fbpx

Incêndio na igreja de Cristo em Paradise

[et_pb_section admin_label=”section”]
[et_pb_row admin_label=”row”]
[et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text”]

Na manhã de quinta-feira, o ministro Joe Glenn recebeu uma ligação em seu escritório da Igreja em Paradise, em Cristo.

Um amigo da congregação do norte da Califórnia, com 50 membros, que Glenn serviu por quase 15 anos, alertou o pregador: “Recebemos ordens para evacuar”.

Um rápido incêndio florestal rugia em direção à comunidade de 27.000 habitantes, cerca de 290 quilômetros a nordeste de São Francisco.

“Olhei para fora e vi cinzas caindo como flocos de neve”, disse Glenn, de 81 anos, formado em 1962 pelo Abilene Christian College, no oeste do Texas.

O ministro chamou Pat Glenn, sua esposa de 57 anos, em sua casa atrás do prédio da igreja e disse a ela que precisava sair às pressas.

Eles carregaram seus cães de resgate, Bambi e Cheska, e seus gatos, Bib e Boo, nos carros do casal. Então eles se juntaram a seu filho, Curtis Glenn, que estava dirigindo seu caminhão, em uma procissão congestionada para fora da cidade.

A família escapou do incêndio – o que destruiria o prédio da igreja e a maioria das casas dos membros – “com as roupas nas costas”, disse Joe Glenn. Mais de 8.800 estruturas – a maioria casas no Paradise – foram destruídas quando o incêndio carbonizou a região, de acordo com o Los Angeles Times.

Em uma entrevista por telefone na quarta-feira de um Hotel 6 em Williams, Califórnia, a cerca de 65 milhas a sudoeste do Paradise, o ministro conversou com The Christian Chronicle.

Pergunta: Conte-me sobre Paradise e a igreja lá.
Resposta: Até os incêndios chegarem, é lindo no norte da Califórnia. Paradise é uma comunidade de aposentados, então você tem um monte de gente mais velha. Nós tivemos cerca de 50 membros. Um domingo, podemos ter 40. E no domingo seguinte, podemos ter 60.

Nós tínhamos um belo edifício. Um ancião colocara um vitral no topo do prédio e o sol iria brilhar através do auditório. Há cerca de 12 anos, reformamos o interior do prédio e colocamos cadeiras, com lindos tapetes azuis.

P: Quão perto estava o fogo quando você foi embora?
R: Quando saí do prédio, todas as ruas estavam cheias de carros. Era cerca de 9 horas da manhã, mas com toda a fumaça, era tão preto quanto a meia-noite.

Q: Foi assustador?
Eu diria que foi assustador. Mas nós estávamos tão concentrados – meu filho em sua caminhonete, minha esposa e eu em nossos carros – e nós apenas nos arrastamos até podermos sair da cidade.

Nós estávamos indo para Chico, que é onde minha filha mora. Mas o fogo não nos deixou, então acabamos indo em direção a Yuba City. E minha esposa estava ligando, tentando encontrar um quarto de hotel, e finalmente encontrei um aqui.

Enquanto estávamos dirigindo pela estrada, chamas estavam vindo através das colinas. Levamos uma hora e meia para irmos, o que geralmente nos leva oito minutos para ir, porque estávamos em meio a um tráfego intenso para sair da cidade.

P: O que passa pela sua cabeça quando você vê o que aconteceu com Paradise?
R: Do canal de TV Fox 40 em Sacramento voou um drone pela cidade, e estava na TV esta manhã. Parece com Hiroshima. Parece que uma bomba atômica foi jogada lá.

Sentimentos vão para 40.000 pessoas – 27.000 no Paradise e o restante em Magalia, onde minha secretária e seu marido e vários de nossos membros viviam.

Até agora, as casas de apenas duas pessoas em nossa igreja sobreviveram. Todas as outras casas estão queimadas.

P: Aqueles que sofreram perdas – a igreja, sua família, outros membros – estavam segurados?
A: A igreja tem um excelente seguro. Nós temos seguro do conteúdo da nossa casa. De fato, ambas as companhias de seguros têm sido muito, muito boas. Eles já cuidaram bem de nós.

Acredito que a maioria dos nossos membros estavam segurados, mas não consegui falar com todos porque estão espalhados por toda parte.

P: O número total de mortos nos incêndios florestais na Califórnia atingiu 51. Todos os seus membros sobreviveram?
R: Todos que conhecemos escaparam do fogo.

Alguns dos nossos membros dirigiram chamas em ambos os lados da estrada porque eles vieram depois que nós fizemos.

Uma de nossas senhoras não conseguiu chegar ao carro, então ela apenas pegou o filho e começou a correr. E algumas pessoas as pegaram e as levaram para Chico.

“Uma das nossas irmãs, uma senhora, não conseguiu chegar ao seu carro, então ela apenas pegou o filho e começou a correr.”

P: Você e a igreja irão reconstruir lá em Paradise?
R: Esse é o nosso plano agora. Mas eu não tenho foi capaz de se encontrar com todos  ainda. É assumido que é isso que vamos fazer.

P: Você conseguiu coletar algum pertences antes de fugir?
R: Não tivemos tempo. Eu tenho algumas coisas manuscritas em que estou trabalhando, e eu coloquei isso na minha pasta e coloquei no carro. (Ele explicou que escreveu um livro sobre a cruz e outro sobre Jesus.)

Então nós pegamos uma caixa “de fogo” que tinha algum dinheiro que eu estava colocando de volta. Por causa do medo dos incêndios, queríamos ter dinheiro extra.

P: Como você começa a descrever o que perdeu?
R: Você sabe, todos os livros que você recolheu mais de 60 anos – tudo acabou.

Eu tive muitos livros de Restauração. Por exemplo, eu tinha uma cópia autografada de “God’s Woman”, do C.R. Nichol. Eu tinha uma cópia autografada de outro de seus livros. E eu tinha todos os outros livros dele. Eu tinha um original de “Larimore and His Boys”… eu tinha uma cópia do “The Living Oracles” de Alexander Campbell.

E, claro, eu tinha todos os tipos de Bíblias. Eu tinha escrito um livro sobre casamento em 1974, “O casamento também é para maridos”, e eu tinha várias cópias dele. Todos se foram. Minha biblioteca inteira sumiu.

P: Mas eu entendo que você se considera abençoado por ter sobrevivido?
R: Deus é bom Paradise está perdida. Nós estamos bem. Levará muitos meses até que  Paradise seja reconstruída. Mantenha-nos em suas orações!

Artigo original do Christian Chronicle

[/et_pb_text][/et_pb_column]
[/et_pb_row]
[/et_pb_section]