fbpx

PREPARE-SE PARA O ESCÂNDALO!

INTRODUÇÃO

Prepare-se para o escândalo! Foi o tema que preguei a pedido dos irmãos da igreja de Jesus em São Vicente no dia 17 de outubro passado (em 2021).

A palavra “escândalo” aparece 18 vezes no Novo Testamento em 16 versículos, conforme lista que segue: Mateus 13:41, 16:23, 18:7, Lucas 17:1, Romanos 9:33, 14:13, 14:20, 16:17, I Coríntios 1:23, 8:9, 10:32, II Coríntios 6:3, Gálatas 5:11, Filipenses 1:10, I Pedro 2:8 e I João 2:10

Essa palavra vem do Latim scandalus, “motivo de ofensa, pedra de tropeço, tentação”, do Grego skandalon, “pedra de tropeço”.

Tomei como base o texto de Lucas 17:1-2:

“Jesus disse aos seus discípulos: — É inevitável que existam pedras de tropeço, mas ai de quem é responsável por elas!

Seria melhor para esse que uma pedra de moinho fosse pendurada ao seu pescoço e fosse atirado no mar do que fazer tropeçar um destes pequeninos.”

No último artigo escrevi sobre a natureza do reino de Deus. Ele tem origem divina, porém, é formado por pessoas. E entre os filhos do reino existe o joio, existem os não convertidos, os fracos e escândalos ocorrerão na igreja, o reino de Deus.

Vejamos o exemplos de escândalos na igreja primitiva:

Ananias e Safira utilizando a coleta para autopromoção em Atos 5, o homem que tomara sua madrasta como mulher em 1 Coríntios 5, irmãos levando irmão a julgamento no capítulo 6 daquela carta, irmãos frequentando templos pagãos também na igreja em Corinto. Em Roma, irmãos comendo carne sacrificada e servindo como escandâlo ou pedra de tropeço com os irmãos em Romanos 14:13, que utilizavam mal a liberdade em Cristo.

Chama a atenção que mesmo assim, Paulo os chama de santos no início da carta aos coríntios, mas, sim, precisamos estar preparados para os escândalos no reino de Deus. Para que nossa fé não seja atingida.

Para nos preparar para os escândalos que virão, precisamos:

I – CONHECER A NATUREZA DO REINO

Marcos 9:1, o reino chegaria com poder. O reino é divino, tem origem no céu, conforme Colossenses 1:13, porém, é formado por seres humanos imperfeitos.

A parábola do semeador de Mateus 13 ensina sobre os 4 tipos de solo e somente o solo da beira do caminho nunca fará parte da igreja. Todos os demais representam pessoas batizadas, que pelo menos por um tempo estarão em comunhão com os irmãos.

Há 3 tipos de solos que representam pessoas frequentes nos cultos da igreja, o representado pelo solo com pedras ficará por pouco tempo, mas o espinhoso permanecerá talvez até a volta de Jesus, sem frutificar e conviverá com o bom solo.

Não é por acaso que há o escândalo, a pedra de tropeço no meio do reino de Deus – há as pessoas não convertidas verdadeiramente ao Senhor Jesus.

Irmãos que são batizados com bastante alegria – logo se escandalizam e saem

Irmãos que aceitam o evangelho, ficam no meio dos irmãos, mas são improdutivos. E há, claro, os irmãos que produzem, que servem, que são uma bênção

Mas, olha o que Jesus fala mesmo do bom solo em Mateus 7:11:

“Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem?” – Mateus 7:11

Sabe por que nos decepcionamos e ficamos frustrados com os seres humanos? Ingenuidade nossa de colocar nossa fé num “comedor de arroz e feijão”, de confiar tanto nos seres humanos.

Mesmo o mais dedicado dos irmãos tem suas fraquezas e precisamos estar cientes disso.

A igreja é um grande hospital e o único médico é Jesus Cristo. Precisamos entender isso para não nos escandalizar de tal maneira que deixamos o evangelho por causa de um escândalo sem proporções, de um mal exemplo.

Na igreja, ainda existe o joio, conforme Mateus 13:24-30. Há os infiltrados do diabo no Reino de Deu, na igreja visível. Joio e trigo são bem parecidos.

