fbpx

Como alcançar estabilidade em um ano de incertezas?

Mais más notícias podem vir?

Talvez o ano de 2020 ficará na nossa memória como um dos anos mais difíceis desse século. É até desconfortável lembrar a quantidade de infectados e mais de um milhão de mortos, da crescente hostilidade política e turbulência, com atrito constante entre as pessoas; a desconfiança inflamada, com incerteza e instabilidade econômica e com igrejas lutando para saber como responder a tudo isso.

Como alcançar estabilidade em um ano de incertezas?

Quatro linhas, nas Escrituras, são incrivelmente relevantes e preciosas diante do cenário em que estamos. Essa passagem fica em Salmos 112: 7-8. O salmista escreve sobre o homem que teme ao Senhor:

Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. O seu coração está seguro e nada temerá. No final, verá a derrota dos seus adversários. (NVI)

Uma boa sugestão é que você pare e demore um pouco na leitura desses versículos. Lei atentamente, considerando essa Palavra no seu coração. Certamente o escritor enfrentou notícias piores e provações mais ferozes do que muitos de nós, mesmo em um ano como este. De onde veio sua coragem e firmeza? Como um homem vê as ondas (de dificuldades) quebrando e se agitando, ouve os ventos violentos do pior por vir, sente os tremores crescentes e ainda permanece estável, firme, imóvel?

Ao virarmos a página de 2020, sem saber quais más notícias ainda estão por vir nos próximos meses, como Deus pode tornar nossa fé mais forte, nossa alegria mais duradoura, nossa luz ainda mais brilhante? O que podemos aprender sobre estabilidade espiritual no Salmos 112 ?

O Bem advindo da Estabilidade

A palavra hebraica para seguro– “O seu coração está seguro e nada temerá”(NVI); ou firme “… está bem firmado… ” (RA) – é na verdade um verbo passivo que significa sustentar, apoiar, manter. A mesma palavra aparece repetidamente nos Salmos:

Pois o braço forte dos ímpios será quebrado, mas o Senhor sustém os justos. (Salmos 37:17 NVI)

Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. (Salmos 51:12 NVI)

Certamente Deus é o meu auxílio; é o Senhor que me sustém. (Salmos 54:4 NVI)

Sustenta-me, segundo a tua promessa, e eu viverei; não permitas que se frustrem as minhas esperanças. (Salmos 119:116 NVI)

Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. (Salmos 3:5 NVI)

A constância no Senhor é a sustentação. Não é mera coragem, paciência ou sobriedade, mas dependência de quem o sustenta – o Rei todo-sábio, todo-poderoso e todo-amoroso acima de tudo. A estabilidade vem de saber quem segura nossa vida, de nos apegarmos a tudo o que Ele nos prometeu em Cristo, de confiar nEle para nos sustentar dia e noite, seja o que for que venha.

Se quisermos um coração firme em um mundo instável, entre pessoas instáveis, durante dias instáveis, precisamos de um apoio. E precisamos saber que somos apoiados e seremos apoiados. Aqui no Salmos 112 , Deus nos dá pelo menos três caminhos seguros e profundos nessa sustentação divina e inabalável.

1. Deixe o medo gerar destemor

Primeiro, o homem sustentado por Deus teme a Deus. “Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos! (…) Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor.” (Salmos 112:1 ,7). O homem que teme ao Senhor não teme o homem. Temer a Deus o tornou repentina e inabalavelmente seguro.

“Se queremos um coração firme em um mundo instável, entre pessoas instáveis, durante os dias instáveis, precisamos nos apoiar no Senhor.”

Quanto de nossa instabilidade, no último ano, veio do medo mal colocado ou desequilibrado? Para ser claro, enfrentamos medos reais – um vírus com risco a nossa vida, bloqueios prolongados, empresas fechadas, empregos perdidos, confusão política,  debates beligerantes – tudo adicionado ao que cada um de nós já carrega de fardo. Mas um temor maior, de longe, se eleva acima de qualquer outro: o terrível e maravilhoso poder e justiça de nosso justo Senhor e Juiz. Se tememos como um vírus pode nos prejudicar, devemos temer ainda mais aquele “que pode destruir a alma e o corpo no inferno” ( Mateus 10:28 ).

