fbpx

JESUS EXPLICA O REINO DE DEUS

INTRODUÇÃO

A palavra “reino” aparece 164 vezes no Novo Testamento, sendo cerca de 120 vezes apenas nos 4 evangelhos. Em 140 citações refere-se ao reino de Deus ou o reino dos céus.

É um assunto importante, tanto que foi do reino que Jesus tratou com seus apóstolos nos 40 dias em que esteve na terra após sua ressurreição dos mortos (Atos 1:3).

Foi a promessa feita a Pedro, de que este teria o privilégio de utilizar as chaves do reino para sua inauguração. É isto foi feito tanto no dia de Pentescostes, em Atos 2, como na entrada do primeiro não judeu ao reino em Atos 10, o centurião Cornélio.

O reino é espiritual, é o governo de Deus sobre os homens, depois de vencer Satanás, chamado por Ele de o valente em Mateus 12:29. O reino é invisível e manifesta-se na vida de cada seguidor de Jesus, que deixa-se ser governado pelo Mestre (Lucas 17:24).

O reino veio no dia de Pentecostes, é a igreja, Jesus reina sobre ele até o dia em que o entregará a Deus Pai, conforme Paulo nos ensina em 1 Coríntios 15:28.

“Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado” – Colossenses 1:13

Porém, mesmo sendo poderoso, predestinado à vitória, a certeza de que um dia o reino ou a igreja de Jesus será transportada para as regiões celestiais, na terra, o reino de Deus é formado por pessoas frágeis como eu e você e precisamos entender essa natureza do reino para não sermos enganados quando escândalos acontecem em nosso meio ou quando vemos pessoas desanimadas e até desistindo.

Na lição de hoje, que será um pouco longa, quero mostrar como a explicação de Jesus sobre a natureza do reino dele aqui na terra, pode nos ajudar a olhar a igreja de uma maneira, não realista, mas bíblica. Com esse conhecimento poderemos nos livrar das mentiras que o inimigo e mesmo o mundo religioso tenta nos pregar a respeito do governo de Deus entre os homens.

Para isso, convido você a ler todo o capítulo 13 de Mateus, em especial os versículos 3-9, 18-23, 31-32, 33, 44-46, 24, 24-30, 36-43, 47-50. 

Por favor, leia todo o capítulo, pense nele, releia se necessário, pois a partir dele quereo extrair 5 ensinamentos sobre a natureza do reino de Deus.

1. O reino de Deus é semeado a todos, mas apenas 25% aceitará, isto é, 1/4, porque a porta é estreita (Mateus 7:13-14), portanto devemos semear muito e sempre, sem desamimar. (vs. 1-8, 19-23)

Desta maneira, não devemos desanimar quando há desistência, quando alguém diz não para o evangelho ou mesmo quando um irmão nosso abandona o evangelho e a igreja de Deus. 

Devemos estar sempre prontos a servir, mas não vamos nos desesperar com as decisões ou as apostasias, isto é, os abandonos. A decisão de seguitr Jesus e permanecer no reino é individual, devemos respeitá-la, como o pai da parábola do filho perdido em Lucas 15:11-32 respeitou a decisão do filho em abandonar o lar. Porém, estava mais que pronto para recebê-lo, quando voltou arrependido.

A parábola do semeador nos ensina que dos 4 tipos de solos, 3 deles estará presente na vida da igreja, três deles chegará, inclusive ao batismo, mas somente um permanecerá no 5º requisito para ser salvo, isto é, a perseverança (Atos 2:42-47). Lembrando que os requisitos são crer, arrepender, confessar, ser batizado e permanecer fiel (maiores informações leia o artigo, os 5 passos para a salvação, neste portal).

Dos 4 solos, o primeiro é o da beira do caminho, que representa aquele que sequer vai querer nos ouvir. Não ouvirá a Palavra de Deus, pois permitirá que o diabo a retire e a palavra não entrará em seu coração.

Outro solo, o rochoso, receberá a palavra, será batizado, mas permanecerá por pouco tempo. É o tipo de pessoa que fixa-se apenas nas bênçãos de Deus, conforme ensinado em Marcos 10:29-30, mas esquecerá que junto com elas vem as perseguições do diabo e do mundo sem Deus. Por isso desiste.

O terceiro solo, entre os espinhos, talvez permaneça o tempo inteiro no meio da igreja, apenas não produzirá frutos. Ele recebe a palavra com alegria, empolgação, mas seus valores são divididos entre os valores de Deus e os valores do mundo sem Deus. É o chamado “um pé na igreja, outro no mundo”. A tradução RA de Marcos 4:19 diz que há uma concorrência, por isso, essa pessoa vive divivida. Não produz frutos, é apenas um religioso que frequenta os cultos junto com a igreja do Senhor. Por isso sua vida não muda, ano após ano.

Mas há o solo produtivo, glória a Deus por isso! Ele ouve, entende e a pratica, conforme relatado em Mateus 7:21. Está fincado na rocha que é Jesus Cristo. São esses os sempre dispostos a servir e produzem de acordo com suas habilidades dadas por Deus, 30, 60 ou 100 por 1.

2. A natureza do reino de Deus é crescer e seu crescimento é interior (vs. 31-33)

O reino de Deus irá crescer. Sempre. Não somente em qualidade, mas também em quantidade. É como o grão de mostrarda, vai crescer, ou como a massa junto com o fermento, seu crescimento será interno.

Em Atos 2, logo no início, 3 mil pessoas já passaram a fazer parte do reino, depois pulou para mil (Atos 4:4), milhares e milhares (Atos 6:1), até alcançar todo o mundo conhecido 30 anos depois (Colossenses 1:23).

