Comunicação Visual

No primeiro século os discípulos se encontravam e, para se identificarem, faziam um sinal no chão com o pé. Era a metade de uma forma de um peixe. Os discípulos que conheciam este símbolo completavam o desenho no chão com outra metade do peixe. O peixe virou símbolo dos discípulos não porque Jesus pregou a maior parte do seu ministério na Galiléia onde se encontra o rio de Tiberíades também conhecido como Mar da Galiléia ou porque muitos dos seus apóstolos eram pescadores, mas porque a palavra peixe em grego (ichthus) era um acróstico para: Jesus Cristo, filho de Deus. Assim, ichthus até hoje “é um símbolo que consiste em dois arcos que se cruzam, as extremidades do lado direito se estendendo além do ponto de encontro para se assemelhar ao perfil de um peixe” (Wikipedia).

A cruz no primeiro século era símbolo de vergonha. Hoje, além da vergonha de alguns, ela ganhou um novo significado: salvação. A cruz lembra facilmente o nosso Salvador Jesus. Os símbolos sempre fizeram parte da humanidade, é um atalho visual para algo. Nós também adotamos um símbolo para fazer identificar facilmente o nosso esforço em servir a irmandade.

O logotipo que representa o Portal igreja de Cristo, o Programa Comunhão, nossos meios de comunicação e outras ações, incorpora a figura de Jesus e seus 12 apóstolos, é uma peça visualmente reconhecida que vai além de ser simplesmente uma identificação para os serviços. Ele é uma manifestação simbólica da nossa fé de que estamos no caminho certo, representando a fundação e os princípios fundamentais da fé cristã.

Em sua essência, um logotipo tem a importante função de encapsular a personalidade e a mensagem da marca que representa. No contexto da igreja de Cristo, o logotipo transcende a mera identificação visual; torna-se um veículo para transmitir a mensagem central. No entanto não queremos que este símbolo seja a marca oficial, mas sim, do nosso trabalho.

O design do logotipo, com Jesus e os 12 apóstolos representados, reflete a importância da comunidade e da liderança espiritual de Jesus. Cada elemento da representação visual contribui para transmitir a narrativa da fé, destacando a presença central de Jesus Cristo e sua influência sobre a terra, o mar e sua soberania nos céus.

A presença de Jesus no centro do logotipo é emblemática de sua centralidade na fé cristã. Sua figura representa não apenas a liderança espiritual, mas também a redenção e a salvação, elementos cruciais da teologia cristã. A disposição dos apóstolos ao redor de Jesus destaca a importância da comunidade e do testemunho coletivo da fé.

A referência ao poder de Jesus sobre a terra e o mar, bem como sua soberania nos céus, é expressa de maneira visualmente impactante. As imagens simbolizam a crença na onipotência divina, transmitindo a mensagem de que a fé cristã não se limita a um espaço específico, mas abrange toda a criação.

Além disso, a escolha de cores, formas e estilo no logotipo contribui para sua singularidade. A paleta de cores pode ter significados teológicos, enquanto as formas e o estilo podem evocar uma sensação de tradição e continuidade espiritual. No entanto reforçamos que não queremos que se adote este símbolo como marca oficial.

Em última análise, o logotipo da igreja de Cristo vai além de ser apenas uma marca visual. Ele é uma representação simbólica dos nossos objetivos colocando Jesus no centro e buscando servir aos irmãos com muito conteúdo que produzimos e divulgamos. Ao incorporar elementos que falam ao coração da crença cristã, o logotipo se torna uma poderosa ferramenta de comunicação, transcendendo o seu papel convencional de identificação para se tornar uma expressão visual da mensagem divina.

Novamente: este logotipo pode ser usado livremente por quem quiser se identificar conosco, no entanto, este não é um logotipo para ser um padrão oficial da igreja de Cristo.