fbpx

FESTA NO CÉU

E também no coração do evangelizador.

INTRODUÇÃO

A palavra é: alegria. Como é bom nos sentirmos assim, alegres. Há momentos que são marcantes.

Consigo lembrar de várias das minhas alegrias: meu casamento com Silvia em 2007, o nascimento do meu filho Josué em 2008, o início das reuniões da igreja nos Pimentas em 2004, quando tomei posse no meu cargo no Tribunal de Justiça em 1995 e, claro, meu batismo, em 1988. São apenas algumas delas na minha vida.

E você? Tem um rol de alegrias? Tem datas na sua cabeça? Eu tenho várias e poderia citar muitas outras.

I – MINHA MAIOR ALEGRIA HOJE

Porém, há uma alegria, que já há alguns anos, é a que mais enche o meu coração de exultação e ela repetiu-se no último dia 10 de abril. Depois de cerca de 8 meses de estudo da Palavra de Deus, aos poucos, Jesus foi nascendo no coração de Naiana e lágrimas brotaram dos meus olhos quando ela disse: “Valdir, quero ser batizada. Você pode me batizar?”

Mas não foi somente a Naiana. Tenho tantas pessoas, os meus “causos de evangelismo”. Lembro dos meses de estudo na casa de Bete, os grupos da Escola da Bíblia que trouxeram como resultado as conversões de dona Alice e um entendimento maior da Palavra de Deus por parte de Itamar, Elisabete e seu filho Filipe, os recentes estudos on-line que resultaram na conversão de Lincoln e Ingrid.

Estes são alguns dos meus “causos” e sei que muitos de vocês têm os seus e meus próprios causos podem ser divididos com outros, utilizados por Deus na salvação das pessoas citadas: Aline, minha sobrinha, e sua dedicação em falar de Jesus a Naiana, tantos irmãos passaram na vida de dona Alice, Itamar, Elisabete e  Filipe antes de nós…

Sim, temos a alegria da salvaçao em Cristo, da vida sempre  melhorar a partir do momento em que nos convertemos, mas há uma ALEGRIA, a alegria da encenação da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.

Quando alguém diz: “Quero ser batizado” novamente este fato é reencenado. Há uma grande alegria no céu, mas também no coração daquele ou daqueles envolvidos nessa grande obra, cujo Patrocinador é Jesus Cristo com sua morte na cruz. Ele fez o impossível, mas delega para cada um de nós, o possível, a grande responsabilidade na missão de “buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10).

Vamos ler mais sobre esta alegria em Lucas 15. Convido-o a ler todo o capítulo, mas vou destacar alguns:

“Digo a vocês que, assim, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” – Lucas 15:7

“Eu afirmo a vocês que a mesma alegria existe diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” – Lucas 15:10

“Mas era preciso festejar e alegrar-se, porque este seu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.” – Lucas 15:32

Deus e seus anjos alegram-se demais quando um pecador se arrepende e aceita o caminho, Jesus, que o leva para o céu. Ele é paciente e não quer que ninguém se perca.

“Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.” 2 Pedro 3:9

II – FESTAS NO CÉU E TAMBÉM NO CORAÇÃO DE TODO EVANGELIZADOR

Há uma festa no céu, mas também no coração de todo evangelizador pelo pecador perdido, que não sabia que estava perdido, pois julgava-se comparando-se com alguém que tinha um comportamento pior que o seu, até ter seus olhos abertos pelo evangelho de Jesus. “Estou perdido”, disse Vitor. Quem te falou?, eu perguntei “Eu vi na Palavra de Deus!”, disse ele. Oh!, glória! Que alegria imensa!

No céu haverá tanta gente ruim, com um passado terrível, porém que, em determinado momento, levantou a bandeira branca, rendeu-se e disse: “Senhor, sou um pecador, tem misericórdia de mim”. Leia Lucas 14:31-32 e 18:13-14.

No inferno haverá até gente boa, talvez com um compartamento melhor que este primeiro, mas que sempre negaram-se a participar da morte, sepultameno e ressurreição de Jesus.

Nesta pandemia, mais de 500 mil brasileiros morreram. Sofremos juntos, pois a morte sempre é difícil. Mas a grande tragédia é morrer sem confessar que Jesus é Senhor e ter participado, no batismo, da encenação da sua morte, sepultamento e ressurreição. E ter o advogado Jesus ao lado no momento do Juízo Final.

