fbpx

ESTAMOS TODOS NAS MÃOS DE DEUS

“Então o semblante do rei empalideceu, e os seus pensamentos o deixaram perturbado; as suas pernas bambearam, e os seus joelhos batiam um no outro.” – Daniel 5:6

“Com isto, o rei Belsazar ficou muito perturbado e o seu semblante se tornou cada vez mais pálido. Os homens importantes do reino estavam perplexos.” – Daniel 5:9

“E o senhor, rei Belsazar, que é filho de Nabucodonosor, não humilhou o seu coração, mesmo sabendo de tudo isso. Pelo contrário, se levantou contra o Senhor do céu, mandando trazer os utensílios do templo dele, para que o senhor, ó rei, as suas mulheres e concubinas, juntamente com os homens importantes do reino, bebessem vinho neles. Além disso, o senhor deu louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não veem, não ouvem e não sabem nada. Mas o senhor não deu glória a Deus, em cuja mão estão a sua vida e todos os seus caminhos.” – Daniel 5:22-23

No capítulo de hoje é retratado o fim do reinado de Belsazar, um rei que representa bastante a maneira como o ímpio, o descrente, vive diante do Deus Todo-Poderoso.

O rei zomba daquilo que é divino, dos utensílios utilizados no templo de Israel para oferecer sacrifício a Deus. Para ele seu deus falso venceu o Deus de Israel. Interessante na Bíblia como o Deus verdadeiro é zeloso por sua reputação.

Ante o divino, todas as pessoas, em especial aqueles que vivem como se Deus não existisse, tremem. É o que acontece com Belsazar. Lembra do que ocorreu com outro rei arrogante, que perseguia a igreja do Senhor e aceitou uma honra que pertence somente a Deus, Herodes Agripa I.

“Em dia designado, Herodes, vestido de traje real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra. E o povo gritava: — É voz de um deus, e não de um homem! No mesmo instante, um anjo do Senhor feriu Herodes, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, morreu.” – Atos 12:21-23

Daniel lembra ao monarca o que aconteceu com Nabucodonosor em razão de não ter reconhecido que o poder supremo está nas mãos de Deus. Quero, porém, destacar esta frase tão importante: “Mas o senhor não deu glória a Deus, em cuja mão estão a sua vida e todos os seus caminhos”.

Que verdade está aqui expressa: muitos, mesmo sabendo da existência de Deus, vivem como pagãos, como se Deus não existisse, do seu próprio modo, governando suas próprias vidas sem dar qualquer importância ao fato de existir o único Deus, cuja vida, de todos os habitantes da terra, está em suas poderosas mãos. 

Vivem desagradando e desafiando a Deus, pensando que são mais fortes que o Senhor do Universo, como relatado em uma das parábolas de Jesus.

“Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?” – Lucas 14:31

Será que alguém tão poderoso, nosso Criador, não tem o direito de ditar a maneira como nós, suas criaturas, devemos viver?

Você que está lendo este artigo, vive como se Deus não existisse, e governa sua vida à sua maneira? Ou já se rendeu ao poderoso Senhor do Universo e procura viver de acordo com seus ensinamentos?

“Pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como alguns dos poetas de vocês disseram: ‘Porque dele também somos geração.”‘ – Atos 17:28.