fbpx

Uma Certeza a Todos

É difícil ter certezas das coisas da vida, porque ela é cheia de incertezas. Qualquer coisa pode mudar as nossas vidas e, de repente. Uma das maiores certezas que nós temos, a primeira certeza triste é que vamos morrer. E quanto tempo? Bom, essa não é uma certeza. Mas que nós vamos morrer é uma certeza.

A segunda certeza que nós temos é que o tempo passa e o tempo está passando exatamente agora. Nós não temos o que fazer, não dá para segurar ele. Não tem nada que a gente possa fazer. E o tempo continua passando.

A terceira certeza que nós temos é que as pessoas mudam. As pessoas mudam para bem ou para pior. As pessoas mudam. Mudam de formas emocionais, psicológicas ou até mesmo espirituais. Tem mudanças boas e tem mudanças ruins. E que são escolhas que nós fazemos.

A quarta certeza que nós temos é que não sabemos tudo. Ninguém sabe tudo. Até uma frase famosa diz “tudo que sei é que nada sei”. E a gente está sempre aprendendo, sempre. Mesmo quando a gente tem certeza de que não precisa mais de nada. A gente está aprendendo.

E outra certeza, a quinta certeza que temos é o dia de hoje. As vezes a gente esquece que dia é que é da semana, mas hoje nós estamos aqui.

A CERTEZA DO JULGAMENTO

Segundo a nossa leitura, surge uma nova certeza que todo ser humano deveria ter:

“Deus estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu e deu certeza disso, deu certeza disso, ressuscitando dos mortos.” (At 17:31)

A certeza é essa, é uma certeza que nós seres humanos deveríamos ter, que um dia vai ter um julgamento. Nós esquecemos disso. Mas qual é a prova de que um dia vai ter um julgamento? A própria passagem acima já falou qual é a prova. Haverá um julgamento! Deus estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça. Um dia. Um dia que nós nem sabemos. Nem Jesus quando estava nessa condição aqui, humano como nós, porque Jesus passou por essa condição humana, nem ele sabia. E ele mesmo fala isso em Mateus, capítulo 24, versículo 35, 36, ele diz:

Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.” (Mateus 24:35,36)

Naquele momento, Jesus não tinha ideia de quando seria. Ele estava na mesma situação que nós. Mas é claro que Ele, sendo a pessoa de Deus igual a Deus agora, principalmente, tendo voltado aos céus, Ele tem essa certeza, continua tendo, e que vai realmente acontecer e que ele vai voltar.

A primeira vinda de Jesus foi muito amigável. Ele curou as pessoas, Ele falou palavras que mexem conosco até hoje e vão mexer até o final deste mundo. Vai mexer com pessoas, vai transformar as pessoas como transformou a vida dos meus pais, a minha vida, a sua vida, e ainda vai transformar mais vidas. As passagens que você já leu lá no passado, se você ler de novo, você vai sentir coisas novas e transformações novas na sua vida, se você permitir Deus agir.

Jesus tinha certeza que tudo passaria, passará o céu e a terra. Jesus tinha certeza de um dia e de uma hora, mesmo que ele não soubesse quando, que iria acontecer o julgamento e o fim. Muitas pessoas perdem a esperança e a fé nas promessas, essa é uma promessa de que vai acontecer. A certeza disso eu vou daqui a pouco reforçar essa certeza.

DEUS NÃO ESTÁ DEMORANDO

– Ah – diz alguém – Jesus disse que ia voltar, mas já passaram 2023 anos, e nada!
Ele não está demorando! Uma coisa que nós precisamos saber, que Deus não tem calendário e não tem relógio. Deus não precisa disso, Ele é o tempo. Ele está no controle de todas as coisas, tudo o que acontece, Ele está no controle.

Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9)

Deus está sendo paciente. Você está com quantos anos? Tem muita gente que já morreu antes de você, com a mesma idade ou muito antes da sua idade. Por que você ainda não morreu? Inclusive essa pandemia matou milhares de pessoas no mundo, milhões. Por que você não foi uma delas? Porque Deus está sendo paciente com você. Comigo, conosco e todos nós. Essa é a verdade. Deus está sendo paciente. Não querendo que nenhum de vocês pereça antes de se arrepender. Alguns não tiveram essa possibilidade. Mas nós fomos os poucos escolhidos para ouvir essa mensagem de arrependimento, que Jesus ainda voltará, e Ele só não voltou, porque Ele está dando tempo para a gente se arrepender. Ele não deu tempo, é esse mesmo tempo para todo mundo. Algumas pessoas não tiveram o tempo de se arrepender.

