Não Me Torno Cristão Por Causa dos Cristãos

A índia hoje tem 1.417 bilhão de pessoas. A Índia poderia ser o maior país cristão do mundo. No entanto, menos de 3% da população indiana se identifica como cristã. Isso é intrigante, especialmente considerando a história de Mahatma Gandhi e sua breve incursão no cristianismo e, ligado a isso, sua influência sobre o seu povo.

Enquanto estudava na África do Sul, Gandhi se interessou profundamente pelos ensinamentos de Jesus. Vindo de uma cultura hindu e desapontado com o sistema de castas e a corrupção em sua própria religião, ele encontrou inspiração em Jesus de Nazaré. A simplicidade e a profundidade dos ensinamentos de Cristo o cativaram a ponto de ele decidir procurar uma igreja cristã para aprender mais.

Infelizmente, sua experiência foi desastrosa. Ao visitar uma igreja, Gandhi foi maltratado e rejeitado por causa da cor de sua pele. Na época a África do Sul vivia no Apartheid (Era um sistema de segregação racial institucionalizada que existia na África do Sul e no Sudoeste da África (agora Namíbia) de 1948 até o início da década de 1990) Gandhi ficou perplexo: como poderiam os seguidores de um mestre tão bom serem tão hostis? Essa experiência levou Gandhi a dizer a famosa frase: “Eu gosto do seu Cristo, mas não gosto dos seus cristãos. Seus cristãos são tão diferentes de seu Cristo. Eu não me torno cristão por causa dos cristãos”.

Essa história levanta uma questão importante para quem está procurando a verdadeira igreja. Jesus ensinou o evangelho de amor, de arrependimento, de aceitação da fé e humildade. Ele disse: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (João 13:34-35). A verdadeira igreja deveria refletir e defender na prática esses valores.

Ao procurar a verdadeira igreja, é fundamental observar se os membros realmente vivem de acordo com os ensinamentos de Jesus. A igreja deve ser um lugar de acolhimento, amor e serviço, não de condenação e exclusão. A igreja deve se opor explicitamente ao pecado e lembrar que é um refúgio para o pecador, pois todos somos pecadores regenerados por Cristo a cada domingo. Como Paulo escreveu em Gálatas 3:28: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”

A verdadeira igreja é aquela que transcende as barreiras sociais, raciais e econômicas, acolhendo todos como irmãos e irmãs em Cristo, criaturas de Deus. Para aqueles que estão procurando a verdade, é importante não julgar o cristianismo com base nas falhas humanas, mas sim nos ensinamentos de Jesus e no amor que Ele nos ensinou a praticar.

“É difícil para o mundo acreditar num Deus que diz que as ama se a igreja dele parece que nem sequer gosta delas”

Em resumo, a busca pela verdadeira igreja deve se concentrar em encontrar pessoas que vivam o amor de Cristo na prática. Não devemos permitir que experiências negativas, como a de Gandhi, nos afastem da mensagem transformadora de Jesus. Afinal, a verdadeira igreja é um reflexo do amor de Cristo, e esse amor é para todos.

Precisamos ser muito mais do que cristãos. Cristão é um nome que veio do povo que via os discípulos falando e vivendo a Cristo diariamente. Jesus chamou discípulos. Muitos países cristãos estão perseguindo os cristãos por causa deste e outros motivos que eles dão, mas os discípulos de Cristo é muito mais do que ser cristão, ser discípulo é seguir de perto a tal ponto de ser impossível distinguir entre o discípulo e seu Mestre.