fbpx

DEIXEMOS QUE DEUS SEJA O NOSSO JUIZ

“Então os presidentes e os sátrapas começaram a procurar um pretexto relacionado com a administração do reino, para poderem acusar Daniel. Mas não conseguiram encontrar esse pretexto, nem culpa alguma, porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. Então esses homens disseram: — Nunca acharemos um pretexto para acusar esse Daniel, a menos que procuremos algo relacionado com a lei do Deus que ele adora.” – Daniel 6:4-5

“O rei disse a Daniel: — Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, conseguiu livrá-lo dos leões?” – Daniel 6:20

“Daniel prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.” – Daniel 6:28

O capítulo 6 do livro de Daniel relata como o profeta prosperou na Babilônia durante os 70 anos do povo de Deus no exílio. No capítulo de hoje ele não é mais aquele homem com cerca de 15 a 20 anos que foi levado como cativo. Agora é um senhor com cerca de 80 anos. No entanto, a fidelidade de Daniel a Deus é a mesma.

Algo que quero destacar no capítulo de hoje foi a incapacidade dos inimigos de Daniel de encontrar algo que o incriminasse, a não ser sua fé em Deus. Sim, o servo de Deus pode até ser contestado, jamais será unanimidade. Porém, as acusações contra ele, como aconteceu com Daniel, devem ser falsas ou tenha a ver com sua fidelidade e dedicação ao Senhor dos Exércitos.

É o que diz o apóstolo Pedro no Novo Testamento:

“Se são insultados por causa do nome de Cristo, vocês são bem-aventurados, porque o Espírito da glória, que é o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Que nenhum de vocês sofra como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se mete na vida dos outros. Mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe; pelo contrário, glorifique a Deus por causa disso.” – 1 Pedro 4:14-16

A pessoa de Deus às vezes é acusada de exagerada ou mesmo fanática por causa de sua fé. Vindo da boca dos pagãos deve ser recebido até como elogio, pois, como aconteceu com Daniel, não conseguiram provar nada contra nós.

Finalmente, a maneira como Deus livrou Daniel dos leões sempre me emociona. Mas, sua fé no Senhor o faz vencedor antes mesmo de ser salvo, pois permaneceu fiel ao Deus Todo-Poderoso. O nome Daniel significa “Deus é meu juiz” e, de fato, o livramento foi Deus mostrando que Daniel era inocente naquelas acusações falsas.

Que nós, como seguidores de Jesus, não sejamos unanimidade, mas que, quando acusados, sejam estas acusações falsas, pois ninguém conseguiu encontrar algo contra nós, a não ser nossa dedicação ao nosso Deus e Pai.

Foi o que aconteceu com os grandes heróis da fé “os quais, por meio da fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões.” – Hebreus 11:33.