fbpx

As Misericórdias do Senhor Ronovam-se a Cada Manhã

“O Senhor passou diante de Moisés e proclamou:

— O Senhor! O Senhor Deus compassivo e bondoso, tardio em irar-se e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a maldade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocente o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até a terceira e quarta geração!

E imediatamente Moisés curvou-se para a terra, adorou o Senhor 9e disse:

— Senhor, se agora alcancei favor diante de ti, continua no meio de nós; porque este povo é teimoso. Perdoa a nossa iniquidade e o nosso pecado e toma-nos por tua herança.” – Êxodo 34:6-8

A melhor maneira para conhecermos uma pessoa é pedindo que ela mesma fale de si. No começo, talvez, não consigamos, mas, com o tempo, a partir de suas palavras e comparando-as com as atitudes, vamos conhecendo com quem estamos lidando. Requer investimento de tempo.

    Com Deus não é muito diferente. Gosto do texto acima porque não é Moisés falando de Deus, é o próprio falando de si mesmo para Moisés.

    Deus diz ser Deus compassivo e bondoso, tardio em irar-se e GRANDE em misericórdia, que guarda a misericórdia em MIL gerações daqueles que o amam e aplica a sua justiça até a terceira e quarta geração dos que lhe aborrecem. Veja que diferença! Misericordioso até mil gerações e justo até a terceira e quarta. 

    Este texto enche meu coração de esperança e segurança de que, sim, serei salvo, vou morar com Deus no céu. Não por uma coisa ou outra que eu faça, mas por causa da misericórdia do Senhor, que segundo Jeremias, são a causa de não sermos consumidos porque as suas misericórdias não têm fim, renovam-se a cada manhã (Lamentações 3:22) Aleluia! Que alegria saber que, a partir do novo nascimento que acontece no momento do batismo, temos o Eterno não mais apenas como nosso Deus, mas também e em especial, como nosso Pai celestial. A misericórdia tem a ver com compaixão e no Novo Testamento, Jesus é descrito como aquele que tem compaixão pelas pessoas (Lucas 7:13, Marcos 8:2, Mateus 14:14, Mateus 20:34, Marcos 1:41, Marcos 9:36, Marcos 6:34, Mateus 15:32).

    Uma das razões de Deus ser cheio de misericórdia é o fato dele ser Onisciente, conhecer tudo, passado, presente e futuro. Assim, Jesus conhece os “bastidores” de cada pessoa, sua maldade, seus pecados, seus sentimentos mesquinhos, mas Ele também conhece suas lutas, seus sofrimentos, seus choros escondidos, sua história como um todo. Basta olhar para nós mesmos, quando vamos conhecendo melhor uma pessoa, vamos entendendo a razão de algumas atitudes erradas que ela tem. E nosso coração vai sendo também mais misericordioso.

    A Bíblia está repleta de exemplos onde Deus foi misericordioso, mas quero destacar exatamente este que acompanha o texto que abriu este artigo. Moisés tinha estado no deserto durante 40 dias e o povo tinha pecado feio com o bezerro de ouro. Quando Moisés ouve o Senhor dizer de si próprio o quão misericordioso é, ele aproveita o momento, cai com o rosto em terra, adora a Deus e diz: “Senhor, esse povo é teimoso mesmo. Perdoa, Senhor, a nossa iniquidade e o nosso pecado e toma-nos por tua herança”.

     Sim, por causa da grande misericórdia de Deus, todos os dias acordo e digo para o Senhor: “Obrigado, Pai, porque mais uma vez renovas tuas misericórdias para comigo. Senhor, sou pecador e lamentavelmente falho, mas, por favor, perdoa os meus pecados mais uma vez e jamais se afaste de mim”.

     É com base, irmãos, na compaixão de Deus que todos os dias sei que estou mais alvo que a neve, pois, mais uma vez, Ele renova suas misericórdias na minha vida e perdoa meus pecados. 

     E tenha certeza, meu irmão, Ele também faz o mesmo por você, assim Ele age na sua vida. Aleluia!