III – FESTA POR UMA DECISÃO COM REFLEXOS ETERNOS

Digo para os casais de noivos e namorados: sua decisão é a segunda mais importante na vida – pelos próximos 30, 40 ou 50 anos, seguindo a ordem de Jesus, terão que conviver um com o outro.

Porém, a decisão mais importante acontece quando descemos às aguas do batismo – terá reflexos nesta vida, sim, a vida será melhor, com mais desafio, sua família e amigos poderão ser impactados – mas o reflexo maior é eterno, onde você passará a eternidade – com Deus ou longe de Deus.

IV – FESTA POR ALGUÉM QUE VOLTA AO LAR

Olhando os textos citados, vemos o exemplo da ovelha, talvez teimosa, quis viver por um tempo do seu jeito, até perceber que estava errada – o Pastor, Jesus e seus representantes foram atrás – por isso, não podemos jamais desistir de uma pessoa – sei que às vezes é difícil, mas é importante.

Ou aquele filho que resolveu sair de casa, mas volta arrependido. O pai não foi atrás, respeitou a decisão dele, mas, ao voltar, o filho foi recebido com festa – o mesmo deve acontecer conosco.

“Além das coisas exteriores, ainda pesa sobre mim diariamente a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não fique indignado?” – 2 Coríntios 11:28-29

V – COMO FAZER PARA TERMOS ESTAS FESTAS MAIS CONSTANTES EM NOSSO CORAÇAO

1. Valorizar cada vez mais o que Deus valoriza e cada vez menos o que Ele não valoriza. Sim, Jesus não morreu por coisas, por bens materiais, por um mundo justo politicamente. Ele morreu e abriu o céu para que todos tenham a oportunidade de se arrepender e morar no céu.

Você e eu somos alistados nisso tudo: viver a vida cristã, ser um bom exemplo de seguidor de Jesus, buscar oportunidades para falar, para cada alma que se salva, por causa da festa que há no céu, quero ser participante desta festa.

2. Empenhar-se no nosso trabalho aqui na terra, buscar e salvar o perdido, sem tempo ruim, sem preguiça, sem colocar outras coidas e prioridades no lugar. 

Alguém quer ouvir do evangelho, sempre estar a disposição. “Ninguém deixará de ir para o céu, no que depender de mim”, deve ser o pensamento de cada cristão.

A vida cristão não resume-se às nossas reuniões: é tempo integral – sempre dispostos a sermos utilizados por Deus – um encontro, uma conversa, um ouvido atento – cumprindo o maior mandamento, amar a Deus, amando ao próximo, servindo as pessoas em suas necessidades, sendo a salvação proporcionada por Jesus a maior delas.

3. Sermos mais gratos pelo que temos, pois assim sobrará tempo para dedicarmos aos perdidos.

“O pão nosso de cada dia” (Mateus 6:11) é o que precisamos. Uma casa para morar, nosso sustento diária. Contentamento com a vida que temos nos levará a valorizar mais e mais o que é espiritual. Não seremos encantados pelos bens materiais dessa sociedade consumista.

4. Esmurrar diariamente nossas vontades que não estão de acordo com a vontade de Deus. Livremente, fazer de nós mesmos, mais e mais, um escravo de Cristo e sua vontade (1 Coríntios 9:27).

CONCLUSÃO

Qual é a sua maior alegria hoje em dia? O que faz seu coração vibrar de alegria e chega a tirar lágrimas dos seus olhos?

Sua alegria é a mesma que existe no céu quando um pecador se arrepende? 

Se não é, o que precisa mudar para que seja?

São os seus valores, suas prioridades, uma conversão maior a Jesus e seu projeto para este mundo? O que precisa mudar?

Quais são os seus “causos de evangelismo”. São poucos? Todo evangelizador, ao ensinar sobre a importância do evangelismo deve ir além do estudo da Bíblia, deve ter os seus próprios causos para contar.

Não somente de sucessos, mas também de fracassos. Eu, por exemplo, durante várias semanas, estudei a Bíblia com um grupo de pessoas, que chegou a ter 12 participantes, mas, que eu sabia, resultou em nenhuma conversão.

E você que está lendo este artigo. Tem muitos casos a contar? Poucos? Nenhum?

Talvez a respota a esta pergunta mostre a razão de seu coração vibrar ou deixar de vibrar de alegria, ao buscar uma alma, como Deus e seus anjos e fazer uma festa quando ela se arrepende e volta para o Senhor.

Festa na terra, festa no céu e também no coração dos evangelizadores. Tudo por causa de uma alma arrependida.