fbpx

Lembrem-se da Mulher de Ló

“O sol estava nascendo sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar. Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. Isso veio da parte do SENHOR, desde os céus. Ele destruiu aquelas cidades, e toda a campina, e todos os moradores das cidades, e o que nascia na terra. E a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal.” – Gênesis 19:23-26

INTRODUÇÃO

Há um cântico que diz: “Olhar somente a ti, Senhor, servir somente a ti, Senhor, seguir somente a ti, Senhor… E não olhar atrás…”

O autor de Hebreus (12:1-2) nos incentiva a olhar fixamente para Jesus, o autor e consumador de nossa fé, começar a vida cristã olhando para Jesus e permanecer olhando para o Mestre… Até o fim, até a volta dele.

A salvação é uma conquista diária e todos nós já andamos bastante nessa aventura que é seguir a Jesus. Porém, precisamos perseverar fixando os olhos no Mestre e lutando contra o pecado que sempre tenta colar em nós.

I – A QUASE SALVAÇÃO DE TODA A FAMÍLIA DE LÓ

Ló, sobrinho de Abraão, fez escolhas que quase lhe custaram a vida. Em Gênesis 12:1-4 Abrão é orientado por Deus a sair da sua terra e ir para aquela que o próprio Senhor o guiaria e Ló, junto com sua família, acompanhou o patriarca.

Quando os empregados de Abraão e Ló brigaram, eles se separaram a pedido de Abrão. Mesmo mais velho, ele permite que Ló tenha a preferência na escolha da cidade onde iria morar.

O que Ló leva em consideração? No capítulo 13:10-13, vemos que ele levou em consideração apenas aspectos externos quando escolheu a cidade de Sodoma (era bem regada), mas não olhou a realidade do versículo 13 – Os moradores daquela cidade eram maus e pecadores contra o Senhor.

Isto nos leva a refletir em nossas escolhas – desde o lugar onde pretendemos morar, a escolha da companheira ou companheiro para a jornada chamada casamento, quem serão os melhores amigos que certamente nos influenciarão – escolhas quase que diárias.

Deus, então, avisa Abraão que vai olhar para Sodoma e Gomorra – 18:18-21. Abraão lembra do seu sobrinho Ló e por isso intercede pela cidade. Dois anjos são enviados à cidade para olhar, destroem as duas cidades e salvam Ló e sua família. Veja como esta família foi salva.

“Ao amanhecer, os anjos apressaram Ló, dizendo:
— Levante-se, pegue a sua mulher e as suas duas filhas, que aqui se encontram, e saia daqui, para que você não morra quando a cidade for castigada.
16Como, porém, ele se demorasse, aqueles homens o pegaram pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade. “ – Gênesis 19:15-16

Qualquer semelhança entre a salvação de Ló e a pregação do evangelho não é mera coincidência. É uma luta tirar uma pessoa do mundo sem Deus para o reino de Jesus.

“Chame os seus” “conte para os seus”, disse Jesus ao ex-endemoninhado geraseno em Marcos 5:20 – evangelho começa se contando àqueles mais próximos sobre a salvação que há em Jesus.

Ló passou a noite tentando convencer genros e familiares da iminente destruição da cidade.

Por que Ló teve tanta dificuldade?
É brincadeira, não quero, abandonar a minha cidade, acostumados com os moradores pecaminosos de lá, a própria vida de Ló talvez não autenticasse sua mensagem – Ló passou a madrugada tentando convencer seus familiares a serem salvos.

A salvação à força – “Vamos, levante-se, pegue a mulher, as filhas, e suma desta cidade”, disseram os anjos salvadores.

Foram salvos quase que à força (vs. 16) – Olhe a frase: “O Senhor foi misericordioso com Ló e tirou ele e sua família da cidade”.

Vamos continuar a leitura:

“O sol estava nascendo sobre a terra quando Ló entrou em Zoar. Então o Senhor fez chover enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. Isso veio da parte do Senhor, desde os céus. Ele destruiu aquelas cidades, e toda a campina, e todos os moradores das cidades, e o que nascia na terra. Assim, Ló, sua mulher e suas filhas foram salvos”

Versículo 26 que Deus gostaria de ver escrito em Gênesis: “Assim, Ló, sua mulher e suas filhas foram salvos”

Porém, é triste ver a quase salvação da mulher de Ló: “E a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal”

Este exemplo é lembrado por Jesus no Novo Testamento: Lucas 17:26-33

Frase de Jesus: “Lembrem-se da mulher de Ló” (vs. 32) – ela quase foi salva, quase começava uma nova vida com Ló e suas filhas, mas perdeu, porque olhou para trás. Não existe a “quase” salvação.

