fbpx

Para o Alvo e Avante!

– Pergunta: Alguma vez você falhou em uma tarefa por conta de uma distração?

A distração é algo que faz parte da vida do ser humano. Buscamos sempre nos concentrar no que estamos fazendo, mas às vezes parece que nossos pensamentos estão fora de nosso corpo, vagando em outros territórios, e por fim não só os pensamentos, mas lá estamos nós, realizando nossos pensamentos distraídos.

Podemos ver dois tipos de distração:

– A distração desejada: que vem a ser aquela que buscamos para termos descanso, sairmos da nossa rotina diária, da canseira proposta pelos afazeres da casa, filhos, trabalho e até igreja. Precisamos de momentos de descanso, nos distrair com coisas diferentes, que nos façam descansar nossas mentes e corpos. Coisas que nos trazem prazeres e coisas boas. Como pescar, assistir um bom filme, passear com a família no parque, coisas fora da rotina que trazem benefícios para o nosso bem estar.

– A distração indesejada: são coisas que nos afastam de nossos planos e objetivos a serem realizados: como o dia de estudar para uma prova difícil na escola, e neste meio tempo, aparece uma distração, algo que nos faz mudar os planos, o plano era os livros, e agora é o FACEBOOK…pra alguns é tão viciante e difícil largar, pois alguns passam horas no celular.

E por fim, sabemos que quando não realizamos nossa tarefa, nossas obrigações, somos corrigidos, ou castigados pela nossa falha. Isso nos faz lembrar de nossos pais, que quando necessário, por grande amor nos corrige para que não venhamos errar e possamos aprender algo com os erros.

As distrações que nos tiram de nosso alvo final, nos traz consequências desastrosas. Algumas consequências podem levar anos de sofrimento.

Isso pode ocorrer também com Cristãos, distrações indesejáveis, mudando nossos planos e metas de atingirmos o nosso alvo final, viver como Jesus Cristo o Senhor e Salvador de nossas almas.

Propósito: Precisamos eliminar as distrações que aparecem em nossas vidas, desviando nossa trajetória, e concentrarmos em nosso alvo final, Jesus Cristo. E veremos que a dedicação e perseverança nos levarão a vivermos uma vida dependente verdadeiramente de Deus, e uma vida abençoada nele.

VAMOS ENTÃO EXAMINAR AS ESCRITURAS: HEBREUS 12: 1-13

Voltando um pouquinho, no capítulo 11, ele citou os muitos exemplos de fé obediente, e podemos dizer perseverança,  e de quem: Abraão e família, Abel, Enoque, Moisés, e muito mais dito nos vs. 30-40.

Todas aquelas pessoas são testemunhas do fato de que a corrida pode ser vencida (12:1).

Então, vamos analisar 3 pontos importantes nesta leitura:

1 PONTO: A corrida de todo cristão.(vs.1-3)

-Imagine uma corrida, uma maratona de vários km: vários atletas correndo junto com você, alguns têm o mesmo alvo, a vitória, outros nem tanto a vitória, pois esses sabem que não chegarão e querem levar alguns com eles. Mas há vários com o mesmo desejo que o seu, chegar ao fim da corrida, alcançar o alvo que foi fixado, o troféu desejado.

– E para isso o atleta precisa estar comprometido com a vitória, o troféu ou chegar ao fim da corrida, esse é o plano traçado de um atleta. Neste meio tempo precisamos nos cuidar para não nos distrairmos e cairmos, nos machucando e afetando o nosso plano de atingir o alvo. Também estarmos nos hidratando ou nos alimentando para não sermos afetados por câimbras e tonturas que nos levarão a definhar e desistir no meio do percurso.

– Então, há muita semelhança de uma corrida feita por atletas e a corrida feita por cristãos onde seu alvo é Cristo, viver como Cristo para chegar até Ele e o Pai.

O autor encoraja seus leitores a “correr uma corrida” com seus olhos fixos no alvo (Jesus), estimulando sua paciência no sofrimento (12:2-3a). O cristão passará por várias situações adversas, onde passará por provações da fé para ser mais forte e suportar outras, e passará por tentações que o farão distrair e cair da graça, se afastando do alvo final.

E deixa claro que os hebreus estavam em perigo de ficarem cansados e desencorajados, ainda que não tivessem sofrido tanto como Jesus (12:3b-4).

Precisamos nos conscientizar de que é necessário seguir os exemplos dos homens de fé citados no cap.11, pois mesmo sem receber a promessa, seguiram em frente, correram a corrida, foram até o fim de suas vidas guardando de forma correta a verdadeira fé em Deus.

No vs.3, o autor mostra que podemos correr o risco de desmaiarmos.