Mas esse temor dos temores é um fenômeno estranho e maravilhoso, pois quem teme o mais temeroso encontra um refúgio, um santuário, um amigo. “A amizade do Senhor é para aqueles que o temem” ( Salmos 25:14 ). Porque aquele que eles temem os sustenta, o temor do Senhor se torna o lugar mais seguro em todo o mundo, o único lugar verdadeiramente seguro. Seu medo os torna extraordinariamente sábios ( Salmos 111: 10 ). Quaisquer que sejam as terríveis provações que eles sofrem, eles as sofrem nos braços fortes de sua compaixão ( Salmos 103: 13 ). Eles não carecem de nada ( Salmos 34: 9 ). E assim, seu santo temor gera o fruto surpreendente do destemor.

2. Deixe a obediência fortalecer a coragem

O medo que expulsa o medo também inspira uma obediência resiliente.

Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. (Salmos 112:7 NVI)

Aquele que é fiel é gracioso diante de um mundo cruel e indelicados; misericordioso quando os outros são frios e implacáveis;​ justo quando os outros se entregam e se rebelam ( Salmos 112: 4 ). Ele dá quando os outros guardam para si próprio e faz tudo o que faz com integridade e justiça ( Salmos 112: 5 ). Ele instrui, abençoa e ama de maneiras que os pecadores não podem explicar porque não conhecem a Deus ( 1 Tessalonicenses 4: 5 ). Ele obedece a Deus porque tem prazer em obedecê-lo. “Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas.” (Salmos 119:14 NVI). Para ele, as regras de Deus são mais finas que o ouro e mais doces que o mel ( Salmos 19:10 ).

E a obediência se torna um forno para sua coragem, refinando sua ousadia e dissolvendo seu medo. É uma ironia forjada na realidade, que aqueles que se arriscam na obediência a Deus estão mais seguros e satisfeitos do que aqueles que tentam servir a si mesmos e salvar a si mesmos ( Mateus 10:39 ). E é uma tragédia que muitos prefiram os perigos da auto-suficiência à absoluta segurança da obediência a Deus.

3. Deixe a esperança iluminar o vale

O homem sustentado por Deus sabe a quem mais temer, a quem obedecer quando sua mente resiste e protesta, e conhece aquele por quem sua alma anseia e espera. Os medos de seu presente esmaecem e se dissipam ao lado da luz de seu futuro.

Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. O seu coração está seguro e nada temerá. No final, verá a derrota dos seus adversários. (Salmos 112:7-8 NVI)

“Nossa luz nascerá não apenas após a escuridão, mas na escuridão, até que a própria escuridão expire.”

Sua adversidade terá um fim, seu triunfo virá. Mesmo quando é assaltado por provações e tristezas, e aqueles que desprezam a Deus parecem estar prosperando. O fiel sabe que os tesouros e conforto terreno terão vida curta – mas os celestiais são eternos. A certeza da vitória torna essa aflição leve e momentânea chocantemente suportável ( 2 Coríntios 4:17 ). O homem de Deus recebe as más notícias com confiança e até alegria porque conhece as Boas Novas, que um dia dissipará todo terror que hoje possa existir.

Os vírus se espalharão e serão vencidos, as eleições vão e vêm, as nações vão se erguer e cair, mas aqueles que confiam no Senhor – que o temem, obedecem e esperam por seu retorno – renovarão suas forças. Enquanto outros estão sobrecarregados com preocupações mundanas, “eles subirão com asas como águias.” Quando outros estão exaustos por seus medos e problemas, “eles correrão e não se cansarão”. Quando outros desistem e vão embora, “eles andam e não desmaiam” ( Isaías 40:31 ).

Nossa luz nascerá não apenas após as trevas, mas nas trevas ( Salmo 112: 4 ), até que as próprias trevas desapareçam. A alegria não vem apenas com a manhã, mas nos sustenta durante as noites de tristeza – até que as próprias más notícias se tornem uma memória fraca e inofensiva.

* artigo baseado em um posto do autor Marshall Segal