fbpx

EZEQUIAS: E SE DEUS NOS CHAMASSE HOJE?

“Por esse tempo, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: — Assim diz o Senhor : “Ponha em ordem a sua casa, porque você morrerá; você não vai escapar.” Então Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor . Ezequias disse: Ó Senhor , lembra-te de que andei diante de ti com fidelidade, com coração íntegro, e fiz o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou amargamente.” – Isaías 38:1-3

“A sepultura não pode te louvar, nem a morte glorificar-te; os que descem à cova não esperam em tua fidelidade. Os vivos, somente os vivos, esses te louvam, como hoje estou fazendo. Os pais darão a conhecer aos filhos a tua fidelidade.” – Isaías 38:18-19

Continuo minha viagem na leitura das Escrituras Sagradas, agora no livro do profeta Isaías. Esta semana cheguei no capítulo 38, que relata a doença e posterior cura de Ezequias.

No início de minha vida cristã sempre pensei no pedido do rei para que Deus lhe concedesse mais tempo de vida de uma forma positiva. Hoje, três décadas depois, penso um pouco diferente.

Por algum motivo Deus entendeu que o tempo de Ezequias na terra já tinha sido o suficiente e o comunica através do profeta Isaías. Ele, então, faz uma oração cheia de emoção para Deus, pedindo que o Senhor se lembrasse de como tinha procedido bem e, desta forma, mereceria mais tempo de vida. Deus atende o seu pedido e concede ao rei mais quinze anos de vida. Nessa época Ezequias deveria ter cerca de 29 anos, portanto, ainda bem jovem.

Analisando a maneira como Ezequias utilizou esses 15 anos, percebemos que, em parte, utilizou de maneira correta, especialmente quando lembramos que o livramento de Judá da Assíria ocorreu após esse episódio na sua vida. Portanto, cronologicamente, o capítulo 38 é anterior aos capítulos 36 e 37.

Por outro lado, durante os 15 anos, Ezequias teve um filho, Manassés, que foi um dos piores reis de Judá, não somente idólatra, mas também perverso, pois chegou a oferecer seus próprios filhos aos ídolos das nações (2 Crônicas 33:1-7).

Também, o texto sagrado diz que Ezequias tornou-se orgulhoso e o fim da sua vida foi bem melancólico.
“Mas Ezequias não correspondeu aos benefícios que lhe foram feitos, pois o seu coração se exaltou. Por isso veio grande ira sobre ele e sobre Judá e Jerusalém.” – 2 Crônicas 32:25
O contrário teria acontecido se ele tivesse aceitado o desígnio de Deus. Teria morrido no auge do seu reinado. Creio que Deus é tão poderoso e tão bom que, ao perceber que um servo seu pode se desviar (ele conhece muito nosso coração) às vezes Ele pode antecipar sua partida exatamente para que não se desvie dos seus santos caminhos.

Outra frase de Ezequias, equivocada, mas compreensível em razão da falta de conhecimento naquela época da ressurreição dos justos:

“A sepultura não pode te louvar, nem a morte glorificar-te; os que descem à cova não esperam em tua fidelidade.”.

Isto não é verdade, pois no Novo Testamento vemos o contrário:

“Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que Caim, pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio da fé, mesmo depois de morto, ainda fala.” – Hebreus 11:4

A fé de Abel ainda é grande exemplo para nós, que a utilizamos com frequência, especialmente quando queremos utilizar o exemplo de alguém totalmente consagrado a Deus. Algo autenticado nas palavras do próprio Senhor Jesus:

“Para que recaia sobre vocês todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abelaté o sangue de Zacarias,filho de Baraquias, a quem vocês mataram entre o santuário e o altar.” – Mateus 23:35

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas.” – Hebreus 12:1

A nuvem de testemunhas do livro de Hebreus são os heróis da fé citados no capítulo 11. Interessante que dos reis de Israel, somente Davi é citado. Sim, hoje, os mortos em Cristo são grande exemplo para nós e mesmo depois de anos apos sua partida, a vida deles continua a nos inspirar, como nos ensina Hebreus 13:7.
Há os heróis da fé do Velho Testamento, do Novo Testamento e dos nossos dias como gosto de citar David Meadows, Abramo Lucarelli, Miriam Rodrigues, Alaor Leite e tantos outros.
Finalmente, o desespero de Ezequias com a morte é um contraste com a atitude de Paulo:

“Estou cercado pelos dois lados, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.” – Filipenses 1:23

Olha só que atitude bela, de fé, na certeza de que algo muito melhor o aguardava. Hoje em dia vejo esta atitude em poucos cristãos, grande parte desesperados ante a possibilidade da partida.

Talvez eu seja mal compreendido, mas se Deus falasse hoje comigo, hoje, 09 de março de 2022: “Valdir, seu tempo acabou, prepara sua casa, que você vai partir”. Juro que minha resposta ao Senhor seria: “Senhor, demorou! Estou ansioso para entrar na eternidade”, mesmo tendo que me afastar de pessoas que eu amo aqui na terra. Até porque conheço minhas vulnerabilidades e pode ser que ao fazer isso, Deus estaria me poupando de tentações e provações que talvez eu não resistisse. Por esse motivo aceitaria o desígnio do Senhor de bom grado.

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” – Filipenses 1:21

Sim, viver é muito bom, quantas alegrias, especialmente pelas oportunidades que temos de servir a Deus, ao seu Reino e ao próximo. Porém, nada, mas nada mesmo, é melhor do que partir sabendo que entraremos na eternidade, ao lado de Deus, seja no Paraíso, seja direto no céu. O importante é estar com o Senhor.

Que a reflexão desta semana nos ajude a viver intensamente para Jesus, preparados todos os dias para o nosso encontro com o Senhor, ao contrário do que quis Ezequias. Seja na nossa morte, seja na volta do Senhor.

Permitindo Deus, no artigo da semana que vem, mais uma análise dos 15 anos vividos concedidos por Deus e a Ezequias e a maneira como ele viveu esse tempo.