fbpx

As crianças são o presente da Igreja

 

Você não leu errado, e eu não confundi os tempos… na verdade eu gosto de dizer isso!

Primeiro porque poder educar uma criança sobre a Palavra de Deus é um grande presente, um verdadeiro privilégio. Poder ensinar sobre a Criação do mundo, poder mostrar que tudo que Deus faz é bom! Ensinar sobre homens e mulheres que obedeceram a Deus, realizaram e viram milagres, guiaram multidões e venceram batalhas. Ensinar sobre Jesus, o filho de Deus que é o nosso Salvador, sobre o Seu amor e Seu sacrifício por nós. Pode imaginar o quão forte, é uma criança que tem convicção de ser amada pelo Senhor Criador?

Segundo porque costumamos dizer que as crianças são o futuro da Igreja. Embora essa frase não seja dita com má intenção, ela acaba nos dando uma impressão errada. Nossas crianças devem ser discípulos em treinamento, não discípulos em espera. Nossas crianças são parte da Igreja agora, parte essencial dela desde já, no tempo presente.

A Palavra de Deus nos orienta: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22:6. O caminho apresentado para os pequenos vai servir de referência pelo resto de suas vidas. Que caminho estamos apresentando para as nossas crianças?

Também em provérbios (14:12) lemos: Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte. Precisamos assumir a responsabilidade de ensinar às nossas crianças o caminho em que elas devem andar: o caminho que conduz para a vida eterna! Jesus é o caminho!

Sabemos que os pais têm papel essencial nisso. Ensinar as crianças sobre Deus, Seu amor e o plano de salvação através de Jesus, e a obediência à Palavra de Deus deve ser a prioridade dos pais das crianças. No entanto, precisamos considerar a variedade de crianças que temos em nossas congregações: algumas com pais recém-convertidos ou em processo de conversão, algumas que congregam porque são levadas pelos avós, irmãos, tios… outras que nem tem uma pessoa na família buscando um relacionamento com Deus, que vão aos cultos e atividades sozinhas ou levadas por irmãos da Igreja.

Para muitas das crianças que você vai ver no domingo, aquelas poucas horas que duram a aula dominical e o culto, é a única oportunidade que ela vai ter na semana inteira para aprender sobre o Reino de Deus. E esse não é um papel somente dos professores do Ministério Infantil, toda a congregação precisa estar envolvida.

As crianças precisam ser envolvidas na Igreja de formas adequadas para suas idades, precisam ter oportunidades de utilizar suas habilidades e desenvolver seus dons para que possam servir! Precisam ter um ensino consistente e sistemático das Escrituras e desenvolver disciplinas espirituais. Mas como aprenderão, se nós não as ensinarmos? Se nós não apresentarmos para elas o caminho? O mundo não poupa investimentos para conquistar os pequenos: os canais de televisão, a internet e muitas vezes até mesmo a escola não espera que eles tenham uma idade específica para apresentar todo tipo de ideia maligna, para corromper, para distorcer a verdade, para destruir…

Nossas crianças têm necessidades agora e precisamos cuidar delas agora, no presente. Nossos pequenos estão vivendo todo tipo de dificuldade, em casa, na escola, na vizinhança… E devemos fortalecê-las no Senhor para que elas tenham força e coragem, para que possam enfrentar esses problemas. Precisamos investir na vida espiritual delas! Como podemos olhar para as crianças como o futuro da Igreja, se não estamos dispostos a investir nelas no presente?

Quero terminar com um convite, Salmos 78:4 diz: “Contaremos à próxima geração os louváveis feitos dos Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.” Vamos desfrutar do presente precioso que é poder ensinar às nossas crianças o caminho que elas devem andar, mostrar a elas as maravilhas do reino de amor do nosso Senhor.