Multiplicação

A multiplicação do número de fiéis depende de cada discípulo. Quando Jesus te chamou ele incluiu a multiplicação. Imagine que um evangelista evangeliza 1 pessoa por dia. Num ano ele terá evangelizado 365 pessoas, em dois anos 730 pessoas, e assim por diante. No final de 13 anos teriam 4745 pessoas, se ninguém desistisse. Seria um número impressionante mas o trabalho seria de uma pessoa só, Ele não teria tempo para ensinar as pessoas a guardarem os mandamentos de Jesus, pois apenas as ensinaria e as batizaria e no dia seguinte iria atrás de outro para evangelizar, desta forma, não poderia obedecer a palavra que exige uma continuação para o crescimento de cada discípulo (Mt 28:18-20). Isto seria evangelizar, mas não fazer discípulos.

Fazer discípulos exige que quem ensina, ensine tudo, inclusive os ensinamentos que Jesus deixou. Ensinaria ainda, a evangelizar outros. Imagine agora que cada um de nós trouxesse apenas uma pessoa por ano, não seria muito, seria? Se fizermos isso, um trabalho em conjunto,no final dos mesmos 13 anos, teríamos 8192 discípulos de Jesus. Veja o que é crescimento!

A REALIDADE

O crescimento da igreja é uma coisa complexa por natureza, a natureza humana. Quando falamos em números, como acima, eles fazem o que planejamos; mas quando falamos em pessoas, elas não seguem um plano, são até imprevisíveis. Números não pensam e não se movem. Pessoas, pelo contrário, desistem e abandonam o caminho. Por isso os números acima não podem representar a realidade. Sendo assim, a sugestão é cada um fazer mais um discípulo em dois anos, ao invés de um ano. Aí sim estamos sendo mais realistas! Então, consideremos somente os anos pares e em 12 anos teremos na igreja 2048 pessoas. Você conhece alguma igreja com este número? E mesmo que contemos com problemas e consideremos somente a metade, ainda teríamos 1024 discípulos. Seria um número impressionante! Contando ainda os mínimos, dividindo duas vezes teríamos 512 e 256 discípulos respectivamente. Veja que igreja entusiasmada que teríamos! Então, CADA UM DE NÓS VAMOS DISCIPULAR APENAS UMA PESSOA A CADA DOIS ANOS. Crescer é possível, basta querer. Deus quer!

1ºAno 2ºAno 3ºAno 4ºAno 5ºAno
30 37 46 57 71

Vamos minimizar mais ainda. Imaginemos cada 4 irmãos trazendo apenas 1 pessoa por ano. Se fossemos 30 pessoas teríamos um crescimento de 7 pessoas no ano. Quando foi que a igreja teve este crescimento? Se conseguimos lembrar, faz tempo! Imagine a igreja crescer 7 membros a cada ano durante 5 anos (7×5=35). Teríamos o dobro e um pouco mais de irmãos que temos atualmente. Uma coisa é certa, se não fizermos nada, o resultado já conhecemos. Se nos esforçarmos um pouco, o crescimento virá de Deus.