NÃO ESPERE DEUS SE RETIRAR DESTE MUNDO

“Então a glória do Senhor se levantou de sobre o querubim e foi para a entrada do templo. O templo se encheu da nuvem, e o átrio ficou cheio do brilho da glória do Senhor.” – Ezequiel 10:4

“Então a glória do Senhor saiu da entrada do templo e parou sobre os querubins.” – Ezequiel 10:18

Este capítulo do livro de Ezequiel, cheio de visões do profeta, lembra muito parte do livro de Daniel e o livro de Apocalipse. Que privilégio e responsabilidade tiveram esses servos de Deus!

No texto de hoje a glória de Deus, que representava a presença do Senhor no meio do seu povo, aos pouquinhos, vai se retirando do templo de Israel.

Por muito tempo os moradores de Jerusalém pensaram que a cidade jamais seria invadida, pois ali estava o templo. Puro engano. O que dava importância ao templo era a presença de Deus, que protegia a nação. Foi esta a oração que Salomão fez quando da inauguração do templo.

“Que os teus olhos estejam abertos noite e dia sobre este templo, sobre este lugar do qual disseste: “O meu nome estará ali”, para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.” – 1 Reis 8:29

Por diversas vezes Salomão pronunciou a palavra “ouve”, pedindo a Deus que, do templo, sempre ouvisse o seu povo. Na realidade desde a construção do tabernáculo, em Êxodo 40, Deus sempre se fez presente no meio do seu povo. Agora o Senhor abandona o templo.

A forma de Deus abandonar, aos pouquinhos, transmite a ideia de que Ele deu todas as chances possíveis para que Israel se arrependesse. Agora o Senhor abandona o povo pecador, e a nação será destruída pelos babilônicos.

No Novo Testamento Deus habita no meio do seu povo, a igreja de Jesus. E através da igreja Jesus faz conhecer diante de todo o mundo a sabedoria de Deus. E o povo de Deus é a luz que ilumina o mundo, o sal da terra, que dá sabor, mas também não permite que o mundo se deteriore de uma vez (Mateus 5:14-16).

Como aconteceu na época de Ezequiel, no momento certo determinado por Deus, a igreja será retirada deste mundo, o próprio mundo físico será destruído e os rebeldes a Deus irão habitar uma realidade no qual inexiste a presença do Senhor, a glória dele (2 Tessalonicenses 1:9-10). A Bíblia chama esta realidade terrível de inferno (Mateus 25:41 e 46).

Enquanto Jesus não volta com o Juízo Final, a igreja do Senhor continua a crescer e levar para seu interior os outrora cativos de Satanás, arrependidos e libertos, transportados do reino das trevas para o reino da luz.

“Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado.” – Colossenses 1:13

Hoje é mais um dia para vivermos nos aproximando de Deus, andando à sombra do Onipotente. Pois desta decisão de nos aproximarmos de Deus hoje irá depender passarmos a eternidade junto a glória de Deus ou totalmente afastados dela.

Meu desejo sincero é passar com você, meu irmão, meu amigo, a eternidade ao lado de nosso Criador.