fbpx

A história de Jesus aos amigos de Deus – O EVANGELHO DE LUCAS

“Visto que muitos já empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram.” – Lucas 1:1

“Igualmente a mim pareceu bem, depois de cuidadosa investigação de tudo desde a sua origem, dar-lhe por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem.” – Lucas 1:3

Hoje iniciamos a leitura dos escritos de Lucas, uma vez que, permitindo Deus, meu plano é ler o evangelho e em seguida o livro de Atos.

Lucas é o maior evangelho em conteúdo, apesar de não o ser em capítulos e, pessoalmente, o relato da vida de Jesus, entre os quatro, o meu predileto.

A partir de hoje lerei cada capítulo sem pressa de passar ao próximo, buscando tirar o máximo proveito de cada leitura.

Na reflexão desta semana quero destacar que na introdução do evangelho que leva o seu nome, aliás, uma certeza firme desde o segundo século, o autor afirma que muitos já tinham iniciado projeto semelhante, isto é, narrar os acontecimentos referentes a vida de Jesus.

Há um entendimento de que Lucas tomou como base o reconhecido como o primeiro entre os quatro evangelhos na Bíblia, Marcos, e dali iniciou seu trabalho de pesquisar sobre a vida do Mestre. Por “muitos” também podem ser entendidos os relatos que chegaram a nós conhecidos como “evangelhos apócrifos”, isto é, aqueles não reconhecidos como inspirados por Deus ou canônicos, como o evangelho de Tiago, de Pedro, Filipe e Judas, entre outros.

No meio de tantos, por que somente 4 foram aceitos? Os ateus dizem que houve a interferência, política da igreja, e até mesmo do império romano. Para aqueles que, como eu, creem nas Escrituras e no poder de Deus (Marcos 12:24), vemos Deus agindo para que somente aquilo que Ele queria que chegasse até nós, fosse aceito pela cristandade. 

Penso nisso quando lembro de uma carta citada por Paulo, a chamada carta severa (2 Coríntios 2:3-4), perdida. Talvez Paulo tenha pesado a mão e feito uma carta tão sua, que o autor sagrado não tenha permitido que fizesse parte do cânon.

O evangelho de Lucas, segundo boa parte dos estudiosos, foi escrita antes da morte de Paulo em cerca de 65 DC e, junto com o livro de Atos, após sua chegada a Roma, em 62. Alguns pensam nesta última data como a provável. Nos dois anos em que o apóstolo dos gentios esteve preso, mas com relativa liberdade, Lucas, que estava com ele em Roma, teria escrito seu evangelho.

Finalmente, Lucas é dirigido ao “excelentíssimo Teófilo”, possivelmente uma autoridade romana convertida ao cristianismo. O objetivo é que Teófilo tivesse plena certeza das verdades lhes foram ensinadas a respeito de Jesus (vs. 4).

Alguns pensam que Teófilo pode não ter sido uma pessoa, uma vez que o nome significa “amigo de Deus”. É bem improvável em razão do emprego da palavra “excelentíssimo”.

No entanto, quero aproveitar esse pensamento para concluir que Teófilo provavelmente foi uma pessoa. De posses, que teve condições financeiras para divulgar o relato do Senhor Jesus que lhe chegou às mãos para todos os “téofilos”, isto é, amigos de Deus que, como Ele, desejavam conhecer cada vez mais da vida e ensinamentos do Mestre.

Portanto, a você e eu, “téofilos”, isto é, amigos de Deus, o relato sobre Jesus chegou e teremos o privilégio de aprender do Mestre e com o Mestre como sermos cada vez mais achegados a Deus, para que Ele seja não somente nosso Pai, mas amigo, pois, como diz certa canção, “não existe nada melhor do que ser amigo de Deus”.

Bom início de leitura, portanto, a nós, amigos de Deus. E caso você que lê este artigo ainda não o seja, hoje é dia de iniciar essa jornada de amizade com Deus que deve começar nesta terra culminando com nossa chegada nas moradas celestiais.