fbpx

OBEDECER A DEUS DEVE SER ESTILO DE VIDA

“Todas as autoridades e todo o povo que haviam entrado na aliança obedeceram, libertando cada um os seus escravos e cada um as suas escravas, de maneira que já não os retiveram como escravos; obedeceram e os despediram. Mas depois mudaram de ideia, e fizeram voltar os escravos e as escravas que haviam libertado, e os sujeitaram outra vez à escravidão.” – Jeremias 34:10-11

“Há pouco vocês tinham voltado a fazer o que é reto aos meus olhos, apregoando liberdade cada um ao seu próximo. Vocês tinham feito uma aliança diante de mim, no templo que se chama pelo meu nome. Mas agora vocês mudaram de ideia e profanaram o meu nome, pois fizeram voltar os escravos e as escravas que haviam libertado conforme a vontade deles e os sujeitaram outra vez à escravidão.” – Jeremias 34:15-16

Conforme mandamento de Deus, um judeu proprietário de escravo, deveria libertá-lo após 6 anos de servidão (Êxodo 21:1-2). Este mandamento foi pouco obedecido pelos israelitas, que sempre dava um jeito de burla-lo. 

No texto de hoje o povo de Judá decide obedecer a esse mandamento, mas logo volta atrás, o que leva Deus, através de Jeremias , a repreendê-los pela desobediência.

Este texto fez-me pensar que Deus está interessado em nossa obediência completa, até a morte. É o que falamos quando descemos às águas do batismo: “Sim, serei fiel até a morte” e como resultado, receberemos a coroa da vida (Apocalipse 2:10).

Ouço pessoas às vezes dizendo do quanto eram obedientes no passado, quantas obras Deus fez através de suas vidas, de como foram utilizados no reino de Deus. A pergunta é: e hoje, continua fiel, obedecendo humildemente a Deus?

Sim, todos os dias é dia de obedecer a Deus, a rebeldia e apostasia começam com pequenas doses diárias de desobediência até chegamos a um ponto em que estamos totalmente fora do plano de Deus. Foi o que Judá fez na maioria do tempo. 

As causas da rebeldia e desobediência, muitas vezes, é permitirmos que pessoas que não temem a Deus possam ter muito acesso a nós. Quantas vezes podemos ouvir: “para que isso?”, “é exagero” ou “não seja radical” quando estamos de forma zelosa buscando ser obedientes às ordens de Deus.

Também, quando obedecemos a Deus, podemos temporariamente perder: amigos, bens, nos tempos bíblicos, muitas vezes a liberdade e até a vida. Por isso, ser fiel a Deus exige perseverança. É cada dia acordar e dizer: “Senhor, este dia é teu, utiliza-me da maneira como o Senhor deseja”.

Ao mesmo tempo, podemos utilizar o texto de hoje para lembrar que todos os dias é dia de arrependimento do mal que estejamos fazendo. Encontramos sempre o nosso Deus de braços abertos para nos acolher e renovar sua aliança e seu amor para conosco.

Portanto, hoje é o dia: de nos mantermos fiéis e obedientes a Deus, mesmo quando criticados por isso ou sofrendo em razão de nossa fidelidade. Ao mesmo tempo, para quem está longe dos caminhos de Deus, hoje é dia de voltar, o nosso grandioso Deus está sempre de braços abertos para receber o pecador arrependido.

Onde está você que lê esta reflexão? Vivendo em obediência? Continue. Passando por um período de desobediência e rebeldia contra a vontade de Deus? Hoje é dia, o dia é hoje, de mudar, se arrepender e voltar correndo para os braços ternos do Pai.

Afinal, obedecer ao Senhor não deve ser um acontecimento esporádico que ocorre em nossas vidas, de conformidade com nossa vontade ou nossas conveniências. Obedecer a Deus deve ser nosso estilo de vida.