fbpx

Evangelismo: Um Estilo de Vida

O que passa na sua mente quando pensa na palavra evangelismo? Posso imaginar que algum evento organizado pela igreja, que envolva sair na rua, cartazes e muita gente reunida? É uma pena que evangelismo facilmente esteja associado a um evento ou algo estático, que se faz em momentos esporádicos.

Quando estudamos o inicio da Igreja, em Atos, percebemos então a essência dessa palavra! Não se tratava de um evento. Mas sim de um estilo de vida! Preste atenção na vida dos discípulos e apóstolos de Jesus. Evangelismo não é o que fazemos, mas o que somos! E assim deve ser a vida de cada cristão convertido em Cristo. Um evangelista ambulante! É para isso que fomos CHAMADOS. Essa é nossa maior MISSÃO!

”E disse-lhes (Jesus): “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”. (Marcos 16:15)

As pessoas que passam pela sua vida, saem carregando o aroma agradável de Cristo? As pessoas que convivem com você, desejam seguir esse mesmo Jesus? Ele é encontrado em suas palavras, ações e decisões?

Veja essa situação: ”No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que se haviam reunido ali” (Atos 16:13). Poderia ter sido apenas um encontro comum, sem muito significado. Paulo poderia ter deixado passar aquela oportunidade, afinal, talvez aquele não fosse dia de evangelismo. Mas Paulo e os apóstolos não faziam evangelismo, eles o eram e viviam intensamente disso! Eis o resultado: ”Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo. Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: “Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa”. E nos convenceu”.

E o que dizer do carcereiro? Paulo e Pedro estavam presos (pela causa de Cristo), e o que faziam enquanto isso? Louvavam e adoravam a Deus. Na primeira oportunidade que tiveram de se aproximar do carcereiro, aproveitaram-na e lhe mostraram o Evangelho! Privilegiados foram todos aqueles que passaram pela vida desses homens!

”O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo? ” Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”. E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados.” (Atos 16:29-33)

Esses são só dois, dos muitos outros exemplos que encontramos ao longo de todo o Novo Testamento, ao observar a vida de Jesus e dos primeiros cristãos. Essa mesma verdade e essência deve reinar também em nosso coração! Devemos ser evangelistas ambulantes, que pregam Jesus com suas vidas e palavras! As pessoas que conhecemos, nossos amigos e familiares: mais do que especiais pra nós, o são para o nosso Deus. Estas pessoas devem estar em nossas orações! São almas perdidas que precisam conhecer e decidir viver por Jesus!

NÓS podemos ser essa ponte!

E pra que nossa missão seja bem sucedida, devemos seguir os conselhos daqueles que, poderosamente, eram evangelistas em qualquer situação:

”…seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.” (1 Timóteo 4:12)

”Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades.” (Colossenses 4:5)

”Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito”. (1 Pedro 3:15-16)

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”. (1 Timóteo 4:2)
Deus nos abençoe!