– Pergunta: Qual o sentido de desmaiar que o autor mostra?

Veja bem, quando alguém desmaia em uma corrida, fica totalmente alheio sem direção, sendo conduzido de um lado para outro e recebendo cuidado de pessoas que nem conhecemos.

Esse é o sentido que o autor deseja nos exortar. Algumas vezes somos exortados, corrigidos por Deus de várias formas, mas as vezes não queremos abrir os olhos para nosso erro. Outras vezes Deus usa um ou vários irmãos para nos animar e corrigir com carinho e cuidado.

– Algumas vezes aceitamos bem, com coração aberto, e deve ser assim.

– Outras vezes nos revoltamos, ficamos rebeldes sem causa, como adolescentes.

– Outras vezes parece que vamos desmaiar, como se tivesse levado um soco no estômago, ou ficamos cansados, desencorajados e tristes por sermos corrigidos.

– Pergunta: Por quem é melhor ser corrigido, por Deus ou sem Deus? Veja o que Paulo disse aos coríntios, uma igreja que vivia pecando e necessitava de correção:

Ver (1 Coríntios 7:9-10)…

Se você acha que está sofrendo injustamente pelos seus erros, lembre-se que não sofremos nem um terço do que Cristo sofreu sendo homem justo.

Fique sim triste se sofre por seus erros, mas se sofre por viver uma vida justa em Cristo, fique feliz, é por breve tempo (1 Pedro 1:6), e não pode ser comparada com a glória que será revelada em nós (Romanos 8:18).

Não vamos deixar acontecer o mesmo com os gálatas, onde Paulo os exortou dizendo: … Vós corríeis bem ! Quem vos impediu de continuarem a obedecer à verdade? Ou em outras palavras, continuar a corrida e vencer, chegar ao fim, atingindo o alvo.

Paulo ainda em Filipenses 2:16 disse: …preservando a palavra da vida, para que, no dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente…

Paulo então se preocupava com as distrações que poderiam até mesmo tirá-lo do alvo, e fazê-lo correr uma corrida que não o levaria a ser salvo por Cristo.

É só lembrar de um ponto que ele fala aos Gálatas 1:10-17, onde relata que antes acreditava viver de modo digno de ser salvo por Deus por ser um Judeu exemplar, que guardar as tradições dos judeus como ninguém, mas viu que o que sabia de Deus não o levaria a ser salvo, estava enganado, mas em Gálatas 2:20 Paulo mostra que então ele aprendeu com Deus que o viver de Cristo em sua vida o levaria à vitória, e a viver ao lado de Deus.

2 PONTO – A disciplina de um atleta de Cristo. (vs.4-11)

Todos nós sabemos bem que um atleta vitorioso é uma pessoa disciplinada por si só, ou por outros. A disciplina deve fazer parte de um atleta vencedor.

Durante essa jornada ele sabe que haverá distrações que o levará a cair e se machucar, a desviar do alvo, mas sabe também que haverá alguém ou sua própria consciência o orientando, o disciplinando, para se levantar quando cair, ou o lembrar do caminho errado que não o levará a vitória.

O Cristão passa pela mesma trajetória. Haverá momentos de distrações que o levarão a pecar uma ou mais vezes, a deixar sua dedicação e perseverança a Deus e fixar seus olhos nas distrações do pecado.

Lembremos do que Deus nos ensinou, que para termos uma fé inabalável é necessário fazermos como o apóstolo Paulo fez (Gálatas 2:20), conhece-lo mais de perto, sentir na pele o viver de Cristo, o nosso Deus unigênito.

Então, fique ciente de que o cristão que OUVIR E ACEITAR à disciplina, receberá BENEFÍCIOS, e ao que MENOSPREZAR a disciplina de Deus terá PREJUÍZOS, vejam:

– Se você está sendo disciplinado ou corrigido pelo Pai eterno (pois essa disciplina vem da palavra dele), não entristeça seu coração, fique feliz, bem-aventurado sois meu irmão, pois a disciplina vem para os filhos, com o fim de sermos participantes da sua SANTIDADE e de vivermos uma vida CORRETA E DE PAZ COM DEUS.

– Se por ventura sua vida continua num marasmo, numa desconstrução espiritual, numa queda sem fim, e não é disciplinado, corrigido, como acontece com os filhos, então não são filhos de verdade, são bastardos ou filhos ilegítimos. Perdem assim a participação da sua SANTIDADE  e de viver uma vida CORRETA E DE PAZ COM DEUS.

Não seja negligente à verdade uma vez por todas entregue a nós os santos (Judas vs.3), por meio do sofrimento e derramamento de sangue de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Não seja orgulhoso a ponto de rejeitar a disciplina dada pelo Pai Eterno por meio de sua palavra que traz vida, pois ele disciplina a quem ama, como a filhos e não bastardos.

