Onde está o respeito? Uma análise do culto e do comportamento

Vamos falar um pouco sobre o valor e o comportamento que devemos ter no culto.

Malaquias chama a atenção do povo e apresenta uma crítica divina dirigida aos sacerdotes que negligenciam suas responsabilidades e desrespeitam os preceitos religiosos. Deus, através do profeta, questiona os sacerdotes sobre a falta de honra e temor que deveriam demonstrar. Ele destaca que os sacerdotes estão desprezando Seu nome ao oferecerem alimentos impuros e animais defeituosos como sacrifícios no altar, atitudes que não seriam aceitas nem por autoridades humanas, quanto mais por Deus. O texto enfatiza a necessidade de reverência e pureza nos atos de adoração, condenando a falta de respeito e a hipocrisia dos sacerdotes (Malaquias 1:6-8)

Melhor é ouvir do que falar. A maioria das pessoas vão à igreja só para ouvir, e isto é muito bom. Na verdade, muito melhor do que falar. É melhor ouvir do que falar, e quem muito fala, muito erra.

Sabeis estas coisas, meus amados irmãos, todo homem, pois. Seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tiago 1,19

Não devemos buscar na igreja posição, cargo ou funções apenas por status. Precisamos antes de qualquer coisa, aprender a ouvir.

Meus irmãos, não vos torneis muitos de vós mestres, sabendo que havemos de receber muito maior juízo. Tiago 3,1

Mas ao ouvir, não devemos nos enganar.

Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Tiago 1,22

Silêncio!

Porém, mesmo que não vamos à igreja para falar e sim para ouvir, isto não significa que podemos chegar de qualquer jeito. Muitas vezes as pessoas chegam de forma displicente. Algumas moças ou mulheres chegam em seus saltos-plataforma fazendo barulho, e outros entrando fazendo barulho quando o culto já começou, ou no meio de uma oração. Nada novo, não é? Não mesmo. Eclesiastes já tratou deste problema. O pregador diz:

“Guarda o pé, quando entrares na casa de Deus.” Chegar-se para ouvir é melhor que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem o que fazem.” Eclesiastes 5:1)

Para um bom entendedor, uma passagem diz que devemos pisar cuidadosamente quando chegar para ouvir e ouvir é melhor do que adorar sem entendimento. Até mesmo as nossas ações devem ser bem pensadas. Não devemos ser precipitados com a boca nem com o coração. Devemos ter respeito a Deus.

Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração te apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus, porque Deus está nos céus e tu na terra. Portanto, sejam poucas as tuas palavras. Eclesiastes 5,2

Comportamento da família na igreja Tentando servir a igreja, algumas pessoas sentam-se nos últimos bancos. De lá, elas têm uma visão ampla das necessidades. Visitantes que chegam, quem não tem bíblia e cantor, recados de última hora, etc. Do fundo também é possível ver as pessoas conversando, brincando com as crianças, pessoas se levantando para ir ao banheiro, às vezes, muitas vezes, no mesmo culto, dormindo e muitas outras coisas inadequadas na hora do culto. Antes de começar, leve as crianças ao banheiro.

Providencie entretenimento para que as que precisam. Arranje folhas sobre a Bíblia, histórias sobre a vida de Jesus, por exemplo, para elas pintarem, bíblias coloridas, etc. Prepare-se antes de adorar a Deus. Não fale sem ser agradável ao Senhor no seu coração. Eduque suas crianças na presença do Senhor. Se estivéssemos na presença de uma autoridade, prefeito, governador ou presidente, daríamos a ele todo o respeito que merece, não é?

Para Deus, devemos dar o melhor. As crianças devem ser educadas a irem antes do culto ao banheiro, e não conversarem durante o culto. A Bíblia ensina que, se não entendemos o que diz, não devemos dizer amém. 1 Coríntios 14, 16 Se você não consegue prestar atenção ao culto, ele não está servindo para você. É exatamente neste momento que Jesus está agindo, purificando os nossos pecados. É neste momento, juntos em união, que estamos andando na luz. 1 João 1, 7

Se você fica se distraindo, conversando, indo ao banheiro ou fazendo outra coisa qualquer, você não consegue ver a luz brilhando e a purificação acontecendo. Você merece o melhor. Deus ama tanto você, que só deu para você as melhores coisas. Ele te amou profundamente e te deu o que era exclusivamente dEle lá na cruz. Ele te transportou das trevas para o reino do seu filho, a igreja. Agora, continue tendo o melhor.

Quando chegar para o culto, sente-se na frente. É o melhor lugar da reunião da igreja. Procure cantar com todo o coração. Você vai se sentir amplamente abençoado. Experimente! Chegue para agradecer a Deus por todas as coisas. O contentamento é a verdadeira riqueza. Mesmo que você não entenda todas as coisas, saiba que Deus está protegendo você. Por isso, então, agradeça! Vá com a intenção de servir, de estimular o amor e as boas obras. Pergunte! Queira saber sobre… …mesmo como vai a vida dos irmãos? Pergunte! Como vai você? E espere a resposta. Servir é melhor do que ser servido.

Tenho vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer aos necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus. Mais bem-aventurado é dar, que receber. Atos capítulo 20, versículo 35

Você merece o melhor e o culto é a melhor forma de começar a semana. Quando for ao encontro de Deus, procure ouvir mais do que falar. Deixe que Deus… Deixe Deus falar com você e esteja pronto para obedecer. Para ouvir bem, faça silêncio e ajude os outros, jovens, irmãos mais velhos e crianças, a estarem prontos para ouvirem ao Senhor falar. Prepare sua família. Colabore para a salvação deles. Venha ter e dar o melhor para o Senhor. Se você ama sua esposa e filhos, dará a eles o melhor exemplo.