Sou Crescido Espiritualmente Falando?

“Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado” (Gálatas 6:1)

“Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos” (Romanos 15:1)

“O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Porque não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano” (1 Coríntios 6:7)

“Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave do teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão” (Lucas 6:42)

“Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14:12)
(grifos meu)

“Fulano é um irmão espiritual”, ouvimos às vezes. Quase sempre quem recebe esta qualificação a recebe em razão de sua eloquência, suas boas aulas, sua participação na igreja. São boas qualidades, de fato. Porém, por si só não são garantias do crescimento espiritual de uma pessoa.

Quero compartilhar 5 sinais (há vários outros) de crescimento espiritual na vida de um discípulo de Jesus:

1. Está mais preocupado com a existência de pecado em sua vida, não na dos outros. Uma pessoa crescida deseja agradar mais e mais ao seu Senhor. Assim, conhecendo seus pontos fracos, é pecador, está em constante vigilância. Ao cuidar de si não tem tanta atenção para as faltas dos irmãos. Uma pessoa madura sabe que trava uma guerra de vida ou morte com o pecado e, por isso, se necessária, “corta a mão”, o olho, o que for necessário para não pecar contra Deus (Marcos 9:43-48).

2. Corrige os outros com mansidão e temor. Apesar de não ser um detetive investigando a vida dos outros, quando vê (não ouve dizer ou presta atenção em fofocas), ele, por amor, vai atrás do irmão e, com jeito, brandura e bíblia aberta, procura levar este irmão de volta. Sua brandura vem do fato de que ele sabe que também “tem telhados de vidro”, ou seja, é um pecador, passível de queda e deseja ser tratado com a mesma misericórdia quando for corrigido por alguém. Como está constantemente “tirando os ciscos dos próprios olhos” para que não acumulem e se tornem “traves”, enxerga o suficiente para ajudar outros também a tirarem os ciscos (pequenas falhas) dos seus olhos.

3. Suporta a falta de crescimento dos outros. Talvez seja um dos maiores sinais de crescimento espiritual, quando estamos dispostos a “engolir sapos” em razão das falhas dos outros. É sempre estar disposto a dar mais uma chance, é não julgar, é não condenar, mas, por amor a Deus e à igreja, aguardar o momento do irmão imaturo crescer. No corpo de Cristo, os verdadeiramente crescidos estão dispostos a “suportar uns aos outros” em favor da família de Deus, não cria problemas, tem um coração compassivo, cheio de misericórdia para com o próximo. Os irmãos ainda “crianças na fé” precisam ter suas “fraldas” trocadas. E Jesus utiliza os adultos na fé para que tal trabalho seja realizado.

4. Abre mão de seus direitos por amor ao irmão e ao corpo de Cristo. Ele abre mão do seu alojamento no acampamento (apesar de ter direito), de seu ponto de vista, para evitar uma discussão inútil. Ele sabe que no fim a verdade de Deus prevalecerá e espera n’Ele. Na igreja em Corinto um irmão estava levando outro aos tribunais. Depois de aconselhar os irmãos a resolverem a questão internamente, Paulo diz que a maior prova de crescimento espiritual seria “o mais forte” tomar prejuízo em favor do menos crescido na fé, por amor a ele e a igreja.

5. Ele sabe que os olhos de Deus estão em todo lugar. Desta maneira, Ele está preocupado com a aprovação de Deus, não dos homens, com o julgamento de Deus, não das outras pessoas. Existe apenas um Senhor e a Ele todos prestarão contas. Ter a dimensão da grandeza e do poder internalizado no coração faz com que tenhamos segurança no agir de Deus, bem como na sua presença constante. Essa presença enche o coração de segurança e temor.

Eu sou uma pessoa assim? Você é alguém com estas características? Que tenhamos e sejamos mais e mais irmãos espirituais, ajudando (e não atrapalhando) o crescimento de todo o corpo de Cristo.