Quando penso na igreja nos Pimentas, lembro das centenas de pessoas que já ouviram a Palavra de Deus através da Escola da Bíblia, grupos familiares, estudos pessoais e cerca de 100 chegaram até mesmo a congregar conosco. Destas, cerca de 50 continuam.

Durante a pandemia, várias pessoas nasceram em Cristo em nossa comunidade: Ingrind, Naiana, Lincoln, Wesley, Beatriz, Júnior. Temos cerca de 6 pessoas estudando a Palavra, algumas delas bem interessadas. Isto apenas em nossa comunidade, sem pensar nas centenas espalhadas pelo Brasil inteiro. Isso porque poucos, de fato, dedicam-se à pregação do evangelho. E mesmo assim há crescimento.

Há ainda o crescimento espiritual, a mudança de vida que vejo em tantos irmãos aqui na igreja, seus valores mudando, seu comportamento mundano sendo transformado, sua dedicação, uma mudança de dentro para fora, como na parábola do fermento fazendo efeito sobre a massa (vs. 33). Isto deve causar em nós grande alegria e celebração.

3. Somente os que aceitam ser libertos da cegueira do diabo, reconhecem e valorizam o real valor do reino de Deus (vs. 44-46)

O reino de Deus, o governo de Deus é o tesouro escondido e a pérola preciosa que merece ser recebido em troca de todos os nossos outros “tesouros”. Quando a pessoa entende o valor do reino de Deus vende tudo o que tem e compra o tesouro.

Vende a religiosidade, vende seus bens materiais, vende suas paixões neste mundo, vende seus valores e aceita os valores de Deus.

Só quem entende os valores do reino troca ganhar menos dinheiro para estar com os irmãos, troca lazer por servir ao próximo, troca os bens materiais por valores espirituais, aceita viver uma vida em simplicidade, buscando o reino de Deus em primeiro lugar. Estes fazem parte do bom solo, talvez nem sejam maioria entre os frequentes em nosso culto, mas existem, sim.

4. Há infiltrados do diabo dentro do reino de Deus, que querem atrapalhar. Vamos deixar que o Senhor cuide deles. É o joio. (vs 24-30).

Não estamos falando de fraqueza espiritual, porque todos nós temos as nossas, nossos altos e baixos. Estou falando daquele que apenas tomou um banho no batismo, mas não houve conversão genuína a Jesus. Talvez nem estes saibam que são o joio. São sementes plantadas pelo diabo. Pode também ser resultado de abrandarmos as exigências do evangelho para levar a pessoa ao batismo sem uma genuína conversão.

São aqueles que atrapalham o reino, criam divisão, contenda entre irmãos, fofoca, trazem a falsa doutrina, entre outros modos.

Podemos disciplinar a igreja, conforme Jesus nos ensina em Atos 18:15-22, mas o joio é tão parecido externamento com o trigo, isto é, os verdadeiros discípulos, que somente Deus os reconhecerá no último dia. Por isso deixemos com Jesus aqueles que, de propósito, querem atrapalhar o reino de Deus. Na parábola os trabalhadores queriam arrancar o joio, mas o Senhor não permitiu. Determinou que se aguardasse o dia do juízo final.

Quando você ver uma atitude totalmente incompatível com a vida cristã, de alguém que chama-se de irmão, não fique escandalizado, você pode estar diante do joio. Deixe que o Senhor da igreja, no último dia, faça a justiça verdadeira, pois a nossa sempre será injusta e parcial.

5. No julgamento final haverá o acerto de contas e toda a verdade será reconhecida. (vs 47-50).

Sim, haverá um acerto de contas, a pesca está sendo feita, mas nem todos são bons peixes. Em Romanos 2:16 Paulo diz que Deus conhece o segredo do coração dos homens, somente Ele mesmo poderá fazer a limpa e o julgamento final.

Sim, os anjos sairão, recolherão todos e somente aqueles verdadeiramente governados por Jesus passarão no teste da qualidade dele. Não são necessariamente aqueles que estão presente nos cultos e reuniões da igreja, mas aqueles que fazem da maneira de Jesus seu estilo de vida.

No cesto de Jesus ficarão os bons peixes. Na fornalha ardente estarão os reprovados por Deus.

Eu quero passar neste teste, quero estar no cesto. E você, meu irmão, que está lendo este artigo?

CONCLUSÃO

Recapitulando a mensagem de Mateus 13 (repito é importante ler com atenção).

1. O reino de Deus é semeado a todos, mas apenas 25% aceitará, isto é, 1/4,  porque a porta é estreita, portanto devemos semear muito e sempre, sem desamimar com os que não aceitam ou abandonam depois.

2. A natureza do reino de Deus é crescer e seu crescimento é interior. Portanto, se queremos crescer, Deus nos dará todo o necessário. 

3. Somente os que aceitam ser libertos da cegueira do diabo, reconhecem e valorizam o real valor do reino de Deus

4. Há infiltrados do diabo dentro do reino de Deus, que querem atrapalhar. Vamos deixar que o Senhor cuide deles. É o joio.

5. No julgamento final haverá o acerto de contas e toda a verdade será reconhecida.

Sejamos versados em toda a Escritura Sagrada, a Bíblia (vs. 51-52), que saibamos manuseá-la como obreiros aprovados de Deus (2 Timóteo 2:15), crescidos na fé. É o que Deus quer de cada um de hós. Pessoas perfeitamente habilitadas para toda boa obra (2 Timóteo 3:17)

“Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.” – Mateus 13:23

Que cada um de nós seja o bom solo, cuja boa semente, a Palavra de Deus, frutifica mais e mais, na boa obra que Ele começou em nós e terminará apenas no dia de Cristo Jesus (Filipenses 1:6). Deus nos abençoe.