fbpx

A PALAVRA DE DEUS NUNCA FALHA

“Filho do homem, que provérbio é esse que vocês têm na terra de Israel: ‘Os dias passam, e as profecias fracassam’?

Portanto, diga-lhes: Assim diz o Senhor Deus: ‘Darei um basta nesse provérbio, e ele não será mais usado em Israel.’ Mas diga-lhes: ‘Os dias vêm vindo, e as profecias vão se cumprindo.'” – Ezequiel 12:22-23

O exílio babilônico foi realizado em etapas, num período de cerca de 11 anos, de 597 a 586 AC. Ezequiel foi na primeira leva. Eis a razão dos israelitas duvidarem. Muitos que não foram na primeira leva pensavam que o pior tinha acontecido. 

Engano deles. Deus utilizou muitos profetas para avisar ao povo, em especial Jeremias e Ezequiel. Mas havia muitos profetas falsos, que faziam questão de contradizer o que os profetas de Deus pregavam.

Na Bíblia, ser mensageiro de Deus, sempre foi “remar contra a maré”. Os verdadeiros profetas, por serem minoritários e trazerem toda a verdade de Deus, que nem sempre agradavam os ouvintes, muitas vezes foram rejeitados pelos seus. Aconteceu isso com o próprio Senhor Jesus (João 1:11).

O texto desta semana, pela ironia dos ouvintes, fez-me lembrar texto semelhante no Novo Testamento, escrito pelo apóstolo Pedro:

“Antes de tudo, saibam que, nos últimos dias, virão escarnecedores com as suas zombarias, andando segundo as próprias paixões e dizendo: ‘Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais morreram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.'” – 2 Pedro 3:3-4

Naquele tempo, 40 anos já havia se passado desde o retorno do Senhor Jesus aos céus. Alguns dos seus seguidores já tinham falecido. E os zombadores agora jogavam isso no rosto dos cristãos com a pergunta: “Onde está a promessa de sua vinda”. Bem semelhante a experiência vivida por Ezequiel.

Olhemos a resposta de Deus no texto que abre este artigo:

“Porque eu, o Senhor, falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá e não será adiada. Porque falarei a palavra e a cumprirei, diz o Senhor Deus, enquanto vocês, que são casa rebelde, ainda estiverem vivos.” – Ezequiel 12:25

Em 11 anos, toda a Palavra dita por Deus por seus profetas verdadeiros foi cumprida. Agora vejamos a resposta na época de Pedro:

“Mas há uma coisa, amados, que vocês não devem esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos são como um dia.” – 2 Pedro 3:8

“Porém, o Dia do Senhor virá como um ladrão. Naquele dia os céus passarão com grande estrondo, e os elementos se desfarão pelo fogo. Também a terra e as obras que nela existem desaparecerão.” – 2 Pedro 3:10

O tempo de Deus é diferente do nosso. Mas, a Palavra dele garante: o Dia do Senhor virá, como um ladrão, de forma inesperada e a parte do seguidor fiel de Jesus é estar sempre vigilante, preparado para esse dia. Podia ocorrer nos dias de Pedro, não ocorreu, pode ocorrer nos nossos dias, mas independente do dia de cumprimento, o importante é estar preparado, vivendo em obediência ao evangelho de Cristo.

Na mesma época de Pedro, respondendo aos desesperançados irmãos da igreja em Tessalônica, Paulo disse:

“Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolem uns aos outros com estas palavras.” – 1 Tessalonicenses 4:16-18

A Palavra de Deus foi cumprida nos dias de Ezequiel. Muitos sofrera por causa de sua incredulidade. Vai se cumprir no momento oportuno dos nossos dias, que somente Deus conhece. Estejamos preparados para podermos, alegres dizer: “Maranata! Vem, Senhor Jesus” (1 Coríntios 16:22). 

Enquanto isso, mesmo que rejeitados por alguns, como mensageiros de Deus, preguemos somente aquilo que Ele nos ordena e autoriza, encontrado na Bíblia, as Sagradas Escrituras. Sem mudar nem suavizar a mensagem.