fbpx

JÁ CONTOU PARA DEUS O SEU VEXAME?

“Deus lembrou-se de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda. Ela engravidou e deu à luz um filho. Então disse: — Deus tirou de mim o meu vexame.” – Gênesis 30:22-23

Deus é o juiz e vingador dos desamparados e oprimidos.

Uma decisão errada de Labão levou a essa luta entre Raquel e Lia. A primeira era a preferida de Jacó, mas, em compensação, os filhos do patriarca vieram por meio da segunda, a desprezada.

Imagino os sentimentos de Raquel ao ver sua irmã dar ao seu marido 6 filhos e ela nenhum. Mesmo utilizando sua serva para ter filhos, provavelmente Raquel não deixou de pedir a ajuda de Deus, de insistir com o Senhor por um filho. E esse dia chegou.

O texto diz que Deus lembrou-se de Raquel, a ouviu e agiu e, como resultado, ela engravidou e deu a luz a José, o famoso futuro governador do Egito.

O comentário de Raquel resume bem como até então ela se sentia: “Deus tirou de mim o meu vexame”. Com certeza Raquel se sentia inferior a irmã, mesmo com o amor do marido, talvez se sentisse até mesmo desprezada por Deus.

No Novo Testamento, especialmente no livro de Lucas, Deus é o protetor daquele que vive em vexame, é desvalorizado. Naquele evangelho a viúva é destacada, o samaritano é o herói da história, ao contrário do sacerdote e do levita.

Sim, meu irmão, nosso Deus é “pai dos órfãos e juiz das viúvas”, conforme o salmo 68:5. Ele é aquele que tira o nosso vexame, que faz do último o primeiro, como fez com o caçula Davi entre 8 filhos. 

Por isso o Senhor Jesus nos ensina a buscar, bater e pedir, pois nosso Senhor, como ninguém, conhece o Pai Amoroso que temos (Mateus 7:7-8).

E você? Há algo que o envergonha ou causa vexame? Já contou ao seu Justiceiro e Vingador, o Senhor dos Exércitos?