fbpx

COMO MOISÉS, QUERO SER ÍNTIMO DE DEUS

INTRODUÇÃO

“Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus…”, é um cântico que gosto muito. Porém, como ser amigo de alguém desse tamanho?

“Assim diz o Senhor: “O céu é o meu trono, e a terra é o estrado dos meus pés. Que casa, então, vocês poderiam construir para mim? Ou que lugar para o meu repouso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir”, diz o Senhor. “Mas eis para quem olharei: para o aflito e abatido de espírito e que treme diante da minha palavra.” – Isaías 66:1-2

Olha o tamanho do nosso Deus:

O céu e todas as galáxias são o trono de Deus…
A terra é a banqueta dos pés do Senhor…
A mão dele criou todas as coisas que existem…
Como relacionar-se com alguém tão grande, tão poderoso e tão santo?

Porém Deus, o Deus de Israel no Velho Testamento e Pai de Jesus Cristo no Novo Testamento, é diferente dos deuses falsos, é o Deus de relacionamentos: Chamou Abraão de “meu amigo” (Tiago 2:23), Daniel de homem “muito amado” (Daniel 10:11), Noé de “homem íntegro e reto” (Gênesis 7:1) e permitiu que Noé e Enoque andassem com Ele (Gênesis 5:22-24 e 6:9).

Porém, por que destacamos essas pessoas? Talvez porque para ter intimidade com Deus precisa que ambos queiram. O Senhor está sempre aberto para intimidade, para relacionamento. E nós?

Na Bíblia, relacionar-se com Deus era para ser algo corriqueiro como, por exemplo, Adão e Eva e seus encontros diários com o Todo-Poderoso antes do pecado.

O pecado afasta as pessoas de Deus, que se escondem dele e Deus das pessoas, por causa da santidade do Todo-Poderoso.

No texto de hoje, através do ser humano, depois de Adão e Eva, que mais teve um relacionamento íntimo com Deus, Moisés, vamos aprender algumas lições de como termos um relacionamento íntimo com o Todo-Poderoso.

Moisés, no seu epitáfio, na sua lápide que não existiu, pois foi sepultado pelo próprio Deus, poderia ter a seguinte inscrição:

“Nunca mais se levantou em Israel um profeta como Moisés, com quem o Senhor tratava face a face.” – Deuteronômio 34:10

I – APRENDENDO COM MOISÉS A TER INTIMIDADE COM DEUS – sugiro a leitura de Êxodo 32 e 33:7-23

Israel vive um momento de dificuldade em sua relação com Deus, a possibilidade de sua destruição por causa do seu pecado adorando o bezerro de ouro. Vejamos o que o Senhor estava prestes a fazer.

“Agora, pois, deixe-me, para que se acenda contra eles o meu furor, e eu os consuma; e de você farei uma grande nação” (32:10)

A intercessão de Moisés: “Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, peço-te que me risques do livro que escreveste.” (32:32).

Deus mandará o seu Anjo para acompanhar o povo, mas não irá no meio dele: 

“Vão para uma terra que mana leite e mel. Eu não irei no meio de vocês, porque vocês são um povo teimoso, para que eu não vos destrua no caminho” (33:3).

Há choro e tristeza no meio do povo, afastado de Deus.

Nesse momento, a intimidade de Moisés com Deus cresce. Os encontros de Moisés com Deus na tenda do encontro (diferente do tabernáculo, que seria no meio do arraial). A tenda era longe do arraial e o povo apenas olhava de longe. Ali, Deus e Moisés conversavam.

Moisés: “Conheço o teu nome, alcancei favor, por favor, lembra de teu povo, “Senhor, lembra do teu povo, esta nação é teu povo” (33:12-13)

Deus: “Moisés, a minha presença irá com você, eu lhe darei descanso”. (vs. 14)

Moisés: “Senhor, eu quero mais, a tua presença deve ir conosco. Não, Senhor, não somente, mas todo este povo.” (33:15-16).

Deus: “Sim, Moisés, atenderei seu pedido.” (33:17)

Moisés: “Senhor, quero ver a tua glória.”  (33:18)
Nem Abraão chegou a tanto.
Deus: “Vou mostrar quem sou, mas você não poderá ver a minha face.
Homem nenhum conseguiu.” (33:19-20)

O capítulo 34:5-8 e 29-35 mostra o resultado dessa experiência de Deus com Moisés. O rosto do profeta resplandece, o povo não consegue olhar para seu rosto. Ele chega a cobrir o rosto com o véu. Moisés ouve do próprio Deus o quanto Ele é bondoso, perdoador e justo. É a revelação poderosa de Deus para com seu servo fiel.

II – O QUE PODEMOS APRENDER COM MOISÉS HOJE

1. É possível agradar a Deus, sim…

Enoque, Noé, Ló, Davi, Daniel, a igreja de Filadelfia no meio das 7 em Apocalipse 3 e 4 mostram que, sim, é possível agradar a Deus. E a receita é viver fugindo e resistindo ao pecado, como fizeram esses heróis da fé. E aproximar-se dele em humilde e reverência.