Ela QUASE foi salva, junto com seu marido e filhas. Quase.

II – NÃO OLHE PARA TRÁS, OLHE PARA JESUS, SUA VIDA, SEUS VALORES, SEUS ENSINAMENTOS

Hoje não é muito diferente, vivemos em Sodoma e Gomorra, um mundo cada vez mais sem Deus, seus valores são desprezados e ridicularizados.

Ser honesto é motivo de chacota…
Ser fiel a esposa/marido é motivo de chacota…
Tentar preservar o casamento é motivo de chacota…
Ser obediente aos pais é motivo de zombaria…
Um jovem permanecer virgem até o casamento é motivo de piada…
Falar a verdade e evitar a mentira é outro motivo do gozação…

A frase é: “todo mundo faz”, infelizmente é utilizada até mesmo pelo povo de Deus para copiar e imitar o padrão de vida das pessoas que não segue a Jesus. Dia desses tentei mostrar o erro que alguém muito próximo de mim estava ao fazer um “gato” em sua instalação elétrica. Ele respondeu: “todo mundo faz”.

No meio de tudo isso há um grupo seguro, que somos incentivados a fazer parte, a igreja de Jesus, o corpo de Cristo, o reino de Deus. A Igreja é a comunidade dos chamados por Deus para uma vida nova.

Somos chamados para ser sal da terra e luz do mundo, para fazermos a diferença, para adotarmos os valores de Deus. Honestidade, verdade, fidelidade, obediência são valores do reino de Deus.

Foi uma luta para chegarmos aquele dia em que dissemos: “Jesus é Senhor e Salvador da minha vida” – quando descemos às águas do batismo. Na conversão vamos deixando tudo o que o mundo valoriza.

Agora estamos no mundo, mas não somos mais deste mundo. O mundo está em vias de ser destruído por Deus. No entanto, às vezes, como a mulher de Ló, começamos a olhar para trás, vamos flertando com o pecado, trazendo de volta para nós seus valores.

É aquela bebedeira que deixamos, mas o mundo sem Deus está nos influenciando a voltar…

São aquelas festas mundanas que deixamos, mas o mundo sem Deus está nos influenciando a voltar…

É aquele palavreado que deixamos e vamos voltando…

É aquele lazer sem Deus que vamos retornando…
São os modismos do mundo sem Deus – narguilé, tatuagem, pircing, bebidas, baladas – que queremos que faça parte de nossa vida novamente. Patrocinados pelo mundo sem Deus.

São aqueles amigos que nos afastamos e estamos voltando a ter comunhão e, infelizmente, ao invés de influenciar, estamos nos deixando influenciar.

São aquelas atitudes desonestas, aqueles palavrões, aqueles “pecadinhos” que vão voltando e como a mulher de Ló, estamos voltando para trás.

Leiamos de novo – Gênesis 19:26:

“E a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal”.

Às vezes queremos trazer os valores de Sodoma e Gomorra para dentro do reino de Deus.

Olha o que Jesus diz: “Lembrem-se da mulher de Ló” – ela começou bem, sendo liberta, mas terminou mal.

Deus quer salvar a todas as pessoas, a toda a família, ao maior número, mas A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL.

CONCLUSÃO

Deus quer salvar a todos, mas começa comigo e com você, meu irmão, decidir viver obedientes a todo ensinamento de Jesus, fazendo questão de não somente conhecer, mas, principalmente obedecer.

Vejamos as palavras de Jesus: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus” – Lucas 9:62

Vamos sair de Sodoma e Gomorra!
Vamos tirar de nós os valores de mundo!
Vamos olhar somente para Jesus!
E uma vez livres do mundo sem Deus, não façamos como a mulher de Ló, “não olhemos para trás, flertando com o mundo sem Deus”.

Que Deus nos abençoe a olhar, seguir, ouvir, obedecer… somente a voz de Jesus.

NOTA: mensagem pregada no sermão do dia 12 de maio de 2019 na igreja de Cristo no Bairro dos Pimentas, Guarulhos/SP.