fbpx

O Homens de Deus Também Pecam

Com certeza você já ouviu a frase e até pode completá-la. Vamos lá para o exercício: “Errar é…”. E aí, lembrou? Acertou se você completou a frase com a palavra que nos descreve a todos neste mundo: humano. Nascemos bonitinhos, mas imperfeitos. Não melhoramos com o passar do tempo, pelo contrário, aprimoramos os erros e pecados. Uma outra frase até diz que “quanto mais velha a árvore, mais difícil desentortar”. Graças a Deus por Jesus Cristo que nos purifica e santifica.

Se tem uma coisa que a gente precisa fazer para crescer é ler. Então, antes de continuar lendo este artigo, deixa eu compartilhar com você a fonte que me levou a este artigo. É uma passagem bíblica que vai nos ajudar a compreender nosso comportamento. Ei, eu não preciso apelar para a leitura da Bíblia, não é? Então vamos lá, leia 1 Reis 13.

Estes eram os homens de Deus na história que estamos prestes a ver: Jeroboão, o profeta (homem de Deus) e o profeta idoso (mentiroso). Apesar de Jeroboão ser um rei autoproclamado e estar fazendo a sua vontade e não a vontade de Deus, ele não deixa de ser um servo de Deus e estar dentro dos propósitos de Deus. Deus até o corrige como o pai corrigiria um filho.

Jeroboão o Rei

Tudo começa lá no passado. Jeroboão, filho de Salomão, assumiu o trono de seu pai e, ao contrário do pedido do povo, aumentou ainda mais os impostos para mostrar poder. Isso culminou com a revolta liderada por Jeroboão, que construiu uma nova capital para o reino do norte em Samaria. Para piorar, ele começou a interferir na religião também. Nomeou homens sem qualificações para a função e erigiu um novo local de adoração. Deus pessoalmente reagiu e enviou um profeta chamado de homem de Deus. Pegou Jeroboão no ato e provou ser homem de Deus quando Jeroboão tentou prendê-lo, ficando com o braço que tinha estendido contra o homem de Deus paralisado.

O Profeta, Homem de Deus

Jeroboão ficou assustado com o cumprimento das palavras do profeta e naquele momento raro se arrependeu. Pediu para o profeta interceder e voltou ao normal, então convidou o profeta para ter uma refeição e receber uma recompensa. O profeta tinha ordens de Deus para ir, cumprir sua missão e nem sequer voltar pelo mesmo caminho, e lá foi o homem de Deus embora por outro caminho. Ele era obediente, mas a história não terminou.

O Profeta Mentiroso

Lá estava o homem de Deus em seu caminho de volta para casa, quando foi interceptado por outro profeta que ouvira a história contada por seus filhos. Sabendo para onde se dirigia o homem de Deus, o encontrou e o convidou para sua casa. O homem de Deus explicou por que não poderia aceitar o convite. O profeta idoso enganou o homem de Deus, mentindo que tinha recebido a visita de anjos e novas ordens de Deus. Sim, ele estava mentindo mesmo. Ele era realmente um profeta. Não vou tentar explicar além do que já diz o título do artigo: homens de Deus também pecam. O profeta caiu na mentira do outro e o seguiu. O mesmo profeta que mentiu recebeu a palavra do Senhor e o condenou. No caminho de volta, um leão o atacou e o matou.

Como Vou Saber?

Tenho certeza de que você não é um profeta, mas isso também se aplica a você. Todos somos suscetíveis às mentiras de pessoas que se dizem profetas e são mentirosas. No caso da história, o homem mentiroso era realmente um profeta, mas também era um pecador. Deixar-se enganar também nos torna culpados, pois se você se considera uma pessoa de Deus, tem a responsabilidade de diferenciar entre a palavra de Deus e um mentiroso. E se alguém aparecer em sua vida se dizendo profeta? Desde o Velho Testamento surgiram falsos profetas, e não é novidade que surjam falsos mestres mentirosos (2 Pedro 2:1) nos dias de hoje.

Lembra da introdução a este artigo? Então, não há atalhos. Para aumentar, conservar e proteger sua fé, você precisa se apegar à Palavra de Deus por meio da leitura, da audição e da discussão sobre ela. Então, vamos crescer? Deixe de lado a indisposição e agarre-se à leitura da Palavra. Para não ser enganado, leia algumas passagens abaixo.

“Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio, e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: “Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los”, não dêem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma. Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele. Aquele profeta ou sonhador terá que ser morto, pois pregou rebelião contra o Senhor, contra o seu Deus, que os tirou do Egito e os redimiu da terra da escravidão; ele tentou afastá-los do caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou que seguissem. Eliminem o mal do meio de vocês.” (Deuteronômio 13:1-5)

“Se alguém não ouvir as minhas palavras, que o profeta falará em meu nome, eu mesmo lhe pedirei contas. Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto”. Mas vocês perguntem a si mesmos: “Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor? ” Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele.” (Deuteronômio 18:19-22)

“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” (1 João 4:1)

“Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.” (2 Coríntios 11:13-15)

Conclusão

Temos aqui três homens de Deus, três pecadores. Talvez você possa questionar minha classificação sobre o que é um homem de Deus, mas eles o eram. Um autoproclamado rei, tanto desobediente quanto transgressor da palavra de Deus. Mesmo tendo se autoproclamado rei, ele se tornou uma autoridade sobre as tribos que o seguiram, então ele se tornou um homem de Deus, pois todos os que estão investidos de autoridade são servos de Deus. Se fizerem o que é errado, não deixam de ser servos de Deus e terão que responder por seus atos.

Um profeta, homem de Deus, pode ser enganado e, mesmo assim, não deixa de ser culpado pelo erro que cometeu ao ser enganado. Nossos atos têm consequências, então façamos o bem e nos arrependamos sempre, e não deixemos de congregar, pois quando estamos juntos, estamos andando na luz, e o sangue de Jesus nos purifica de todo mal (1 Jo 1:7).

O terceiro é o profeta mentiroso. Ele era sim um profeta de Deus, mas mentiu. O texto não diz por quê, mas certamente serve para nos ensinar a tomar cuidado, mesmo com quem já é experiente. Acima de tudo, devemos colocar a palavra de Deus em primeiro lugar e não nos deixar desviar.

Agora, o quarto homem da história é um sujeito oculto, sobre o qual nem falamos, pois somos cada um de nós. Devemos ser de Deus, mas isso não nos imuniza deste mundo; estamos sujeitos aos mesmos problemas do passado, inclusive a cair numa mentira e sermos enganados. Devemos nos apegar à palavra para que não sejamos enganados, como aconteceu inúmeras vezes para o nosso ensino.

PS: Ouvi a leitura dessa passagem na igreja do Metrô, pelo irmão Denismar, e resolvi escrever um artigo. Agradeço a ele por, indiretamente, colaborar para este artigo.