Pioneirismo Missionário – O Trabalho do Casal Smith

Naquele ano eles voltaram para o Rio de Janeiro e abriram ali uma escola de inglês nos bairros do Leblon e Copacabana para se sustentarem e ajudarem a igreja. Os dois mantiveram essas escolas de inglês por três anos quando foram, então, convidados para dedicarem tempo integral ao serviço da igreja e aceitaram um convite para começar os trabalhos da igreja em Portugal. Eles deixaram o Brasil em 1969 para trabalhar nas cidades de Lisboa e Porto. Serviram em Portugal durante três anos ajudando a estabelecer duas congregações. No ano de 1971 retornaram ao Brasil para a cidade do Rio de Janeiro. No período em que se ausentaram do Brasil, iniciou-se uma congregação na cidade de Comendador Soares, com a ajuda de duas famílias norte americanas. Eles compraram uma casa e a transformaram em local de reuniões para a igreja. Isso aconteceu no ano de 1972. Cinco anos depois, foi construído um prédio ao lado dessa mesma casa, o qual continua ainda hoje servindo para as reuniões da igreja e conta com mais de 100 membros e uma Escola da Bíblia ativa e um núcleo de estudos bíblicos onde formam-se vários pregadores com a liderança servil de Messias Braz a serviço do Senhor. Arlie Smith permaneceu no Brasil até o seu falecimento em 1990. Quando lhe perguntaram sobre os seus planos para o futuro ele respondeu:

“Quero trabalhar para o Senhor no Grande Rio até o fim dos meus dias.”

Neste tempo trabalhando com a congregação de Nova Iguaçu eles começaram um orfanato que abrigou muitas crianças, das quais algumas delas fazem parte da igreja até os dias de hoje. Dona Alma continuou o trabalho sustentada pela igreja de Cristo Tuscumbia, Alabama. Ela era conhecida nas igrejas dos Estados Unidos como a “Madre Teresa” das Igrejas de Cristo. Alma Smith nasceu em Vernal, cidade do estado americano de Utah em Julho de 1918. Estudou no Pasadena City College e em Pepperdine University em 1937.

“Dona Alma parecía frágil, mas a força espiritual e a força de seguir os passos do seu Mestre Jesus Cristo compensava sua falta de força física – descreveu o jornal Times Daily: “Em Nova Iguaçu eles notaram que muitas crianças necessitadas frequentavam a Escola Dominical e moravam com uma mulher pobre chamada Maria Farias. Um político local garantiu as sobras de um restaurante para as crianças, mas depois que ele perdeu a eleição disse que já que as pessoas não gostavam dele, não tinha mais compromisso. E as crianças começaram a passar mais necessidades. Repentinamente dona Maria faleceu e as crianças fugiram para os morros desabitados da cidade com medo do juizado de menores ir busca-las. O casal Smith levantou uma doação e os presbíteros da igreja de Cristo de Tuscumbia aconselharam comprar a casa da falecida dona Maria. Eles compraram a casa em 1981 e um Lar Cristão foi organizado e registrado no estado. Cada criança no Lar era apadrinhada por alguém nos Estados Unidos. O Lar Cristão mudou-se para Cabreúva, interior de São Paulo e ainda está em pleno funcionamento.” Alma Smith voltou para os Estados Unidos onde faleceu. Arlie e Alma Smith foram pioneiros na igreja no Brasil começando congregações em São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso foram pioneiros também além mar em Portugal começando as congregações de Lisboa e Porto. Este espírito missionário deve nos inspirar a fazer o trabalho mesmo com dificuldades para que possamos colher os frutos. Fontes: 1) South America Mission Report – Summer 1999 – pg. 2. 2) http://alcanceweb.com/2011/04/15/campo-fertil-o-inicio-da-obra-brasileira/

Artigo extraído do Resgate Histórico. Esta e outros artigos sobre a História da igreja no Brasil poderão ser encontrados num futuro muito próximo no livro Resgate Histórico.