fbpx

FORTALEÇAM AS MÃOS E FIRMEM OS JOELHOS

“Fortaleçam as mãos frouxas e firmem os joelhos vacilantes.

Digam aos desalentados de coração: ‘Sejam fortes, não tenham medo. Eis aí está o Deus de vocês. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem para salvar vocês.'” – Isaías 35:3-4

Continua minha jornada bíblica, agora no livro do profeta Isaías. No capítulo que li ontem, o profeta procura fortalecer os moradores de Jerusalém, afirmando que, no final, Deus sempre prevalecerá e dará força ao seu povo.

O texto trouxe-me duas lembranças:

A primeira delas tem como base a sentença de Deus: “Fortaleçam as mãos frouxas e firmem os joelhos vacilantes”.

Este texto é repetido na carta aos Hebreus, escrita para cristãos desanimados, que depois de anos seguindo Jesus, parece que queriam voltar ao judaísmo. O autor da carta, inspirado por Deus, deseja animar a fé dos irmãos. Vejamos:

“Por isso, levantem as mãos cansadas e fortaleçam os joelhos vacilantes.” – Hebreus 12:12

Sim, a vida cristã tem momentos em que parecemos cansados, até mesmo de fazer o bem (Gálatas 6:9). É como uma corrida, normalmente na saída vamos com todo o gás. Da metade em diante parece que o fôlego vai diminuindo, os passos parecem pesados, os joelhos querem vacilar. É neste momento que precisamos refletir o quanto já caminhamos, olhar para a frente, ver Jesus vencedor nos esperando, bem como todos os irmãos que já partiram antes de nós, que o livro de Hebreus chama de nuvem de testemunhas (Hebreus 12:1). 

É nesta fé, olhando para Jesus, meditando todos os dias na Palavra de Deus, que vamos nos fortalecendo a nós mesmos e uns aos outros. Lembro de uma corrida de rua que participei. Estava quase no final e fiquei cansado, quase andando. Outro corredor, ao ver a minha situação, diminuiu a velocidade, aproximou-se e disse: “Vamos! Não diminua! Estamos quase no final”. Ele poderia ter simplesmente passado por mim. Mas, diminuiu sua velocidade, me animou, animado eu aumentei a velocidade e cruzamos a linha de chegada juntos. Nós dois concluímos a corrida. É isso que podemos e devemos fazer uns com os outros, irmãos em Cristo, povo de Deus.

A segunda lembrança tem como base: “Eis aí está o Deus de vocês.” e “ele vem para salvar vocês.”

Lembrou-me de um cântico: “Ele vem pra te salvar, Ele vem para te salvar, diga ao cansado: ‘O teu Senhor virá’. Ele vem para te salvar.”

Sim, seremos salvos, primeiro de nós mesmos, dos nossos pecados, do inferno, do poder da morte, não por nós mesmos, mas porque o nosso Deus é poderoso para nos guiar, firmar e fortificar e por causa dele chegaremos às mansões celestiais sãos e salvos. Aleluia!

“E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês.” – 1 Pedro 5:10

Portanto, hoje, eu pergunto a você que lê estas reflexões: “está difícil?”, “está sofrendo?”, “está cansado, inclusive de fazer o bem?”.

Fortaleça as mãos frouxas e os joelhos vacilantes porque o teu Deus, teu Pai, está bem aí ao teu lado. Ele já te salvou em Jesus, por meio do sangue dele e no momento certo te salvará de todas as suas dores e sofrimentos.

E para você, que ainda não tem este Deus como teu Pai, hoje é o dia de dar mais um passo nesta direção. Pois Ele, Jesus, veio a este mundo exatamente para te salvar.