AS REGRAS DO JULGAMENTO

Nós lembramos na ceia o quê? Morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. Lembra também que nós também fizemos isso. Morremos com Jesus, fomos sepultado com Ele lá nas águas do Batismo e ressuscitamos com Ele. Devo viver uma nova vida agora. Vai ser fácil? Claro que não. Tudo que é fácil não tem valor, não tem preço. Não vale nada. Mas isso que é difícil, se manter fiel  é o que é o grande valor. Não vai ser fácil. Mas por isso é precioso. 

O julgamento será justo. Deus já ditou as regras. Qual é a justiça que Ele vai usar? Qual é a lei, qual é a regra que Ele vai usar? Jesus mesmo disse isso em João capítulo 12, versículo 48, Ele disse:

“Quem me rejeita?” E não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue. As próprias palavras que tenho falado, essa o julgarão lá no último dia.”

Quer saber o que Deus vai usar contra ou a favor de você? Comece a ler os evangelhos, qualquer um deles: Mateus, Marcos, Lucas e João. Começa por ali, exatamente aquelas palavras de Jesus é que vão ser usadas para te absolver ou pra te condenar.

Uma outra certeza que nós precisamos ter, todos nós, compareceremos perante o Tribunal de Cristo. Um dia nós vamos ter uma outra reunião lá em cima. O dia está marcado, eu não sei quando, mas todos nós compareceremos perante o Tribunal de Cristo para responder segundo bem ou mal que fizemos através do corpo (2 Co 5:10).

A CERTEZA DO JULGAMENTO

Eu tenho certeza. Nós deveríamos ter certeza. E qual é a certeza de que esse dia vai acontecer? A própria passagem que nós lemos, reveja a passagem. Atos capítulo 17, versículo 31, ela disse claramente isso, a certeza:

“porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” (Atos 17:31)

Ele vai julgar ao mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu. Até o juiz já está escolhido. Jesus é o juiz, um homem escolhido. Um homem que se transformou igual a nós. E que mostrou para nós que é possível vencer que Ele passou por todas as coisas que você tenha passado ou mais, ou piores.

Então, nós precisamos ter certeza de que Jesus é o juiz. E de que Ele vai nos julgar. Ele é o escolhido de Deus. Entre tantas bilhões de pessoas, Deus escolheu você. Já pensou? Foi assim com Jesus. Jesus foi escolhido de Deus. Não só para ser o nosso Salvador, mas também para ser o nosso juiz. Na primeira vinda foi amistosa, foi amigável, mas na segunda vinda, Jesus não vai voltar da mesma forma que veio a primeira vez. Na primeira vida, Ele veio como o filho de Deus, aquele que traz boas mensagens, aquele que nós lembramos.

E sobre a certeza do julgamento? A CERTEZA ESTÁ EM QUE DEUS O RESSUSCITOU DENTRO DOS MORTOS. Essa é uma certeza. Como que eu posso ter certeza que Jesus foi ressuscitado dentro dos mortos? Você já notou quando nós damos importância ao corpo de alguém que morreu? Já notou que o ser humano faz para resgatar os corpos de pessoas mortas? Não importa onde elas estejam, eles vão a no fundo do mar, eles vão dentro das cavernas, eles querem resgatar o corpo. por que? Primeiro que Deus nos criou assim. Nós queremos ter certeza realmente de que não há mais esperança.

Nós temos alguma certeza sobre Jesus. Primeiro que Ele viveu nessa terra, é uma certeza. Ele foi crucificado, essa é uma certeza. Não há pessoa séria neste mundo que possa negar a existência de Jesus. É uma pessoa ignorante que diz: “Jesus não existiu”. Só pode ser ignorante porque são fatos e eu estou falando sobre fatos históricos. Até se você pegar o calendário, olhar no calendário, você vai ver antes de Cristo, aconteceu muita coisa e você vê muita coisa que aconteceu lá e depois de Cristo.

Jesus morreu, foi sepultado e ressuscitou. Esses são os fatos. Na ressurreição, seu corpo não foi achado, procuraram, pode ter certeza absoluta, que não somente os judeus, como também os romanos, procuraram o corpo de Jesus. Porque se achassem o corpo de Jesus, acabaria com esse movimento chamado ‘cristão’. Acabaria totalmente. Se eles pudessem apresentar:
– tá aqui o corpo do Cristo de vocês, achamos o corpo dele…
e tentaram, tentaram muito. Até os romanos se precaviram disso, guardando o túmulo de Jesus com soldados treinados. E eles até depois que Jesus foi ressuscitado, eles viram todo o acontecimento e fugiram de medo, um terremoto, abriu o túmulo. A gente fica com medo quando o túmulo se abre, né? Espero que um dia que nós não ficamos com medo, seja o nosso túmulo abrindo e que Jesus esteja nos recebendo. Acho que esse dia não vai dar medo, pelo contrário. Muita alegria.

