Depois Eu Faço – A Procrastinação da Colheita

Talvez você não conheça bem esta palavra lendo ela assim, mas tenho quase certeza de que a maioria das pessoas a pratica inúmeras vezes. Procrastinar é o ato de deixar para depois. Procrastinação pode ser preguiça, perfeccionismo, medo do fracasso, vergonha de ‘dar a cara a bater’, imaturidade, egoísmo para servir só a si mesmo. É a atitude inconsciente de dizer para Deus que ele nos deve um tempo futuro.

Tem tantas desculpas para a procrastinação que se alguém fizesse disso uma profissão, ganharia uma fortuna. Lendo sobre o assunto, alguns autores condenam o comportamento e até o qualificam de pecado. Eu também sou culpado deste pecado de deixar para depois. Tem coisas na minha vida que preciso mudar, mas vou deixando para depois. No início era fácil resolver, agora já está difícil. Se você está no começo de um comportamento errado, agora é a hora de resolver e mudar antes que fique difícil e, depois, impossível.

Não devemos abusar da graça de Deus. Ele nos deu 24h cada dia e devemos aproveitar o máximo para viver como Ele quer e não como nós queremos. Pode parecer chato, mas  vamos descobrir a felicidade fazendo o que é certo e não o que nos agrada.

“Quer que uma coisa fácil fique difícil? Deixa para amanhã.”

Temos muitas coisas para fazer e não vamos conseguir fazer todas elas, isto é um fato! Porém, está na hora de sermos conscientes e entendermos que nem sempre devemos fazer o que achamos, mas assumir o que vai dar certo como se fosse nossa ideia. O apóstolo Paulo ouviu uma ideia dos Coríntios e ele tomou como se fosse dele. Até hoje parece ideia dele de levantar uma oferta entre todas as igrejas de Cristo da época, mas a ideia foi dos Coríntios.

“Este é meu conselho: convém que vocês contribuam, já que desde o ano passado vocês foram os primeiros, não somente a contribuir, mas também a propor esse plano.” (2 Coríntios 8:10)

Está na hora de abrir os olhos e ver os campos maduros esperando pelos trabalhadores. Temos muitos encontros que nos chamam de obreiros, mas onde é que trabalhamos? Agora, uma forma de você se envolver mais na obra é através do seu emprego, sim, isso mesmo! Você diz que não tem tempo porque trabalha muito, então use o resultado do seu trabalho para contribuir com a obra. Isso mesmo CONTRIBUIR. Através da oferta você pode participar. Abramos os olhos e vejamos as milhares de almas esperando pela palavra. A semente e o campo não sabem nada, nós, os semeadores, é quem incitamos o fruto através da ação. Vamos semear para poder ver os campos maduros para a colheita.

“Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita.” (João 4:35)

“Melhor feito do que perfeito”. Eu conheci o irmão Daniel Morgan há cerca de um ano e parece que o conheci minha vida toda. Temos muitos conhecidos em comum, mas principalmente Jesus, que nos une. Ele teve uma brilhante ideia de começar uma colheita para evangelizar as capitais em que a igreja ainda não chegou e não ia chegar tão cedo se não fosse Deus lhe dar este sonho e visão de plantar Congregações da igreja de Deus naquelas capitais. Tenho conversado com muitas pessoas e a ideia é tão boa que outros, além de eu, estão abraçando a ideia como se fosse deles também. Por que deixar para depois? Vamos nos unir e fazer. “Melhor feito do que perfeito”.

Está na hora de não mais ficarmos olhando os outros fazerem. As denominações estão com tantas dificuldades doutrinárias e mesmo assim estão avançando dizendo que estão indo pregar o evangelho. E nós? Nós ficamos na torcida para que eles descubram a verdade e se entreguem à ela. Somos críticos e ficamos só observando. Vamos parar com isso e vamos começar a plantar. Vamos parar de olhar e vamos começar a colher.

“Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá.” (Eclesiastes 11:4)

Milhares de irmãos Brasileiros estão morrendo sem Cristo ou estão dando suas vidas às crendices que ouvem por aí. Vamos pregar o evangelho puro e verdadeiro que dizemos conhecer. Como podemos fazer isso? Dando o primeiro passo… Vamos fazer cada um a nossa parte e não deixar para depois. Precisamos fazer o bem hoje, amanhã pode ser tarde demais para milhares de pessoas. Cadê o amor de Cristo em nós?

“Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4:17)

Deus está nos chamando para essa missão. Ele já nos capacitou e preparou missionários para que nós comecemos a apoiar através das nossas ofertas. Abracemos a obra e façamos com todas as forças que Deus nos deu. Depois, quando Deus nos chamar para a prestação de contas, não vamos ter mais o que fazer e vamos ser julgados por nossas obras.

“O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.” (Eclesiastes 9:10)

Chegou a hora de mudar a história da igreja de Cristo no Brasil com o que temos em nossas mãos e não é pouco. Deus pode fazer infinitamente mais e o poder Dele está em nós (Ef 3:20). Daqui a 5 ou 10 anos vamos olhar para a igreja de Cristo no Brasil e o que vamos ver? Vamos ver o que plantamos ou deixamos de plantar. Se formos negligentes, colheremos pobreza, se formos diligentes, colheremos almas que nos servirão como pedras preciosas da nossa coroa que nos espera lá no céu.

“As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha.” (Provérbios 10:4,5)

Não vamos esperar por resultados, vamos fazer. O homem fraco fica esperando as oportunidades, enquanto o forte as faz. Não vamos depender dos outros para colocar a mão no arado e não olhar para trás. Vamos nos comprometer hoje para atingir o objetivo de fazer com que a igreja cresça e seja tudo para a glória de Deus.