fbpx

Um Irmão em Cristo Nas Olimpíadas de Inverno

ATUALIZADO…  2 February, 2018
Todo lugar que a gente vai encontra brasileiros. Claro que estou mencionando fora do Brasil. Agora imagine ir a um lugar em que acontece um dos mais importantes eventos mundiais com milhares de pessoas de vários países do mundo e ter certeza de que somente 10 são brasileiros e, entre estes 10, um deles é um dos nossos irmãos em Cristo.

Dia 9 de Fevereiro começam as Olimpíadas de Inverno na Coréia. E o que nós, um país tropical, tem a ver com as Olimpíadas de Inverno? Pois é, por incrível que possa parecer, o Brasil que, na maior parte do seu território não tem neve, estará representado por 10 atletas. Em 2013 o Brasil era o 71º no ranking mundial de Bobsled, em 2018 já era o 17º. Este ano tem tudo para subir no ranking.

A este ponto você já deve saber que o Brasil tem uma seleção de Bobsled, não sabe? Você não sabe o que é Bobsled? Pois é, a gente precisa mesmo pesquisar quando ouve este nome estrangeiro desta modalidade esportiva. Até bem pouco tempo atrás nem os próprios atletas brasileiros sabiam o que era Bobsled. Odirlei, por exemplo, era um decatleta e foi convidado por um colega que trocou as pistas pelo esporte no gelo. Odirlei nem sabia o que era Bobsled. O seu colega sugeriu que ele assistisse o filme “Jamaica Abaixo de Zero” para ele conhecer mais sobre o esporte. O filme de 1993 do gênero comédia baseado num fato real, conta sobre um técnico que desgraçou a si mesma trapaceando e tendo que devolver a sua medalha de ouro. Anos depois ele descobre um atleta jamaicano que não consegue se classificar para as Olimpíadas. Após alguns problemas iniciais, é então formada a primeira equipe de trenó da Jamaica.

Odirlei, amante dos esportes, assistiu o filme e topou participar para a sorte da equipe brasileira, pois ele é mais que um simples atleta. Tendo trabalhado na construção civil, mesmo sendo atleta, Odirlei inventa coisas. Já que a equipe brasileira de Bobsled não tem uma pista adequada, Odirlei, depois de duas semanas na garagem/oficina de casa, inventou a primeira pista móvel de pushing para Bobsled do mundo ((pushing é o primeiro passo para dar velocidade para o carrinho do Bobsled onde os atletas empurram com toda a força os primeiros 50 metros para dar impulso e velocidade para a corrida)). Odirlei fez um trilho de 78 metros. Conseguiu investimento da Confederação e agora, graças aos esforços do Odirlei, conseguem treinar o ano inteiro e quando chegam lá, para as competições, já estão com vários detalhes já ajustados.

Os brasileiros deixaram de ser comparados ao filme e passaram a ganhar torneios que disputaram como a Copa América o que ajudou a assegurar uma classificação tranquila para as Olimpíadas de Inverno na Coréia. A meta é chegar entre os 20 melhores do mundo, para quem foi 29º e penúltimo lugar nas últimas Olimpíadas.

Um grande motivo para nos orgulharmos e torcer por essa modalidade até então desconhecida é que Odirlei é nosso irmão em Cristo da cidade de Franca, no interior de São Paulo. Apesar de estar de viagem marcada para esta terça, dia 30 de Janeiro, e todos os compromissos e assédio por estar às vésperas dos jogos, fiquei impressionado com a disponibilidade e generosidade do irmão Odirlei em, prontamente, responder às minhas mensagens. Em uma das mensagens ele escreveu: “Responder um irmão em Cristo é sempre um prazer”. Ele estava prestes a fazer mais uma das muitas gravações para a imprensa que, de repente, assim como nós, o descobriu por este grande feito. Nos sentimos orgulhosos e representados como irmãos através da simplicidade e generosidade do nosso irmão de Franca.

As seguintes palavras foram baseadas em resposta a 10 perguntas enviadas ao irmão Odirlei. Através das respostas dele podemos conhecê-lo mais para torcer com ele com mais propriedade. Odirlei nasceu em Franca, e tem 35 anos. Se converteu em 1998, após conhecer o verdadeiro evangelho. Frequenta a congregação da Igreja de Cristo em Franca no jardim Guanabara. Ele tem duas filhas, uma de 11 e uma de 8 anos e é casado há 15 anos com a Cláudia Oliveira de Moraes Pessoni. Vai disputar o Bobsled na Olimpíada de Inverno. Como já dito acima, Odirlei já era atleta do atletismo, e através de um amigo conheceu o Bobsled em 2009. Ele confidenciou que as lições que tira do esporte é superação, disciplina e comprometimento. Ele ainda revelou que a fé a em Cristo Jesus tem ajudado a superar limites, ter esperança e disciplina, lealdade, e acima de tudo tem o ajudado a receber bênçãos de Deus que, mesmo não merecendo, Deus tem mostrado sua misericórdia na vida dele.

No final das perguntas, Odirlei fez as suas considerações: “Agradeço primeiramente a Deus por me fortalecer e ajudar a superar limites, aos meus familiares e amigos por sempre torcer por mim, e aos meus irmãos em Cristo que sempre tem torcido e intercedendo por mim”.

Por causa do Odirlei a seleção Brasileira de Bobsled conseguiu progredir bastante e, novamente por causa do Odirlei, a equipe brasileira de Bobsled pode contar com milhares de torcedores novos que também são seus irmãos em Cristo.

Vamos torcer em oração por nosso irmão para que, se um de nós vence, todos nós vençamos com Ele. Que Deus o abençoe e guarde nesta fase da sua vida e que toda honra e glória sejam dadas ao Senhor Jesus Cristo.
O Odirlei acabou de enviar algumas fotos lá da Coréia…
[foogallery id=”4984″]