Pioneirismo Missionário – O Trabalho do Casal Smith

“Sem contar Virgil Smith, Orlando Boyer e George Johnson, chegados em 1927-29, que se desviaram e levaram todas as igrejas estabelecidas para [uma denominação], Arlie Smith foi o missionário pioneiro das igrejas de Cristo no Brasil.”.

Arlie e Alma Smith sentiram-se chamados a cumprir as palavras de Jesus, quando o Mestre disse: “Ide a todo o mundo e pregai o evangelho…” Sua resposta a estas palavras de Jesus os levou para um país distante do seu. Em julho de 1956, este casal veio ao Brasil pregar o evangelho. Arlie e Alma estabeleceram-se na cidade de São Paulo, uma cidade grande de 2 milhões de habitantes. Arlie começou a ensinar, a pregar nas praças em busca das pessoas que estavam procurando as verdades bíblicas. Enquanto Arlie estudava a língua portuguesa, ele deu algumas aulas bíblicas em inglês. Durante essas aulas, um homem chamado José Marcelino dos Santos foi convertido a Cristo no mês de novembro de 1956. José Marcelino começou a estudar sempre mais com Arlie e logo tornou-se um ótimo pregador. José Marcelino faleceu no ano de 2010 frequentava a igreja do Butantã onde ainda pregava e ministrava para a igreja.

Em 1957 Arlie e Alma mudaram-se para o Rio de Janeiro, a fim de ajudar nos cultos em inglês da igreja. Várias famílias norte-americanas que moravam no Rio convidaram os Smith para trabalhar com a igreja naquela cidade. Arlie e Alma ficaram ali dois anos e em fins de 1958 retornaram a São Paulo. Um prédio foi alugado no bairro de Bela Vista situado à rua Conselheiro Ramalho, 361 para os cultos da igreja. Logo depois realizou-se o batismo de Severino de Souza que foi evangelista na Nove de Julho, Curitiba, Araçatuba e ainda hoje é evangelista em Curitiba onde começou os trabalhos da igreja em 1967. A igreja da Bela Vista cresceu e mais tarde, como resultado disso, uma outra congregação teve início no bairro da Vila Maria. Nesse meio tempo, em 1961, Arlie e Alma Smith receberam treze famílias de missionários que chegaram para servir a igreja graças aos seus apelos a irmandade americana. Howard Norton escreveu sobre aqueles dias da chegada da equipe:

Irmãos esperando o desembarque da equipe de missionários americanos.

“Arlie e Alma estavam lá nos esperando com alguns dos prestativos recém convertidos. Os Smiths arranjaram um ônibos para nos carregar montanha acima até a cidade de São Paulo… nós éramos tão inexperientes que pedimos que Arlie para nos ajudar acerca de como o nosso relacionamento com a congregação que ele estabeleceu deveria ser. Ele já tinha pensado acerca do problema. Sua resposta foi direto ao ponto: “Eu acredito” ele disse “que vocês deveriam ir para outra parte da cidade e começar uma congregação para a classe média. Só tenho um pedido. Eu gostaria que vocês ajudassem a treinar as pessoas que nós já batizamos e inclua a nossa família em algumas das suas atividades sociais” Arlie e Alma trabalharam com a igreja em São Paulo de 1958 até 1967.”