Para Que Serve a Escola?

Você já parou para pensar sobre o verdadeiro propósito da escola? Muitos de nós passam anos e anos em salas de aula, mas quando finalmente terminamos, ainda nos sentimos despreparados para enfrentar os desafios do mundo real. Aprendemos fórmulas matemáticas complexas e fatos científicos, mas raramente habilidades práticas para a vida cotidiana. Então, afinal, o que a escola realmente nos ensina?

Para Que Serve a Escola?

A escola deveria ser um lugar de aprendizado significativo, onde os estudantes desenvolvem habilidades que vão além dos livros didáticos. No entanto, muitas vezes, ela se torna uma corrida por notas, onde o objetivo principal é passar nas provas. O problema é que decorar informações para um teste não equivale a adquirir conhecimento duradouro. A Bíblia nos ensina em Provérbios 4:7 que “A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria, e com todos os teus bens adquire o entendimento.” No entanto, nosso sistema educacional atual raramente incentiva a busca pela sabedoria e pelo verdadeiro entendimento.

Além disso, a escola frequentemente falha em preparar os alunos para os desafios emocionais e psicológicos da vida adulta. Problemas como ansiedade, depressão e habilidades de gerenciamento de estresse são muitas vezes negligenciados no currículo. Entretanto, essas são questões cruciais que podem impactar significativamente o sucesso e o bem-estar dos jovens. A verdadeira educação deveria capacitar os estudantes a lidar com esses desafios, preparando-os não apenas academicamente, mas também emocionalmente.

Hoje em dia vemos o governo querendo tomar o papel dos pais de educar. Eles não tem competência para isso e permite que a escola seja um lugar de ideologias. A escola deve ser um lugar para ensinar matérias práticas e não educação. Os pais são fruto de gerações que também sofreram com isso e estão perdidos. Não aprenderam procurar a sabedoria e agora são manipulados por ideologias.

Na escola pode-se falar de tudo, menos falar de Jesus Cristo. Para outras religiões a escola está aberta. O que era para ser Estado Laico tornou-se Estado Louco. A Bíblia é proibida na escola, mas incentivada nas prisões. Justamente ela que tem o poder de não só informar como um livro qualquer, mas de transformar. Provavelmente por isso ela é proibida na escola.

Outra questão crucial é a falta de ensino sobre habilidades práticas. Muitos alunos saem da escola sem saber como fazer suas próprias declarações de imposto, lidar com a burocracia, buscar uma renda, comprar uma casa ou administrar suas finanças. Mateus 7:24-27 nos ensina sobre a importância de construir nossa casa sobre a rocha, ou seja, ter uma base sólida na vida. Sem habilidades práticas, muitos jovens se sentem como se estivessem construindo suas vidas na areia, vulneráveis a cada desafio que enfrentam.

Conclusão

É essencial questionar o verdadeiro propósito da educação e buscar reformas que tornem o aprendizado mais relevante e significativo. A escola deve ser um lugar onde a sabedoria, o entendimento e as habilidades práticas são cultivadas. Apenas assim poderemos preparar verdadeiramente os jovens para um futuro de sucesso e realização. Afinal, como ensinado em Provérbios 22:6, “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Vamos garantir que esse caminho seja pavimentado com conhecimentos valiosos e habilidades essenciais para a vida.