que Jesus teria ido estudar na cidade de Alexandria, no Egito, o que justifica toda a sabedoria e conhecimento logo no início do seu ministério. Outros afirmam que Ele passou um tempo com os essênios, aquele grupo que vivia no deserto da Judéia, uma vez que alguns dos seus ensinos, como o batismo ou purificação com água, fazia parte da doutrina deles.

Porém, na realidade, nada sabemos com certeza, uma vez que Deus não inspirou o escritor sagrado a nos sanar essa curiosidade. Livros foram escritos, os chamados evangelhos apócrifos como, por exemplo, o evangelho de Tiago, também chamado da natividade, relatam alguns feitos até mesmo miraculosos de Jesus. Porém, esses inscritos não têm a chancela divina, pois não fazem parte do cânone ou livros inspirados do Novo Testamento, no total de 27.

A razão de não sabermos tem a ver com o que Deus, através de Lucas e dos demais escritos, desejava que soubéssemos sobre Jesus. O evangelho de João, no seu final, nos relata isso:

“Na verdade, Jesus fez diante dos seus discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenham vida em seu nome.” – João 20:30-31

“Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, penso que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.” – João 21:25

Apesar do evangelho de Lucas ser o mais próximo do que chamamos de uma biografia, o seu objetivo não é nos mostrar cada aspecto da vida do Senhor, mas nos levar a reconhecê-lo como a verdade de Deus.

“Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” – João 14:6

“Para que você tenha plena certeza das verdades em que foi instruído.” – Lucas 1:4

Não sabemos o que houve com Jesus entre os 12 e os 30 anos quando o Mestre iniciou seu ministério. Mas uma coisa sabemos, Jesus teve um crescimento fenomenal, que deve ser o nosso objetivo como imitadores do Mestre.

Ele cresceu em sabedoria, o que envolve não somente o conhecimento teórico e de fatos de Deus ou sobre a Bíblia, mas, especialmente sabermos como colocar em prática aquilo que conhecemos. Jesus era Mestre nessa área, basta vermos as diversas parábolas que Ele contou, um incentivo para a prática do ensino. Um exemplo disso é a parábola do bom samaritano, a prática do que significa cumprir os dois maiores mandamentos: amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos.

Ele cresceu em estatura, algo que, até certo ponto, não depende de nós, mas da própria natureza. No entanto, a maneira como fomos alimentados e supridos durante os primeiros anos pode fazer diferença. Talvez mostre que, mesmo numa família de poucos recursos, o Senhor teve um crescimento pleno.

Em graça diante de Deus e dos homens. O mais importante dos crescimentos. Primeiro devemos viver de tal maneira que Deus é o primeiro a se alegrar conosco. O problema é que muitas vezes invertemos e queremos agradar as pessoas e não a Deus em primeiro lugar. Por outro lado, quando agradamos a Deus, como consequência, mesmo que as pessoas não queiram reconhecer, no fundo, elas verão em nós pessoas verdadeiras, íntegras e justas, como os próprios inimigos de Jesus fizeram:

“Chegando, disseram-lhe: — Mestre, sabemos que o senhor é verdadeiro e não se importa com a opinião dos outros, porque não olha a aparência das pessoas, mas, segundo a verdade, ensina o caminho de Deus.” – Marcos 12:14

Sim, Jesus é nosso exemplo em tudo. E é exatamente o que encontraremos na leitura do evangelho de Lucas, o modelo perfeito para vivermos em justiça, santidade e integridade nesta terra enquanto nos preparamos para habitarmos as regiões celestiais com Jesus, nosso irmão mais velho.