fbpx

SEGUINDO A JESUS DO JEITO DELE – Parte 2 Prioridades

INTRODUÇÃO

Defina a palavra “cristão”.

Vejamos algumas definições encontradas no dicionário.

Aquele que professa ou segue uma igreja de uma das modalidades do cristianismo. Aquele que professa a religião de Cristo. Uma das modalidades do cristianismo. Logo, por essa definição, o catolicismo, com seu catecismo e a tradição, o adventismo e aquilo ensinado por sua profetisa Ellen White ou qualquer grupo que fala bem de Jesus são “modalidades” do tudo o que é conhecido como cristão.

Porém, falar bem de Jesus, apreciar Jesus não significa ser cristão. O Senhor não busca simpatizantes, mas discípulos, seguidores.

Durante o mês de maio preguei na igreja nos Pimentas sob o tema:
Seguir a Jesus do jeito que Ele quer e nos mandou e não do nosso jeito.

No artigo da semana passada discorri sobre o texto de Lucas 14:25-27

“Grandes multidões acompanhavam Jesus, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não me ama mais do que ama o seu pai, a sua mãe,a sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.”
I – A PALAVRA DO ARTIGO DESTA SEMANA É PRIORIDADE.

“O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem-instruído será como o seu mestre.” – Lucas 6:40

“Enquanto isso, os discípulos pediam a Jesus, dizendo: — Mestre, coma!
Mas ele lhes disse: — Tenho para comer uma comida que vocês não conhecem. Então os discípulos começaram a dizer entre si: — Será que alguém lhe trouxe algo para comer? Jesus lhes declarou: — A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” – João 4:31-34

“Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos? “Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.” – Mateus 6:31-33

A palavra é PRIORIDADE – Buscai em 1º lugar o reino de Deus e sua justiça. “Jesus é o grande amor da minha vida?” é a pergunta a ser respondida.

Exemplo: A pandemia mostrou bem as prioridades: irmãos não vinham ao culto com medo da Covid, mas, estavam em ajuntamentos no shopping, em festas, em grupos. Parece que o vírus era meio seletivo, só presente nas reuniões da igreja. Será que isso não tem a ver com prioridade?

Abraão viveu esse dilema em Gênesis 22 – Quem, de fato, é o amor da minha vida? Um pai apaixonado por seu único filho com cerca de 15 anos. Ele foi aprovado.

Até a sua própria vida. Há uma sentença: não pode ser meu discípulo.

Há um preço a pagar: onde está o seu coração?

“Onde está o seu tesouro (seu amor), ali estará o seu coração.” Mateus 6:21

Na prática:
Onde eu invisto o melhor do meu tempo, das minhas energias, dos meus pensamentos, dos meus bens, do meu dinheiro – ali está, na verdade, o meu coração. E Jesus deseja ser o centro da vida.

8 EXEMPLOS QUE MOSTRAM SE JESUS E O REINO DE DEUS SÃO PRIORIDADES

1. Meus pensamentos, meu tempo, minhas energias e minha agenda incluem a busca do perdido, para que esta saia do reino das trevas e seja acrescentado ao reino de Deus – Atos 2:47 e Colossenses 1:13

Cadê minha lista de nomes, a casa aberta para o evangelismo, o tempo gasto na busca do perdido?

2. A Palavra de Deus lida, meditada e memorizada toma meu tempo durante a semana.
Quantas vezes por semana passo lendo, memorizando, refletindo nas Escrituras Sagradas, com um desejo sincero de conhecer e praticar a vontade de Deus? Ou somente quando venho às reuniões da igreja? Salmo 19:7-10.

3. Tenho tempo de oração em conversa com Deus, reservado na minha agenda. Quantas vezes por semana tiro para orar a Deus?

4. Quando o assunto é Jesus é constante na minha casa com os meus filhos e minha esposa ou as pessoas que comigo moram.
Deuteronômio 6:4-7

5. Quando estou descobrindo as áreas da minha vida ainda não governadas por Jesus, orando por elas e compartilhando com pessoas de confiança. Vivo em vigilância constante para não pecar contra Deus?

“Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.” – Salmo 119:11

6. Estar com meus irmãos é, de fato, prioridade e, por isso, coloco em primeiro lugar na minha agenda os momentos de comunhão com a igreja (culto dominical, Escola Dominical, reuniões como 4ª feira e sábados).

Exemplo: “Irmão, você estará conosco no sábado?” Resposta: “se não aparecer nada, estarei.” Veja que falta de prioridade!

Exemplo 2: “Que tal marcarmos na quarta-feira à noite?” Resposta: “Não dá, tenho reunião com a igreja”. “E no sábado próximo?” “Tenho encontro com os irmãos”. Hebreus 10:25 mostra a minha prioridade em estar com os irmãos em Cristo.

7. Vivo a vida cristã de forma íntegra, não fazendo distinção entre o espiritual e o secular, pois tudo é espiritual.

Trabalho é espiritual, logo meu comportamento lá é como representante de Jesus, a escola é espiritual, meu lazer é espiritual, o que faço com meus amigos é espiritual – Não tenho objetivos seculares ou materiais, porque tudo o que tenho é espiritual. 1 Coríntios 10:31 e Colossenses 3:17 e 23.

8. A maneira como contribuo na coleta mostra o quanto valorizo o reino de Deus. O tamanho de minha coleta é o tamanho do meu coração para com Deus. 2 Coríntios 8:6-7. Comparar a coleta com meu lazer, com aplicação financeira, com minhas aquisições, gastos no cartão de crédito, entre outros gastos.
Eu, particularmente, defendo que 10% do que ganhamos não fique conosco, mas seja aplicado no reino de Deus e nas pessoas. Claro que não estou defendendo o dízimo.

CONCLUSÃO

Não tenho tempo, não tenho dinheiro, não tenho energia, estou cansado para…

Não diga isso, mas a realidade é que, para você, aquilo não é prioridade. Por isso não tem tempo, dinheiro, energia ou está cansando.

Buscar o reino de Deus é priorizar Jesus e sua igreja. Não do nosso jeito, mas do jeito que o Senhor quer.

“Onde está o seu tesouro (seu amor), ali estará o seu coração.” Mateus 6:21

Próxima semana, permitindo Deus, a conclusão desse importante tema.