fbpx

TER O NOME ESCRITO NO LIVRO DA VIDA

INTRODUÇÃO

Você já fez uma pesquisa no google do seu nome completo? Qual foi o resultado?

Eu já fiz? Mesmo um nome comum como o meu, Valdir José da Silva, teve algumas respostas interessantes: os artigos e vídeos que mando para as redes sociais. Insistindo um pouco mais, minha nomeação como Escrevente no Tribunal de Justiça e mais recentemente, minha nomeação como Chefe de Seção no Tribunal de Justiça.

Como é bom ter o nome escrito entre aqueles que foram aprovados. Aprovados no vestibular, aprovados num concurso público, na lista dos contratos na empresa onde fizemos uma entrevista esperando admissão.

Imagine, então, ser aprovado para morar nas regiões celestiais. Na igreja nos Pimentas, durante todo o mês de dezembro, estamos destacando as promessas de Jesus.

A promessa desta semana encontra-se em Lucas 10:17-20. Jesus havia nomeado 70 discípulos para pregarem o evangelho. Eles retornam, exultantes, muito alegres:

“Então os setenta voltaram, cheios de alegria, dizendo: — Senhor, em seu nome os próprios demônios se submetem a nós!” – Lucas 10:17

Agora vejamos a resposta de Jesus:

“Jesus lhes disse: — Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago.
Eis que eu dei a vocês autoridade para pisarem cobras e escorpiõese sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, lhes causará dano. No entanto, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, e sim porque o nome de cada um de vocês está registrado no céu.” – Lucas 10:18-20

I – EU COMPREENDO A ALEGRIA DOS DISCÍPULOS

Sim, eu consigo compreender a alegria dos apóstolos. Ficamos alegres, eufóricos, até orgulhosos, diria eu. Se ficamos alegres por ter o nome aprovado num concurso público, imagine então:

“Senhor, em seu nome os próprios demônios se submetem a nós”.

Eu imagino Pedro, Tiago, João, Mateus, qualquer um daqueles 70 dizendo a Jesus: “Nós dizíamos: Em nome de Jesus, saia dessa pessoa! E o poder do mal fugia naquele mesmo momento! Nossa! Que tremendo!”

Por isso eu entendo, pois o meu coração fica cheio de alegria, entusiasmo e até certo orgulho quando ouço:

“Valdir, entendi o evangelho, quero ser batizado.”

“Valdir, aquela mensagem que você escreveu, como me ajudou…”

“Valdir, aquela sua visita junto com Silvia fez diferença na minha vida.”

Porém, era algo tremendo o que estava acontecendo com os apóstolos, a ponto de Jesus lhes dizer: “Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago.” – Lucas 10:18

Sim, naquela época eles tinham poderes milaculosos que, com a maturidade da igreja, cessaram. Porém, hoje, quando pregamos o evangelho, invadimos a casa do homem valente, Satanás, o amarramos, e tiramos de lá os seus escravos, conforme o próprio Jesus ensina em Mateus 12:29. E Paulo completa ao nos dizer: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor”. (Colossenses 1:13)

Sim, nossas armas são espirituais, poderosas em Deus, para converter o mais duro dos corações ao senhorio de Jesus (2 Coríntios 10:3-5).

Porém, esta não é a maior bênção que temos. Imagine o que fizermos de melhor e maior através de Deus, nada será maior do que esta bênção enorme:

“No entanto, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, e sim porque o nome de cada um de vocês está registrado no céu.” – Lucas 10:20

Sim, o nome de Pedro, João, Mateus, Tiago… todos os 70 estava registrado lá nos ceús, escritos no livro da vida.

II – O MEU E O SEU NOME TAMBÉM ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA

Esta é a realidade de todo discípulo de Jesus, pois conforme nos ensina Efésios 2:5-6: “E estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos — e juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus.” 