A ressurreição é a base da fé, da esperança e mostra o amor de Deus. Se Jesus não tivesse ressurrecto, nós estaríamos ainda nos nossos pecados. Se Jesus não tivesse ressurrecto, todos os discípulos e apóstolos seríamos mentirosos. Se Jesus não tivesse ressurrecto, nós não teríamos a mínima esperança. E nós estaríamos fazendo o quê aqui? Não teria nada, não teria sentido. Aí, então, realmente a vida seria resumida nesta frase: “eu nasci, estou vivendo agora e vou morrer. Só, acabou”. Mas nós temos dentro de nós a eternidade, está dentro do coração do homem. Os nossos corações vieram já programados para saber que nós devemos viver para sempre (Ec 3:11).

A vida está na ressurreição de Jesus. E a ressurreição é base do julgamento. Tanto que nós lemos na passagem: “deu certeza do julgamento ressuscitando-o dentro dos mortos”.

A ressurreição é a certeza de que um dia haverá o julgamento. Procure a saber mais sobre ressurreição. Pegue a sua bíblia, procure na internet mesmo, coloca lá a palavra “ressurreição na Bíblia”. Você vai encontrar um monte de passagem e leia! Fique com a certeza da ressurreição de Jesus.

Qual é a sua reação quando você ouve essa palavra “ressurreição”? No passado, quando o apóstolo Paulo estava pregando sobre ressurreição, até pensaram que era um outro deus. Jesus Cristo um Deus, ressurreição outro Deus. Tanto que ele falava de ressurreição. Alguns quando ouviram essa mesma passagem que nós estamos ouvindo agora, que a ressurreição de Jesus é um fato do julgamento. Veja qual foi a reação deles.

“Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns escarneceram, e outros disseram: A respeito disso te ouviremos noutra ocasião.” (Atos 17:32)

Qual é a sua reação? Espero que você queira ouvir mais, e que você sozinho, vá lá pra casa e faça o dever de casa. Essa semana então é dia de nós sabemos mais sobre a ressurreição de Jesus. E no domingo que vem, como todos domingos nós fazemos, nós lembramos da ressurreição de Jesus, que Ele morreu, foi sepultado e ressuscitou.

Sabemos também se haverá um julgamento, os que são absolvidos e os que são condenados. Qual é a sua situação atual? São os que conhecem a Palavra de Cristo. Esses já sabem qual é o julgamento. Então eles tentam andar corretamente. Não tenhamos medo, pelo contrário, que nós possamos apressar a vida de Cristo. como apressar a vida de Cristo? Tendo bom comportamento.

Não tenha medo, enfrente já, estude a Palavra. Já vai morto nesse caso. Nós devemos estar mortos para este mundo. O apóstolo Paulo escreveu o seguinte:

“Ou será que vocês ignoram que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus? Fomos batizados na sua morte? Fomos serpultados com ele na morte pelo Batismo, para que como Cristo foi ressurreto dentro dos mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente seremos unidos com ele na semelhança da sua ressurreição. Sabendo isto, que a nossa velha natureza, o velho homem foi crucificado com Cristo, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos mais o pecado como escravos, pois quem morreu está justificado do pecado.” (Rm 6:3-7)

Então, se você já morreu, não tenha medo mais. Não é com você é com Jesus. Não depende de você a sua salvação. Depende de Jesus. Continui lutando. A luta contra o pecado é a morte.

“Filho os meus, escrevo essas coisas para que vocês não pequem, mas se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, por justo.” (1 Jo 2:1)

CONCLUSÃO

Escolha Jesus hoje enquanto Ele é advogado, porque no futuro, quando Ele voltar uma segunda vez, Ele será o juiz. Jesus será promovido. O dia está marcado, talvez não seja hoje, talvez não seja amanhã, mas quando será? E você, cada um de nós, estamos prontos? Ele não está demorando, é a paciência de Deus que está sendo aplicada, a paciência de Deus que impede Jesus de voltar. Jesus vai voltar fazendo um julgamento justo.

A mensagem da boa nova de Jesus é uma mensagem de convite. É uma mensagem de arrependimento. Se você hoje precisa se arrepender, não deixe para amanhã. “Quer que uma coisa fácil fique difícil? Deixe para amanhã”. Se você quer que uma coisa fácil como essa, que é se arrepender enquanto você sente no seu coração que esse é o caminho, a verdade e a vida, deixar para amanhã e ficará difícil. Pode ser tarde demais. E foi tarde demais para milhões, na verdade, milhões de pessoas que já passaram antes de nós. Que não seja tarde para nós.

Que a nossa certeza esteja em Cristo. Que Ele nos absolva já. Então, vamos encontrar com Jesus, com certeza absoluta, de que Ele é o nosso Salvador hoje. Que Ele nos absolve hoje, através da palavra Dele, através da comunhão que temos uns com os outros. Porque nesse momento, o sangue de Jesus, filho de Deus, nos purifica de todo o pecado. De Deus seja louvado e que Cristo seja glorificado em nossas vidas. Amém.