 3 PONTO – Restabelecendo suas forças. (vs. 12-13)

Pergunta: Quem já se viu cansado, fatigado, sem forças até para beber um copo de água?

Creio que muitos já se viram nesta situação. Para um atleta que tem seu alvo fixo, e não mede esforços para atingi-lo, ele ira usar além de suas forças para chegar ao final da corrida, pois para ele não há vitória pessoal se não atingir o alvo.

Pensem um pouquinho e verão que é a mesma situação para um atleta de Cristo.

O apóstolo Paulo em uma conversa por carta com Timóteo (1 Timóteo 4:8) disse que para pouco é proveitoso o exercício físico, (bem, ele não disse que é ruim, mas que o propósito do exercício físico e promessa é para esta vida e não no porvir. Como ainda nosso amado irmão Ênio Latorre diz…” irmãos, para pouco é proveitoso jogar bola, então vamos fazer esse pouco valer a pena”… e nisso ele anima os fracos, e debilitados e até os insubmissos a cuidar do corpo…KKK. Esse é nosso irmão Ênio.

Cuidar do corpo físico é mandamento necessário, pois como diz 1 Coríntios 6:19…nosso corpo é templo do Espírito Santo e não somos de nós mesmos, mas de Deus… por isso cuidamos daquilo que não é mais nosso e sim de Deus.

Um atleta de Cristo busca restabelecer suas forças, cuidar das feridas e pancadas recebidas no meio do percurso.

Pergunta: E como faria isso? (vs.13)

Buscando andar por caminhos retos, sem buracos, de superfície plana, para que se por acaso, por uma DISTRAÇÃO você entrou por um desvio que não foi dito e se acidentar, machucar um pé, não venha a mancar ou se machucar novamente. E assim seja curado e possa prosseguir sua corrida até atingir o alvo, Jesus Cristo.

O apóstolo Paulo foi um atleta de Cristo e nos ensinou (em 2 Timóteo 2:5) que para chegarmos ao final, atingirmos o alvo, é necessário, significa que é mandamento para nós corrermos a corrida segundo as normas estabelecidas por quem nos chamou, Jesus Cristo.

Vou usar uma expressão de nosso amado irmão Edivaldo José que se encontra em Sorocaba…

– Se você labuta, labute mais…

– Se você é esforçado, se esforce mais…(1 Timóteo 4:10)

Pois a nossa esperança de vitória está no Deus vivo e salvador de todo homem, Jesus.

VAMOS FAZER 3 APLICAÇÕES PARA NOSSAS VIDAS:

1 – Não diga que não foi avisado, pois no início, meio e fim dessa corrida aparecerão OBSTÁCULOS E DIFICULDADES que tentarão DISTRAÍ-LO e mudar o caminho. Mantenha-se firme e forte na trajetória deste caminho. Use a frase…PARA O ALVO E AVANTE!!!

2 – Nessa corrida, há 2 resultados (DERROTA E VITÓRIA), e buscamos um só resultado, a vitória em Cristo, a coroa da vida prometida por Deus.

3 – Aprenda a se sujeitar a Deus muito mais do que a seus pais da terra, pois a sua disciplina é como a de um filho amado que o levará a vencer os desafios, os obstáculos, e chegar à vitória celestial com Cristo.

Obs. Para quem gosta de filmes, assistam …O PEREGRINO… falará muito sobre essa nossa corrida rumo ao paraíso celestial com Deus.

CONCLUSÃO:
            Sabemos que essa corrida que nos foi proposta, nos foi dito que não faríamos sozinhos, teríamos milhares de irmãos amigos, o cêntuplo de pais e mães correndo junto a mesma corrida, cooperando, nos ajudando e nos animando,  a chegar ao fim. Então, você não está sozinho, peça ajuda.

Em sua própria experiência de vida com seus irmãos locais ou de outra cidade, a vida de quais pessoas estimulam a sua fé?

Agora que você não está sozinho, fixe os seus olhos no alvo, Jesus. Confesse os seus pecados. Peça a ele determinação para segui-lo, não importa o preço a ser pago, pois o maior preço já foi pago por Cristo.

Façamos como os homens de fé, abraçando a promessa que Jesus nos fez, e corramos com perseverança a corrida que nos foi proposta, para que no dia do Senhor recebamos a coroa da vida, a qual o Senhor nos prometeu aos que aprenderem a amá-lo e guardar seus mandamentos no coração, obedecendo-o até o fim.

Se sujeite ao Pai e receberá benefícios em sua vida, aqui e muito mais no porvir.

QUE DEUS NOS ABENÇOE EM NOME DE CRISTO. AMÉM.