fbpx

O Aplauso Que Vem do Céu

O capítulo 39 de Gênesis é um dos meus favoritos, pois a fidelidade de José a Deus comove-me muito. No entanto, não somente a fidelidade de José para com Deus, mas também a do Senhor para com seu servo bom e fiel.

“Não há ninguém nesta casa que esteja acima de mim. Ele não me vedou nada, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” – Gênesis 39:9
“O Senhor, porém, estava com José, foi bondoso com ele e fez com que encontrasse favor aos olhos do carcereiro.” – Gênesis 39:21

A frase “O Senhor estava com José” repete-se 5 vezes neste capítulo (vs. 2, 3, 5, 21 e 23) e é uma demonstração de como Deus se alegra quando encontra uma pessoa que o adora simplesmente porque Ele é o seu Deus e esta adoração se reflete no dia a dia, em atitudes, nas decisões, no deixar de fazer algo ou decidir fazer algo com o desejo singelo de obedecer e agradar a Deus.

No primeiro versículo acima José deixa bem claro que, acima do respeito e provavelmente gratidão que tinha para com Potifar, seu senhor, o motivo principal dele se recusar a ir para a cama com a mulher dele é seu temor e fidelidade a Deus: “Cometerei eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?”, diz o jovem.

Hoje não é diferente. Deus está em busca de pessoas verdadeiramente convertidas ao seu Filho Jesus e esta conversão não se mostra principalmente quando estamos aos domingos reunidos com a igreja, mas no dia a dia, lá no trabalho, entre a família, com os amigos, nos estudos…

Costumo dizer que às vezes estou diante de uma tentação. Olho de um lado, olho para o outro, ninguém conhecido, provavelmente ninguém saberá. Mas olho para o alto e lembro do que diz 1 Pedro 3:12:

“Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam o mal.”

Daí penso: como posso cometer esse pecado (que às vezes atingiria pessoas), porém, em todo pecado, a pessoa mais atingida é o próprio Deus. E como eu pecaria contra aquele que me amou, enviou seu Filho para morrer pelos meus pecados e que há tantos anos tem sido comigo, fiel, bondoso, misericordioso e tão abençoador? Como eu desonraria e desobedeceria ao Deus cujos mandamentos são feitos exatamente objetivo a minha felicidade tanto aqui na terra como principalmente no céu?

Daí decido não cometer aquele pecado que estou sendo tentado e imagino lá no céu o meu Pai celestial abrindo um sorriso, como fez com Noé, Daniel, Jó e tantos outros heróis da fé. Ele olha para o seu filho Jesus à sua direita e diz: “veja o Valdir, meu servo bom e fiel, que se desvia do mal exatamente pelo amor que tem por nós”.

Não há aprovação maior do que esta, não há aplauso mais importante que este, ser elogiado por Deus, nosso Amado Pai celestial.