2. O pecado nos afasta de Deus e afasta Deus de nós

Todo o povo olhava Deus de longe falando com Moisés.
Adoravam ao Senhor de longe por causa de seu pecado.
Nós somos limpos todos os dias pelo sangue de Jesus.
Mas precisamos viver o que a Bíblia chama de santificação, sem a qual ninguém verá a Deus (Hebreus 12:14).
Quanto estamos em pecado não oramos, não lemos a Bíblia, não queremos congregar. Deus parece estar longe.

3. Muitos serão salvos, conhecerão sobre Deus, sobre sua vontade, mas não conhecerão a Deus como aqueles que vivem em dedicação

Por que os heróis da fé se destacam? Porque buscaram a Deus de coração.

Todos os batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo são filhos de Deus, na pessoa de Jesus. Mas, ser filho íntimo de Deus é outra coisa. Exige de cada um de nós, como Moisés, busca constante.

4. Somos íntimos Deus quando seus valores tornam-se os nossos.

Moisés roga a presença de Deus na vida dos israelitas e não somente na sua,

Noé é chamado na Bíblia de “pregador da justiça” (2 Pedro 2:5).

Jesus não realizou nenhum milagre para si própria, mas sempre às pessoas ao redor. Jó orava por seus amigos (Jó 42:10).

Os filhos são parecidos com seus pais, amigos têm valores semelhantes – “Andarçao dois juntos sem que haja combinação”. (Amós 3:3)

5. Chegamos ao coração de Deus quando o servimos por amor a Ele e não aquilo que Ele pode nos dar.

Deus se torna nosso bem supremo. Não são os pães e peixes, sua provisão, suas bênção, mas o próprio Deus torna-se a nossa maior bênção. São estes, que fazem de Deus seu maior tesouro, que podem ter intimidade com o Senhor. O que Moisés queria era mais de Deus na sua vida.

Ele disse a Deus: “Senhor, sem a sua presença em nosso meio não dá”.

Estar com Deus em oração, em leitura da Palavra, reunido com os irmãos torna-se um prazer para os amigos de Deus.

“Você disse: “O Senhor é o meu refúgio.” Você fez do Altíssimo a sua morada.” – Samo 91:9

6. A busca do comunhão de Deus é algo diário e pessoal

Na tenda do encontro, Moisés tinha que armar a tenda, entrar na tenda, esperar a presença de Deus, falar com Ele, ouvir dele

Hoje, podemos olhar o Senhor de longe, em nossas orações rápidas, muitas vezes apenas nas reuniões com os irmãos ou diariamente nas refeições.

Ou podemos ter tempo qualificado com Deus: tempo de leitura da Palavra diária, de oração com Ele, de esperar que Ele fale. Exige montarmos a tenda, esperarmos por Ele, falarmos com Ele. Isto é algo pessoal, que alguns terão, outros, não, porque não buscam. É ficar 30, 40 minutos falando com Deus e ouvindo Ele também nos falar.

É a busca constante da vontade do Senhor na vida (Efésios 3:17).

7. O Novo Testamento reinterpreta essa experiência de Moisés, dando uma dimensão ainda maior – 2 Coríntios 3:7-9, 12-13, 18

A glória de Moisés ia diminuindo. Nós, habitados pelo Espírito Santo, podemos ter uma glória ainda maior. Ter o Espírito Santo, todos os filhos de Deus têm. Ser cheio do Espírito Santo é para aqueles que buscam, que permitem a ação diária de Deus nas suas vidas, conforme ensinado em Efésios 5:15-20.

8. Convite: Vamos armar nossa tenda diária de encontro para com Deus? – em nossos momentos de devocional, leitura, meditação e oração para com o Senhor. A tenda pode ser em nosso quarto (Mateus 6:6), num campo com Deus, no prédio da igreja com Deus, um tempo especial reservado para nosso encontro Ele, em qualquer lugar.

Tenha certeza: você terá experiência e experimentará coisas que outros não experimentarão – só você mesmo entenderá. Como aconteceu com Moisés.

9. Ser íntimo de Deus deixa marcas visíveis. 

Provavelmente nosso rosto não brilhará como o de Moisés. Mas, o fruto do Espírito Santo de Gálatas 5:22-23 será notório.

Os valores materiais serão cada vez menos importantes…

As pessoas ganham valor, especialmente os irmãos em Cristo, ao invés das coisas…

O desejo de conhecer e praticar a vontade de Deus será enorme: “Bem aventurados os que têm sede e fome de justiça.” (Mateus 5:6).

O orgulho, a soberba dão lugar a humildade, e ao choro pelos próprios pecados – “Bem aventurados os que choram…” Mateus 5:4

O pecado dos outros é motivo de choro, não julgamento – o foco maior estará nos nossos próprios pecados.

CONCLUSÃO 

“Jesus respondeu: — Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” – João 14:23

Sim, é escolha nossa. Apenas olhar Deus de longe ou em encontros esporádicos. Ou, diariamente montarmos nossa tenda do encontro com o Senhor. Depois de algum tempo com Ele seremos cada vez menos nós e mais Jesus será formado em nós.

“Convém que ele cresça e que eu diminua.” – João 3:30

LEIA: Êxodo 33:7-23