fbpx

QUEM É O CRISTÃO AQUI? – O EVANGELHO DE LUCAS

“Façam aos outros o mesmo que vocês querem que eles façam a vocês. Se vocês amam aqueles que os amam, que recompensa terão? Porque até os pecadores amam aqueles que os amam. Se fizerem o bem aos que lhes fazem o bem, que recompensa terão? Até os pecadores fazem isso.” – Lucas 6:31-33

“Quem é o cristão na história?”, é a pergunta que precisamos fazer nos nossos relacionamentos, especialmente em qualquer crise.

O Senhor Jesus aqui começa citando a chamada “regra de ouro”, que já era conhecida na forma negativa: “não façam aos outros o que você não quer que façam com você”. Que já era revolucionária.

Imagine, então, na forma positiva: “façam aos outros o mesmo que vocês querem que eles façam a vocês”. Essa regra de Jesus, que chamo de princípio de vida, quando aplicada é mais do que revolucionária. Pena que hoje é tão pouco aplicada, até mesmo entre aqueles que se declaram seguidores do Senhor.

Quantas vezes eu já ouvi” ‘sou uma pessoa boa, mas não pise no meu calo que viro bicho”. Jesus diria a alguém assim: “você é normal, como qualquer pessoa, até mesmo a pior pessoa, que faz o bem àqueles que ama, mas não leva desaforo para casa com os seus desafetos”.

Por isso, chamo hoje para essa reflexão: lá no trabalho todos ou quase todos fazem “corpo mole”, mas, quem é o discípulo de Cristo lá? Em casa é uma gritaria e falta de respeito, mas, quem é o cristão? Às vezes, apenas eu e você que está lendo essas reflexões.

Haverá muitas situações em que naquele grupo seremos os únicos representantes de Jesus. Faremos igual os outros, teremos o mesmo comportamento e atitude ou mostraremos, através de nossas atitudes, que seguimos a Cristo?

E mesmo entre seguidores de Jesus, a pergunta pode ser: “quem é o mais maduro aqui, que tem mais anos de estrada seguindo os passos de Jesus?

“Porque para isto mesmo vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam os seus passos.” – 1 Pedro 2:21

Às vezes marido e mulher são discípulos do Senhor. Mas o marido é recém-convertido e a mulher tem anos de vida cristã. Logo, a responsabilidade por dar o “tom espiritual” em casa é dela. Podem pais e filhos serem convertidos, mas os pais acabaram de ser ganhos para Cristo. Logo o “clima de espiritualidade” em casa cabe aos filhos. 

O maior exemplo de maturidade espiritual é não devolver na mesma moeda, pensar antes de responder, às vezes manter-se calado ou devolver ofensa com bênção.

Desta maneira não seremos apenas filhos de Deus, mas agiremos como tais:

“Vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Altíssimo. Pois ele é bondoso até para os ingratos e maus.” – Lucas 6:35b

Vamos viver mais este dia seguindo os passos de nosso Mestre?