Por isso, Apocalipse 4 mostra os 24 anciãos – representando o povo de Deus – o nome de cada um de nós que cremos, nos arrependemos, confessamos Jesus, fomos batizados e permanecemos fiéis – sentandos em tronos juntamente com Deus Pai sentando no grande trono, tendo ao seu lado direito, Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Sim, neste mundo teremos grandes conquistas – materiais, sociais, trabalhistas – nosso nome sairá no Diário Oficial, na lista dos aprovados na faculdade, na lista dos admitidos na empresa – mas nada vai superar ter o seu e meu nome escritos no céu, no livro da vida.

Por outro lado, teremos perdas grandes, tristezas, decepções, às vezes nosso nome não sairá publicado no Diário Oficial, seremos reprovados, o nome não estará na lista dos aprovados na faculdade, dos admitidos naquela empresa – mas teremos nossos nomes arrolados lá no céu.

Vejamos as grandes promessas: já reinamos em vida através de Jesus Cristo (Romanos 5:17) e por fé sabemos que algo maravilhoso Deus já está fazendo e fará em nossas vidas (1 Coríntios 2:9).

Por fé, nós já vislumbramos o que nos espera, pelo Espírito Santo que nos revela através da Palavra de Deus.

Enquanto estamos em Cristo, nem nossos pecados impedem que nosso nome saia do livro de Deus, como aconteceu com Evódio e Síntique, duas irmãs em Cristo, que estavam brigando, Paulo as corrige, mas reafirma que seus nomes se encontram no livro da vida (Filipenses 4:3). Às vezes temos atritos no corpo de Cristo, mas, por causa do sangue de Jesus, nossa posição em Cristo se mantém (1 João 1:7-2:1)

Por isso, olha a reação de Jesus junto a seus apóstolos, Lucas 10:21:

“Naquela hora, Jesus exultou no Espírito Santo e exclamou: — Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e instruídose as revelaste aos pequeninos.Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.” 

III – PALAVRA DE ADVERTÊCIA – PROMESSA DADA AO VENCEDOR

Escrevendo à igreja em Sardes, em Apocalise 3:1-6, Paulo mostra que aquela igreja tinha problemas espirituais, mas havia um grupo fiel e que, se permanecesse assim, seus nomes não sairiam do livro da vida.

“O vencedor será assim vestido de branco, e de modo nenhum apagareio seu nome do Livro da Vida. Pelo contrário, confessarei o seu nomediante de meu Pai e diante dos seus anjos.” – Apocalipse 3:5

Sim, ao contrário do pregado no mundo religioso, nossos nomes podem, sim, ser tirados do livro da vida, conforme Deus disse a Moisés após o povo de Israel pecar vergonhosamente adorando o bezerro de ouro:

“Então o Senhor disse a Moisés: — Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim.” – Êxodo 32:33

Moisés tinha pedido que Deus riscasse seu próprio nome do livro que Deus tinha escrito, caso não fosse perdoar o pecado do povo de Israel, mas o Senhor disse: “Riscarei do livro aquele que pecar contra mim”.

Sim, podemos ter o nome tirado do livro da vida. Permanecer o nome escrito no livro da vida é uma promessa condicionada à obediência a Jesus, a permanecer, a jamais desistir. Mas, enquanto olharmos para Jesus com fé e obediência (Mateus 14:29-30 e Hebreus 12:1-2), nosso nome permanecerá escrito.

“Ao vencedor, jamais riscarei o seu nome do livro da vida.”, diz Jesus.

CONCLUSÃO

Talvez seu nome não apareça no Diário Oficial. Pode ser que você seja reprovado e seu nome não esteja naquela lista humana. Mas, por causa de sua fé obediente a Jesus, seu nome está escrito no livro da vida. E lá permanecerá, até a sua morte ou a vinda de Jesus. Basta permanecer fiel a Jesus até a morte, conforme nos ensina Apocalipse 2:10 e 20:12-15.

Que na volta de Jesus, o nome de todos os que estão lendo esta mensagem esteja escrito no grande livro de Deus.

“E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado no lago de fogo.” – Apocalipse 20:15

Promessa de incentivo, mas também promessa de advertência para todos nós.