Veja a explicação em Mateus 13:36-42. Os que causam escândalos no reino de Deus. Jogam um irmão contra o outro, jogam contra o evangelismo, estão sempre reclamando, assumem a posição de vítimas quando são corrigidos. 

Por isso Jesus disse: “Não mexa com eles, deixe para o dia do Juízo final”.

Você vê uma atitude inconveniente e escandalosa no meio da irmandade? Pode ser que esteja diante do joio.

Precisamos entender a natureza do reino para estarmos preparados para os escândalos: ele é divino, poderoso, mas formado por humanos imperfeitos.

Nele estão juntos: o solo pedrogoso, o solo cheio de espinhos, o bom solo, com suas fraquezes e o joio – todos na igreja, no reino de Deus, o Hospital de Jesus, sendo Ele o único médico que está nos curando.

II – ANTÍDOTO PARA ENFRENTARMOS OS ESCÂNDALOS

Porém, há antídoto que pode nos ajudar a enfrentarmos os escândalos que porventura surjam no reino. Quero citá-los:

1. Uma fé centralizada na pessoa de Jesus Cristo (2 Pedro 2:4-8).

Precisamos formar discípulos de Jesus, fiéis, autênticos, estes nunca cairão diante dos escândalos no reino, pois são fixados na rocha que é o Senhor Jesus Cristo. 

Hebreus 12:1-2 – Olhando firmemente o autor e Salvador da fé. Quando nossos olhos estão fixados em Jesus nada no meio do reino é capaz de nos escandalizar. Nem nossos pecados e nem os dos irmãos.

2. Vivendo na luz – 1 João 1:7-9 – O que eu prego é cada vez mais parecido com o que eu vivo – pois eu vivo trabalhando e confessando minhas mazelas espirituais.

Precisamos não bancar que somos super espirituais, pelo contrário, um antídoto contra o escândalo é vivermos de forma transparente uns com os outros, confessando os nossos pecados uns para os outros (Tiago 5:16).

3. Nossa fé deve ser firmada em Jesus e na Palavra dele (Mateus 7:24-25 e Lucas 6:46-49).

Uma pessoa que vive lendo e meditando a Palavra, aplicando-a na vida, jamais cairá, pois nada do que acontece no reino de Deus causará nele escândalo. Ele sabe que o reino é divino, mas um hospital, formado por pecadores arrependidos, mas que têm suas quedas.

4. O amor deve ser o árbitro em nossos corações – Romanos 14:13

Deve haver no coração de cada cristão um desejo de perdoar, de amar os irmãos, de ter paciência, de, no que depender dele, ter paz com todos (Romanos 12:18).

5. Obedecer as orientações de Jesus quanto a disciplina na igreja – Mateus 18:15-22

Sim, mesmo com toda a paciência, há o joio, mas isto não deve impedir de aplicarmos a disciplina firme e amorosa que Jesus nos ordena. Veja ainda Gálatas 6:1.

Na igreja em Corinto um homem tinha tomado como mulher sua madrasta e Paulo ordenou que fosse disciplinado, até excluído. Não precisamos ser “detetives espirituais” dos irmãos. Mas havendo pecado claro, causando escândalo, deve ser disciplinado pelo corpo de Cristo, pelos irmãos espirituais. Leia 1 Coríntios 5 a respeito do exemplo que citei.

CONCLUSÃO

Não sejamos ingênuos, estejamos preparados para os escândalos dentro do reino de Deus. Como?

Tendo uma fé centralizada na pessoa de Jesus, sua vida, seus ensinos, seu exemplo perfeito de vida

Vivendo na luz de Jesus, em transparência e comunhão com os irmãos

Sendo firmado em Jesus e na Palavra dele, conhecendo mais e mais a vontade de Deus para nossas vidas (Efésios 5:17).

Amando os irmãos e tendo paciência com todos.

Obedecendo todos os ensinamentos de Jesus sobre a igreja, inclusive a disciplina.

Os escândalos no reino são inevitáveis, virão, mas que tenhamos nossa fé firmados em Jesus e na Sua Palavra. Desta maneira estaremos sempre preparados.