fbpx

Bênçãos disfarçadas de dificuldades

Por que nosso sofrimento nunca é desperdiçado?

Você já viveu a triste situação de ser traído por alguém? De ser alvo de cobranças indevidas, receber palavras duras, ofensas ou comentários maldosos?

Se sim, qual a sua reação nesse caso?

Recentemente, vivi certo desapontamento. Passei por uma situação desconfortável e desfavorável que muito me magoou. Minha primeira reação foi ficar chateado, e então comecei a catalogar mentalmente uma lista de queixas – me lembrando de todas as outras vezes em que fui magoado por pessoas que confiava e cultivava amizade.

Poderia ter continuado a escalar a montanha das murmuração, mas me deparei com uma frase do escritor A. W. Tozer, e comecei a pensar de forma diferente sobre a situação. A frase dizia:

Quando entendo que tudo o que está acontecendo comigo é para me tornar semelhante a Jesus, isso resolve grande parte da minha ansiedade.

Tudo o que está acontecendo comigo é para me tornar mais semelhante a Cristo. Nada é deixado de lado. Alegria e dor. Paz e turbulência. Plenitude e vazio. Sofrimento e facilidade. Pessoas que me amam e cuidam de mim. E pessoas que me machucam ou me ignoram. Saúde e doença.

Deus governa cada detalhe

Considerar que Deus está usando tudo para me tornar mais semelhante a Cristo me deixa menos ansioso. Devo considerar esse fato, em minha vida.

Os problemas não são castigos de Deus (Romanos 8:1). Deus está cuidando de mim (Romanos 8:32). Ele usa todas as circunstâncias para o meu bem eterno, inclusive os problemas (Romanos 8:28). Tudo em minha vida pode me direcionar a Cristo. Na verdade, deveria!

Refletir sobre esse fato diminuiu meu desapontamento. Mas me levou a pensar: por que Deus permite que nos frustremos?

Era uma pergunta simples, mas as respostas revelaram mais sobre meu coração do que o das outras pessoas. As ações de meu amigo foram um caminho para Deus revelar uma camada de imaturidade em minha vida que, de outra forma, estaria oculto. Ao ver a imaturidade em minha resposta, fui capaz de buscar a Deus e ter a oportunidade de aprender.

Sempre que me sinto aborrecido, frustrado ou zangado, talvez Deus esteja me convidando a examinar meu próprio coração em vez de focar minha atenção no lado de fora. Talvez minha irritação seja um convite do Senhor para ir mais fundo com Ele. Deus pode estar fazendo algo muito mais importante e mais duradoura em mim do que o que está acontecendo para mim.

E porque Deus governa tudo que passa pelo meu caminho, nenhuma experiência é perdida. Tudo pode ser usado para me levar a Cristo porque, em última análise, Ele faz todas as coisas para o bem. As circunstâncias difíceis podem motivar à uma dependência de Cristo. Ensinar a orar com mais fervor. Considerar as oportunidades. Desenvolver o espírito de gratidão. Enxergar o pecado e confessá-lo. Tudo pode ser um degrau para a santidade.

Abençoado no final das contas

Ser magoado por um amigo é bem diferente de ser traído por um cônjuge ou de sofrer de uma doença debilitante, mas o convite de Deus é o mesmo. Sejam as grandes provações ou nas pequenas provas, Deus usa cada uma delas, embora muitas vezes seja por meio das lágrimas, para me aproximar mais Dele. E à medida que me aproximo e sou abraçado pelo meu Senhor, torno-me mais parecido com seu Filho.

O autor da paráfrase bíblica, a Mensagem, Eugene Peterson, no comentário das Bem Aventuranças, escreve: (Mateus 5:3, 4): “Você é abençoado quando está no fim da linha. Com menos de você, há mais de Deus. Você é abençoado quando sente que perdeu o que é mais querido para você. Só então você pode ser abraçado por Aquele que é mais querido para você.”

Abençoado no fim da linha. Abençoado quando você perde o que é mais querido. 

 Aos olhos do mundo, isso parece loucura. É o oposto da definição mundial de “bem-aventurado”. Para o mundo, ser abençoado é ter tudo o que você deseja e muito mais. É realizar seus sonhos. É não estar no fim da linha e não perder tudo o que é caro a você.

Mas na economia de Deus, ser abençoado assume um novo significado. Somos abençoados quando não temos recursos humanos. Quando não temos nada próprio a que recorrer. Nenhum humano em quem confiar. Quando nada parece estar indo bem. É quando Deus e seu governo crescem em nossa vida. Há menos de nós. E mais de Deus. Quando perdemos o que é mais caro para nós na terra, valorizamos ainda mais a comunhão com nosso Pai celestial. Seu abraço é mais querido, mais precioso, mais espetacular do que qualquer coisa que poderíamos ter perdido.

Todas as coisas estão ao dispor de Deus

Salmos 119:90, 91 diz:

A tua fidelidade estende-se de geração em geração; fundaste a terra, e ela permanece.

Conforme os teus juízos, assim tudo se mantém até hoje; porque ao teu dispor estão todas as coisas.

Ao dispor do Senhor estão todas as coisas. Todas as coisas podem e serão usadas por Deus para cumprir seus bons propósitos para a alegria e glória eternas de seu povo.

Tudo o que enfrentamos pode ser usado para nos tornar mais santos. Nossos aborrecimentos podem revelar nosso pecado. As pessoas que nos magoam nos dão oportunidades de perdoar. Nossas doenças físicas nos ensinam a depender de Deus. Nossos filhos rebeldes nos treinam para orar sem cessar. Tudo o que é difícil e parece errado em nossas vidas é um convite divino para nos voltarmos para Deus.

Para viver plenamente essa perspectiva, precisamos estar presentes a cada momento. Buscar ativamente e perguntar a Deus o que ele está tentando nos mostrar. Ter consciência de que Deus está sempre agindo em nossa vida e confiar que cada circunstância pode nos aproximar dele.

Pois tudo o que nos acontece pode nos tornar mais semelhantes a Cristo.

(baseado do artigo: God Uses Everything de Vaneetha Rendall Risner)