LÁBIOS QUE CELEBRAM A DEUS – O EVANGELHO DE LUCAS

“Então Maria disse: ‘A minha alma engrandece ao Senhor,

e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador.'” – Lucas 1:46-47

“Zacarias, o pai de João, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo: ‘Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.'” – Lucas 1:67-68

“E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, porque precederá o Senhor, preparando-lhe os caminhos.” – Lucas 1:76

Esses dois hinos ou cantos, chamados de “Magnificat” e “Benedictus”, em razão da primeira palavra na tradução católica chamada Vulgata, são expressões da alegria de Maria e Zacarias em razão da ação poderosa de Deus no meio do seu povo.

Maria alegra-se no Senhor e a Ele engrandece em razão de notar como Deus utiliza o humilde para fazer grandes coisas junto ao seu povo.

O canto de Maria lembra bastante o canto de outra mulher, Ana, mãe de Samuel, que séculos antes, seria utilizada por Deus para dar à luz a Samuel, profeta, juiz e sacerdote. Vejamos um pequeno trecho do cântico de Ana:

“Então Ana orou assim: O meu coração exulta no Senhor. A minha força está exaltada no Senhor. A minha boca se ri dos meus inimigos, porque me alegro na tua salvação.” – 1 Samuel 2:1

Já Zacarias alegra-se porque aquilo que Ele chegou a duvidar aconteceu, ter um filho na velhice, que seria o profeta que prepararia o caminho para a chegada do Messias de Israel.

Maria e Zacarias fazem-me lembrar de um incentivo feito pelas Escrituras:

“Alguém está alegre? Cante louvores.” – Tiago 5:13

Sim, cantar louvores a Deus, derramar a alma diante do Senhor, deve ser uma atitude natural de quem reconhece os grandes feitos de Deus em sua vida e no meio do povo de Deus.

De fato, todos nós, se fizermos uma retrospectiva na vida, veremos quantas vezes o Senhor agiu de forma misericordiosa e amorosa em nosso meio, seja individual, seja coletivo e, ao parar para pensar, cantar louvores a Deus deve ser uma atitude natural. Na minha vida, quantas vezes, vi Deus agindo poderosamente, muitas vezes me levantando quando me sentia humilhado. Em especial nessas 3 décadas e meias que o sigo.

O texto de hoje ainda me lembrou um outro incentivo bíblico:

“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.” – Hebreus 13:15

Esse oferecimento de cânticos que louvam o nome do Senhor deve ser algo individual e diário dos filhos de Deus, que culminam em suas reuniões, cheios de cantos de louvor a Deus:

“Falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” – Efésios 5:19-20

Que isto seja uma realidade em nossas vidas, não somente quando Deus nos faz grandes coisas, como fez com Zacarias e Maria. Mas, de forma corriqueira e diária, nas bênçãos do dia a dia como, por exemplo, acordar, ter uma família, um teto e o pão nosso de cada dia, expressões do amor e cuidado de nosso Amado Pai celestial.